ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 17 de maio de 2005

AGORA, AS MEXIDAS NO PLANTEL

Nelo Vingada vai ficar mais um ano, o que significa que as condições que impôs para a sua continuidade foram aceites pela direcção da Académica. Nesta altura, depois de se atingir o objectivo da manutenção e de se ter renovado o contrato com o treinador, é tempo de se começar a estruturar o plantel para atacar a próxima época na máxima força.
Como é sabido, Vingada pretende um grupo de vinte e três jogadores (já com os três guarda-redes incluídos), bastante mais pequeno do que o plantel actual, que é composto por vinte e nove. Nestas circunstâncias, é óbvio que terão de sair atletas e também terão de vir para Coimbra alguns jogadores de categoria, de maneira a aumentar a qualidade do grupo, meta decisiva para Nelo Vingada.

Na edição de hoje do jornal "O Jogo" faz-se uma análise das possíveis saídas e entradas em cada um dos sectores do plantel, de que irei fazer um resumo:

GUARDA-REDES:
É público que Pedro Roma renovou há poucos dias o vínculo contratual que o liga à Briosa por mais dois anos, não havendo grandes dúvidas que será dele a baliza na próxima época. O espanhol Dani ainda tem contrato com a Académica e Nelo Vingada conta com ele, mas o atleta não estará muito satisfeito com a sua diminuta utilização facto que, aliado ao mercado que tem no seu país natal, pode fazer com que a sua saída seja um facto incontornável. Pedro Gomes termina agora o seu contrato e não parece haver grande interesse na sua renovação por parte de Vingada. Poderá ir jogar para o Marialvas, que conseguiu a promoção à terceira divisão nacional. Assim, só sobra Pedro Roma, havendo mais dois lugares em aberto. Deverão ser preenchidos pelo júnior João Barroca e por Eduardo, que foi emprestado ao Sporting de Pombal, não se vislumbrando nenhuma contratação para esta posição.

DEFESAS:
Uma das imposições de Nelo Vingada para ficar em Coimbra, terá sido a continuidade de Zé Castro e de Zé António na próxima época. Se, para o primeiro não parece haver grandes dificulades para atingir esse desiderato, apesar de haver muitos clubes interessados no seu concurso, já para Zé António as coisas não serão assim tão simples, uma vez que o seu contrato termina no final da época e há muitas propostas para o central. Belenenses e Braga, de Portugal e o Sevilha, de Espanha terão sido os clubes que demonstratarm interesse em ter o jogador nas suas fileiras. Apesar disto, não será totalmente impossível a sua continuidade, pelo que a direcção já lhe dirigiu uma proposta. Quanto a Danilo é certo que fará parte da estrutura da Briosa para o próximo ano. Precavendo o facto de Zé António poder rumar a outras paragens, em carteira para a posição de defesa central estarão Hugo Alcântara e Michel Van der Gaag, atletas que já mostraram toda a sua categoria nas sua participações na Superliga.
Nas laterais da defesa, é facto consumado que Nuno Luís irá fazer mais uma temporada com a camisola da Briosa mas Nelo Vingada tem como prioridade o reforço desta posição com mais um elemento. Neste sentido, o estorilista Rui Duarte e o navalista Carlitos são elementos que agradam a Vingada. No flanco oposto da defesa, já se iniciaram as conversações com o Vicenza para o prolongamento do empréstimo de Vasco Faísca que, apesar de ser central de raíz, foi adaptado a lateral esquerdo por Vingada, com bons resultados. Se as negociações com o clube italiano forem bens sucedidas, o professor pretende apenas mais um elemento para a lateral esquerda da defesa, sendo os nomes de Ezequias e de Alhandra os que mais agradam ao treinador. Fredy e Pedro Henriques não fazem parte dos planos de Nelo Vingada, no entanto, o primeira ainda tem contrato com a Académica, pelo que a sua saída pode não ser fácil. Quanto a Lira, parece que o treinador ainda não terá decidido o que fará, o que se pode compreender, uma vez que este jogador tanto pode ser defesa, como actuar mais no lado esquerdo do meio campo, revelando assim a sua polivalência, que é uma característica importantíssima num plantel relativamente pequeno.

MÉDIOS:
Roberto Brum, pedra angular da fabulosa recuperação da Briosa, é um dos elementos fundamentais para o grupo da próxima época. No entanto, não se poderá considerar totalmente decidida a sua continuidade, uma vez que as suas exibições terão aguçado o apetite de vários clubes, pelo que as propostas poderão chegar a Coimbra a qualquer momento. Mesmo assim, será mais provável a continuidade da "parede" pois, mesmo que as propostas para a sua transferência apareçam, todos conhecemos a personalidade muito própria de Brum que sempre disse que se sente muito bem em Coimbra. Nelo Vingada pretende também a continuidade de Hugo Leal pelo que a direcção já terá iniciado as negociações com o FC Porto para o prolongamento do empréstimo, questão que poderá resolver-se da melhor maneira para a Briosa. O treinador também pretendia continuar a trabalhar com Tixier mas parece que o francês pretende regressar à pátria, sendo os nomes de Sochaux e Nice os mais falados. Também Rodolfo e Ricardo Fernandes deixarão o clube, porque Vingada não conta com eles. Para Dionattan, Paulo Adriano, Nuno Piloto, Vítor Vinha e talvez Andrade o futuro passa pela Académica. O caso de Rafael Gaúcho ainda não está decidido. Vingada terá pensado em dispensá-lo, mas o facto de o jogador ainda ter contrato com a Briosa poderá pesar para que o treinador tome a decisão contrária. Com este cenário montado para o meio campo, Nelo Vingada pretenderá a contratação de, pelo menos, três atletas que combinem as tarefas defensivas e ofensivas necessárias naquela zona do terreno de jogo. Os nomes na agenda do professor serão Beto e Rui Lima, do Beira-Mar e Livramento, do Santa Clara.

AVANÇADOS:
Durante toda a temporada que agora termina, o lado esquerdo do ataque sempre foi uma grande lacuna do grupo de trabalho academista, tendo Nelo Vingada optado por colocar Dário nessa posição face à falta de outras opções. Kenedy, que pode fazer essa posição, não faz parte dos planos do treinador para o futuro, devendo sair no final do contrato. Nestas circunstâncias, será absolutamente necessário a contratação de, pelo menos, um jogador para este lugar, acrescentando esse à possibilidade Rui Lima, que é esquerdino e joga sempre em zonas avançadas do terreno. O lado direito do ataque não será motivo para as dores de cabeça de Vingada pois Luciano e Sarmento serão os homens para essa posição. Faltam os pontas de lança. Dário está emprestado pelo Al-Jazira, do Dubai, só podendo continuar em Coimbra se os árabes estiverem de acordo, sendo certo que nada está decidido nesse sentido. Joeano e Delmer não convenceram o treinador, pelo que deverão ser emprestados. Marcel, apesar de cobiçado por muitos emblemas, quer portugueses, quer estrangeiros, estará praticamente certo na Académica para a temporada de 2005/2006. Mesmo que Dário se mantenha na Briosa, é necessária a contratação de, no mínimo, mais um elemento para a zona central do ataque, mas ainda não há nomes que tenham sido ventilados.

Sem comentários: