ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

sexta-feira, 5 de março de 2010

PEDRO ROMA É O JOGADOR DA DÉCADA


Os leitores do nosso blogue não tiveram dúvidas e elegeram como o jogador mais brioso da década de 2000, com 103 votos, que correspondem a 41% dos 247 votos inscritos:



PEDRO ROMA


Pedro Roma já é um histórico da Académica. É o jogador da década e, se tivesse havido uma votação semelhante relativa à década anterior, também seria um sério candidato à vitória, uma vez que esta lenda viva da Briosa veio para Coimbra em 1990. Pedro Miguel da Mota Roma, nasceu em Pombal a 13 de Agosto de 1970. Começou a sua carreira na Naval mas apenas aí permaneceu uma época. Logo em 1990 ingressa na Académica. As suas qualidades depressa despertam a cobiça de outros emblemas e em 1992 vai para o Benfica, clube onde nunca se conseguiu fixar. Foi emprestado ao Gil Vicente em 1993/1994, à Académica na temporada seguinte e ao Famalicão em 1995/1996. No final desta época regressa à sua Académica e começa aqui, verdadeiramente, o cimentar de Pedro Roma como um jogador da casa, como uma referência para qualquer atleta que chegasse de novo à Académica e como o "dono" da baliza dos estudantes.


Pedro Roma permanece 5 anos ininterruptos na Briosa. Na temporada de 2001/2002 é emprestado ao Sporting de Braga, mas logo no ano seguinte instala-se de novo em sua casa e aqui permanece até hoje. O mítico guarda-redes tem mais de 300 partidas com o losango ao peito, muitas delas também envergando a braçadeira de capitão. Tem muitas exibições memoráveis e fez uma carreira de excelência. O futebol português nunca lhe fez justiça, não tem nenhuma internacionalização pela selecção principal.

Parabéns ao Pedro! Está naquele grupo muito restrito de atletas da Académica cujo nome vai ficar gravado para sempre na histórica da nossa Instituição!

Sem comentários: