ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

ACADÉMICA=OAF



Muitos adeptos de futebol de Coimbra e da Universidade de Coimbra foram impingidos a apoiar as equipas de Lisboa ou do Porto. As suas opções não foram de autoria própria, mas apenas influências de terceiros. Como tal, não encontram verdadeiros motivos para justificar a escolha que pensam ter sido sua. O que fazem é, após terem sido impingidos e já serem adeptos efectivos desse clube Estarola, tentar justificar o porquê de o serem.
As justificações inventadas à posteriori são imensas, mas a verdade evidente de serem "porque os outros lhes disseram para ser", essa nunca conseguem admitir.

Em sentido contrário, quando tentam justificar o porquê de não serem da Académica de Coimbra, a resposta poderia ser "porque ninguém lhes impingiu a ser"...até porque só lhes deram a 'escolher' de entre um lote de 3 clubes, onde não está a Académica...
Mas o pior, é que à falta de desculpa para não apoiar a lendária Briosa que representa tão honrosamente há 3 séculos a cidade de Coimbra e sua Academia, é comum vê-los inventar que a verdadeira Académica está a jogar na distrital, e por isso preferem apoiar as equipas de Lisboa e Porto.
Isso é de tal forma absurdo que é preciso alertar esses incautos que essa Secção de Futebol que referem foi apenas criada em 1977, e teve como único objectivo permitir a alguns estudantes jogar futebol simplesmente recreativo, exclusivamente na distrital de Coimbra, em paralelo com a verdadeira Académica, seja denominada CAC ou OAF, que mesmo contra o cancro estarola no seu seio, nunca deixou de existir desde 1887.

Aqui fica um pouco de história:

Artigo 1.°
(Denominação)
1.
A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, adiante designada AAC-OAF, que remonta a 3 de Novembro de 1887, data da criação da Associação Académica de Coimbra, é, desportivamente, a sucessora legítima e legal da extinta Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra que, por deliberação de 10 de Junho de 1974 da Assembleia Geral dos Sócios, foi transformada no Clube Académico de Coimbra (CAC).
2.
A actual designação, AAC-OAF, foi adoptada por iniciativa conjunta da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra e da Direcção do Clube Académico de Coimbra, tendo sido aprovada em Direcção-Geral da AAC e em Assembleia Geral do CAC, em 1984.
3.
A AAC-OAF é também conhecida por Briosa.