ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

1ª Análise: AAC - 1 Naval - 2

É com enorme desilusão que analiso aqui o 1º jogo que vi da nossa Briosa esta época. Para começar quero realçar que nenhum esquema táctico resulta se não houver empenho e dedicação por parte dos jogadores, e, no jogo de domingo, isso não existiu na Briosa. Os jogadores não apoiavam o companheiro, não existiam movimentações ofensivas de ruptura, não existiu a procura do espaço, e, mais grave, não existiu garra e determinação para ganhar a bola. Vi inúmeras vezes os jogadores da nossa Académica completamente parados em campo, sem objectivo, sem alegria e paixão para jogar futebol.
Especificamente em termos tácticos, a Briosa apresentou uma linha de 4 defesas; 3 médios, dois mais defensivos (Brum e Alexandre) e um a supostamente a construir jogo (Filipe Teixeira); e 3 avançados (“pipa” Estevez na direita, Hélder Barbosa na esquerda e Gelson a ponta de lança).

Quero dizer que só tinha visto equipas defenderem tão mal assim nas divisões inferiores!
Os laterais são demasiado maus para jogar numa 1ª divisão, especialmente Nuno Piloto, que além de não se saber posicionar perde todos os lances no um para um, pouca velocidade, pouco ou nenhum apoio no ataque. Quanto ao Lino, o mesmo que Piloto, mas melhor a atacar, embora por vezes sem objectivo. As laterais não existiam, e a Naval aproveitou e muito bem. Os centrais, meu Deus! Medeiros mais na marcação a Nei e Danilo mais solto..mas nenhuma vez existiu uma antecipação, algo tão essencial no futebol. O Nei recebia sempre a bola sem oposição, medeiros dava-lhe sempre mais de 2 metros de espaço. Para jogar “à bola” também tem que se ser inteligente para saber ler o jogo e antecipar as jogadas, os defesas da Briosa nunca o fizeram.. Danilo foi o menos mau, mas demasiado lento para os avançados da Naval.. Pedro Roma na Baliza, mais não podia fazer, defendeu o que podia.
A Naval com movimentações em diagonal quando saía para o ataque quebrava completamente a defesa da briosa, baralhando por completo as marcações e criando inúmeros espaços, e porquê?
A culpa não é só da defesa! O meio campo..ai ai..o que era aquilo!? Correr para trás cansa..pois é, mas ao não se acompanhar as movimentações dos médios da Naval, eles apareciam sempre sozinhos em cima dos defesas da Briosa e a criar ainda mais desequilíbrios. Brum, o menos mau na 1ª parte, ainda tentou levar a bola para a frente, mas...jogava sozinho, que foi outro grande problema na Briosa. Não existiu nunca acompanhamento ao homem que tinha a posse de bola, nunca existiram apoios, raramente se procurou o espaço vazio! Alexandre péssimo..limitou-se a destruir algumas jogadas da Naval. Filipe Teixeira quase nunca esteve em jogo. E depois o meio campo tem de defender, recuperar bolas, apoiar o ataque…enfim…demasiado mau!
No ataque…cheguei a perguntar a mim próprio se o Hélder Barbosa estava a jogar…só na 2ª parte apareceu, raramente. Este jogador tem que saber que também tem de defender, houve momentos em que ele estava completamente parado em campo a ver jogar…incrível.. Estevez é realmente muito bom tecnicamente, mas só aguentou 60 minutos, a perda de bola que resulta no 1º golo da Naval não é aceitável num profissional! Gelson, lutou, transpirou, enfim, efectivamente, e a par de Roma, o único jogador que não merecia perder!
Outro aspecto curioso, a Académica teve o dobro dos cantos da Naval (10 contra 5), mas não vi um único lance “estudado”, os cantos era sempre bola para a área e alguém que saltasse..ao contrário, a naval nos 5 cantos que vi, todos tinham objectivo, entrada ao 1º poste, ruptura no na zona de”penalty” para a entrada de um 2º jogador, e criaram muito perigo..
Ainda a realçar o facto de os jogadores da nossa Briosa se arrastarem no campo, estarem quase sempre parados, enquanto os da Naval corriam, e muito…

Em conclusão, não existem vitórias sem esforço, suor, garra e determinação. É preciso querer VENCER mais que o adversário! E isso faltou à Briosa, faltou isso e faltou outra coisa: Ser uma EQUIPA!
O Prof. Machado tem muito trabalho pela frente, mas para começar que tal rever o aspecto físico da equipa?

PL´ACADÈMICA, SEMPRE!

Sem comentários: