ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

DO MAL, O MENOS

Esta frase terá ficado no pensamento dos sócios e adeptos da Briosa que assistiram ao jogo desta tarde, frente à União de Leiria. O professor Manuel Machado decidiu optar por uma táctica poucas vezes por ele utilizada: o 442 losango; com Lito a ser o vértice mais avançado do Losango tendo logo atrás Cris (mais descaído para a esquerda) e Tiero (mais para a direita), sendo Paulo Sérgio o homem mais atrasado do miolo do terreno estudantil. A equipa escalada por Manuel Machado foi a seguinte: Pedro Roma; Sarmento, Káká, Litos e Vítor Vinha; Paulo Sérgio, Cris, Tiero e Lito; Joeano e Gyano. Desta escolha salta à vista o facto de a defesa ser a mesma da época passada; a mesma que tão más prestações teve. Porque é que continuamos a jogar com os dois piores laterais da liga? Pelo que vi, Pablo Castro é muito melhor que Vinha! Por outro lado, Berger é muito melhor que Litos! Porque é que o treinador opta por uma táctica em que limita desde logo um dos melhores jogadores do plantel? Lito a jogar no centro do terreno não lembra a ninguém (excepto ao professor Machado)! Salta à vista que esta equipa rende melhor em 433, com dois extremos bem abertos nas alas (este ano temos jogadores para isso) e com o meio campo constituído por P. Sérgio, Cris e Tiero (ou, eventualmente, Peralta)!

Falando no jogo propriamente dito, a Académica entrou mal. Lito não se adaptou à posição, Vinha perdia todos os lances para N´Gal, fazendo com que a defesa se intranquilizasse cada vez mais. O Leiria não tinha grandes problemas em controlar a partida, situação que se agravou ainda mais com a expulsão de Litos aos 28 minutos em virtude de uma falta duríssima sobre Cadú. O "cabeça de pila" Jorge Sousa voltou a fazer das suas logo a seguir ao não expulsar o central leiriense Hugo Costa depois de outra falta duríssima sobre Lito. Entendimentos... Depois da expulsão, Manuel Machado decide retirar Gyano para a entrada de Berger (que devia estar a jogar desde o início). A Académica continuava a não conseguir impor-se e apenas fez um remate relativamente perigoso por intermédio de Tiero. Chega-se ao intervalo com uma exibição confrangedora da Briosa. Sarmento não é jogador de futebol; mesmo sem adversários pela frente nunca vai à linha de fundo para centrar, opta por mandar a bola para a área adversária a meio do terreno, sempre mal! Vítor Vinha não é lateral e está em péssima forma! Lito nunca conseguiu entrar verdadeiramente na partida! Joeano andou perdido!

A segunda parte começa com o golo do Leiria. Mais uma vez Vítor Vinha perda a bola para N´Gal, este entra na área e oferece o golo a João Paulo. O espectro de mais uma derrota pairava cada vez com mais força sobre os adeptos da Briosa. Manuel Machado decide então retirar Vinha (lesionado) e lança Hélder Barbosa. Com dois extremos no apoio ao avançado a equipa começou finalmente a criar algumas jogadas com princípio, meio e fim. Lito renasce para o jogo e cria dois lances de perigo para a baliza leiriense. Agora que o flanco esquerdo da defensiva academista estava finalmente bem guardado (Cris foi o melhor jogador em campo, quer a jogar no meio do terreno, quer na lateral esquerda), apesar da entrada do rapidíssimo Sougou, a Académica foi para cima do Leiria e na sequência da marcação de um canto, Berger dá um toque de cabeça ao primeiro poste e Hugo Costa corta a bola com a mão: penalti e expulsão do central por acumulação de amarelos (devia ter sido expulso logo a seguir a Litos). Joeano não perdoa e faz o empate. Nesta altura parecia que podíamos conseguir a vitória. Havia mais confiança e garra nos jogadores. O problema foi que fisicamente já ninguém se encontrava em boas condições, o que inviabilizou o pressing final.

Tendo em conta o que se passou na partida, não se pode considerar um mau resultado este empate. Depois do jogo posso afirmar que Cris, Lito e Berger são mesmo reforços; que Litos tem de sair da equipa; que temos de jogar com defesas laterais e não com pseudo-jogadores de futebol; e que o treinador da Académica tem de parar IMEDIATAMENTE com as invenções e pôr a equipa a jogar futebol!

Sem comentários: