ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

domingo, 17 de maio de 2009

Académica 3 - Naval 1

No último jogo da época no Estádio Cidade de Coimbra, a Académica venceu a Naval por 3-1. Começaram melhor os da Figueira, com Paulão a abrir o marcador ainda na primeira parte. Apesar da desvantagem, a Académica nunca se mostrou insegura. Domingos aposta tudo no ataque e coloca a nu as debilidades da Naval – 3 golos da Académica em cerca de 10 minutos mudam completamente a história do jogo. De realçar que ambas as equipas têm motivos para celebrar – a Académica sobe para o 7º lugar na tabela classificativa e fica em condições de alcançar o 6º na última jornada; a Naval faz a festa da manutenção, devido à derrota do Trofense. Teremos assim, novamente, 2 equipas do distrito de Coimbra a disputar a Liga na época 2009/2010. Parabéns Académica! Parabéns Naval!
A Académica começou o jogo no habitual 4-3-3, com: Pedro Roma na baliza; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa a formarem o quarteto defensivo; Nuno Piloto (mais recuado), Tiero e Cris no meio-campo; e Lito, Miguel Pedro e Sougou a formarem um trio atacante bastante móvel.
Na primeira parte, as equipas estavam bastante “encaixadas”. A Académica tinha maior domínio e chegava mais frequentemente à área da Naval. No entanto, a Naval dominava “nas alturas” e trazia muito perigo à baliza de Pedro Roma nos cantos e livres. Foi na sequência de um destes lances que a turma da Figueira inaugurou o marcador. O inevitável Paulão ganha de cabeça no centro da área da Briosa, Pedro Roma desvia para a frente, e o jogador da Naval faz a recarga certeira. Até ao intervalo, nada mais a registar, a não ser a aparente tranquilidade/segurança dos jogadores da Briosa, que não “sentiram” o golo sofrido.
A segunda parte começa com a entrada de Saleiro para o lugar de Tiero (mexido, mas infeliz no remate). A Briosa continua a procurar o golo, mas a defesa contrária, muito bem liderada por Paulão, vai anulando as investidas. Com a entrada de Éder para o lugar de Miguel Pedro (também ele muito esforçado mas pouco eficaz), a Académica passa a actuar num 4-2-4, com dois pontas de lança altos e dois extremos muito rápidos. Foi o mote para a reviravolta no marcador. A Briosa, através de Éder, começa a ganhar bolas de cabeça na área da Naval. A primeira sai ao lado, a segunda vai às redes! 1-1 no marcador e primeiro golo de Éder no campeonato (tão merecido golo!). Pouco depois, Éder assiste Sougou, que bate Peiser num remate cruzado. A cambalhota materializa-se (2-1). Os jogadores da Naval ficam completamente desorientados. Cada jogada da Briosa leva pânico à baliza dos navalistas. Sem surpresa, Sougou entra pela direita e centra para o meio da área, onde aparece Saleiro a facturar com um remate de primeira, à meia-volta. Foi a cereja em cima do bolo! Um golo de belo efeito, para uma vitória emociante da Briosa. A registar ainda a substituição de Pedro Costa por Hélder Cabral.
Para a semana há mais. Vamos a Guimarães, já com a certeza de ficarmos à frente deles. ;-)

Saudações académicas!

Sem comentários: