ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

ASSISTÊNCIAS: ACADÉMICA / PT

Aqui se apresenta um comparativo entre as assistências da Liga Portuguesa de futebol e algumas Ligas Europeias. São encontradas algumas justificações para as fracas assistências da Liga Zon Sagres.


A variável estatística "Média" (Média total) tem frequentemente o seu significado distorcido pela existência de valores desproporcionados devido a fatores extremos e pontuais. Isso acontece em jogos afetados negativamente por má meteorologia ou positivamente por borlas ou visitas de equipas Estarolas (equipas que levam um valor anormal de pessoas ao estádio, os quais não são adeptos mas apenas membros de rebanhos).
A variável "Mediana" contorna o ponto fraco da Média ao desprezar os valores extremos da amostra, isto é, representando apenas o valor no centro da amostra ordenada. Isto significa que os valores extremos das assistências não são considerados, sendo obtido o valor em que metade dos jogos tiveram uma assistência inferior (e a outra metade superior).
Outra variável alternativa aqui usada é a "Média sem os 3 Estarolas". Esta representa o valor médio de assistências dos 12 jogos em que não participam Sport Lisboa, Sp. Lisboa e Fc.Porto.


ANÁLISE DE ASSISTÊNCIAS DA ACADÉMICA DE COIMBRA


ANÁLISE DE ASSISTÊNCIAS DA LIGA ZON SAGRES

Toda a informação sobre as assistências da Académica de Coimbra e de toda a Liga Zon Sagres na época 2012/13 podem ser consultadas no seguinte link, também acessível pelo cabeçalho do nosso blogue Académica Sempre:




ANÁLISE DE ASSISTÊNCIAS DA LIGA SAGRES COMPARADAS COM EUROPA

A comparação com a Europa, nas épocas 2009/10 e 2010/11 (fonte):
(clique na imagem para ampliar)

A imprensa costuma anunciar as assistências do Futebol em Portugal como no Top 10 da Europa, o que é pura ilusão. A realidade é um vergonhoso 18º lugar, atrás das 2ªs Ligas dos 5 principais países.
Apenas a Noruega e Suécia têm valores de Médias inferiores a Portugal, mas em todos os campeonatos apresentados na tabela os valores das Medianas são superiores.

Em todas estas Ligas na Europa há sempre muito mais do que 7 mil espetadores em metade dos estádios, sendo por isso as assistências bem distribuídas por todos os jogos. Em Portugal metade dos estádios estão abaixo dos 4 mil, chegando em alguns jogos a poucas centenas de espetadores. São muito raros os estádios com bastantes adeptos, que servem para subir a média mas não podem omitir o que acontece nos restantes 80% dos jogos.
A discrepância entre Média e Mediana é apenas extremamente acentuada em Portugal. Esta tem origem na discrepância de 95% de adeptos apoiarem apenas 3 equipas de 2 cidades, que não acontece em mais nenhum país civilizado da Europa.

Nota: os valores das Medianas para Portugal não coincidem com a secção anterior porque aqui foram calculados entre as médias das 16 equipas em vez do total de 240 jogos.



PORQUE É QUE AS ASSISTÊNCIAS SÃO BAIXAS E ESTÃO A DESCER?

- Jogos em péssimos horários! ?
R: Mentira! Só em algumas semanas houve jogos à 2ª feira, e este era 1 dos 8 jogos da jornada. Os resultados aqui apresentados dizem que pelo menos 4 dos 8 jogos da jornada tinham estas assistências. Além disso, os estádios mais vazios são das equipas que nem têm transmissão televisiva e jogam-se ao Domingo as 16h.

- Transmissões televisivas! ?
R: Mentira! Os jogos que dão na TV são aqueles que já têm mais assistências. A Mediana representa a metade dos estádios que estão vazios e nem têm transmissão televisiva.

- Preços dos bilhetes muito elevados! ?
R: Mentira! Só diz que os bilhetes são caros quem só quer ir ver O Único jogo onde esses bilhetes são caros. E 1 jogo não influencia os restantes jogos com estádios vazios. É que a realidade na maioria das equipas já são bilhetes à borla jornada após jornada.

- Demasiadas equipas, devia-se reduzir para 12! ?
R: Mentira! Reduzindo para 12 equipas, calculando o valor da Mediana na presente temporada o resultado seria de apenas 3805 espectadores. Isto porque só 5 equipas têm Medianas acima de 4 mil espectadores.

 - Pouca população! ?
R: Mentira! Portugal 10 M, Bélgica 10 M, Suécia 9 M, Suiça 8 M, Noruega 4 M, Escócia 5 M... Não é por aí...

- Então, será que é por causa dos 3 Estarolas! ?
R: É estúpido mas é Verdade! A massificação dos 3 estarolas começou há 50 anos, mas ainda nos dias de hoje consegue intensificar-se ano após ano. Só o V.Guimarães e Sp.Braga conseguiram contrariar essa lavagem cerebral feita pela imprensa de Lisboa e Porto, e apenas eles conseguem Medianas superiores a 4mil espectadores. Se o mesmo acontecesse nas outras cidades, os resultados seriam completamente diferentes.
Quanto à Académica, após 8 anos consecutivos na Primeira Liga sem feitos notáveis, vários adeptos têm deixado de marcar presença no estádio. Mas quais são esses adeptos? Mais uma vez, os adeptos dos 3 estarolas (que apenas simpatizam com a Briosa)! A verdade é que os cerca de 2500 adeptos 100% Briosa, os mesmo que estiveram presentes no Académica vs Nacional de 2009/10 enquanto decorria o Porto vs Sport Lisboa... esses nunca deixam de marcar presença.

A causa é, como referi, a massificação dos 3 estarolas.
Com isto só há 1 estádio cheio, que até pode esconder a verdade fornecendo uma Média superior (apenas!) à Noruega ou Suécia... Mas os 80% de estádios vazios não enganam!


Estes resultados são bons para os milhões de portugueses que sonham em ser 10 milhões e ganhar todos os jogos por 5-0 a clubes com 0 adeptos e, de preferência, só com 10 em campo.



Para confirmar que é falso o mito que as assistências são baixas porque os jogos são a más horas, são caros, ou dão na TV, aqui vamos mostrar o caso da Académica na época 2010/11.

Basta olhar para o seguinte quadro:

As 3 piores assistências foram em jogos realizados ao Domingo. Entre estas, as 2 piores assistências foram em jogos que não deram na TV. Todos os jogos que não deram na TV estão na metade dos jogos com menos adeptos. Essa metade dos jogos com menor assistência teve promoções através da Mancha Negra com bilhetes que variaram entre 1€ e 5€. Os 9! jogos de entradas gratuitas para sócios estão dentro das 11 piores assistências.
De forma inversa mas tendo o mesmo significado, metade dos jogos com maiores assistências deram na TV. A segunda maior assistência teve inclusive transmissão em canal aberto. Só 2 jogos realizados ao Domingo estão na primeira metade da tabela. Os 3 jogos com maiores assistências foram os mais caros e sem promoções.
A tabela mostra exatamente o inverso do que o mito anuncia.

Nota também para as borlas que tiveram um impacto mínimo. Em particular, os 4 jogos com entrada totalmente gratuita para Estudantes ficaram no meio da tabela. Mesmo adicionando bilhetes grátis para Acompanhantes de sócios, os valores de assistências obtidos foram menos de metade relativamente aos jogos de maior assistência, os quais eram sem promoções, na TV, e com preço elevado.



E SE A BRIOSA JOGASSE EM INGLATERRA?

Termino com um artigo interessante inglês, sobre uma sondagem aos adeptos, no país onde os estádios estão sempre cheios (todos cheios, não é 1 por jornada...):


Local Pride é o motivo número 1 da escolha do seu clube, atingindo quase 50% das escolhas.

Coimbra, com a Universidade de Coimbra e a Académica de Coimbra, teria mais do que motivos suficientes para um Local Pride indiscutível.
Se em Coimbra, com 150.000 habitantes, 50% das pessoas tivessem o orgulho de apoiar o clube local, esses 75.000 adeptos resultantes dariam resultados bem diferentes nas assistências do que os actuais 3.000 (2%).
Mas isto é Portugal...


I rest my case