ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LIGEIRA SUBIDA DE ASSISTÊNCIAS NO ECC / LOCAL PRIDE

Decorrido 1/3 dos jogos em casa da Académica de Coimbra nesta temporada, é uma boa altura para analisar as ‘médias’ de assistências.

Mais uma vez, o valor da 'média' será substituído por MEDIANA, pois este é o valor que pode e deve ser usado em qualquer altura do campeonato, uma vez que elimina as variações dos valores de assistências originadas por factores extremos como um dia de mau tempo ou a visita de um Estarola. A MEDIANA diz por isso a verdade sobre as assistências, dando o valor no meio dos dados ordenados, o que indica que metade dos jogos tiveram valores inferiores e a outra metade superiores.

O estudo da comparação de assistências da Académica em Portugal e de Portugal na Europa, para as épocas anteriores já foi feito, e está guardado para consulta no cabeçalho do nosso blogue, ou através deste link:
http://academicasempre.blogspot.com/p/assistencias-da-academica-em-portugal-e.html

Aqui ficam os valores para esta época:

(clique para ampliar)

Vê-se que há uma ligeira melhoria até ao momento nesta temporada em relação à passada, com uma subida de 3.152 para 3.351. Além disso nenhum jogo esteve abaixo dos 3.000 espectadores.
As subidas nos jogos de Guimarães e Porto são irrelevantes pois dizem respeito a adeptos que não são da Académica, os quais não importa estarem no estádio. Este facto salienta a relevância da Mediana que automaticamente despreza esses valores.
No entanto note-se que já houve 2 jogos de algumas 'borlas' (Naval e Nacional), e o valor da mediana encontra-se neste momento precisamente no Nacional que foi afectado por esse factor.

Quando comparando com há 2 e 3 épocas atrás, o valor actual da Mediana confirma uma descida. Se recuarmos mais longe, recordando os habituais 7.000 espectadores que costumavam estar no ECC, e dado que os preços dos bilhetes até desceram e a crise não é desculpa para os 40€ anuais de bilhete de época, podemos supor outros motivos:
- Muitos saíram de Coimbra e os que os substituíram não ligam à Académica;
- Muitos eram de 2 clubes há alguns anos e a sua desistência no apoio à Académica mostrou aquilo que muitos dizem não ser possível: passar a apoiar só 1 clube! Porém, esse clube que escolheram não foi a Académica, pois a propaganda grátis da imprensa em prol do outro clube (Estarola) é esmagadoramente superior à propaganda remunerada em prol da Académica.



Termino com um artigo interessante inglês, sobre uma sondagem aos adeptos, no país onde os estádios estão sempre cheios (todos cheios, não é 1 por jornada...):


Local Pride é o motivo número 1 da escolha do seu clube, atingindo quase 50% das escolhas.

Coimbra, com a Universidade de Coimbra e a Académica de Coimbra, teria mais do que motivos suficientes para um Local Pride indiscutível.
Se em Coimbra, com 150.000 habitantes, 50% das pessoas tivessem o orgulho de apoiar o clube local, esses 75.000 adeptos resultantes dariam resultados bem diferentes nas assistências do que os actuais 3.000 (2%).
Mas isto é Portugal...

13 comentários:

Pedro Simões disse...

Entrevista do Nuno Coelho, hoje no "Portimonense 1914".

http://portimonense1914.blogspot.com/2010/11/nuno-prata-coelho-falou-ao-portimonense.html

Saudações desportivas!

Filipe couceiro disse...

Quando tinhamos 7mil espectadores resultava da onda do Estádio novo e do euro 2004.

Como o estádio já não é novidade.......

Mas grande post.

João António disse...

obrigado. pois, será outro motivo para uma parte do afastamento... para a verificar seriam precisos dados sobre as assistências no antigo municipal e sérgio conceição!...

Mario jorge disse...

Boas! Gostei do teu post mas se nao é indiscriçao como te referes ao orgulho local se és da mealhada? saudaçoes

João António disse...

Caro MN85, ainda não consegui perceber qual é o teu problema.
Não sou da mealhada, sou de Seia. Mas se me queres encontrar vai simplesmente ao Estádio Cidade de Coimbra durante qualquer jogo da Académica.
Quanto ao orgulho local, aplica-se a quem está ligado a Coimbra sim. E seria o suficiente para o ECC ter o ambiente de qualquer estádio Inglês. Somando a isso os adeptos da Académica que o são não por Coimbra mas por seguirem os valores da Briosa, podiamos ser enormes. Muito diferente de ser 'grandes'...
Cumprimentos

... disse...

Queres comparar pessoas inteligentes, cultas e organizadas com os burros, desorganizados e aldrabões que são os portugueses?

Porque achas que caminhamos a passos largos para o regresso de uma ditadura a Portugal (desta vez a ditadura vai chamar-se FMI). Porque fundamentalmente nos países africanos e do sul da Europa anda tudo a ver se consegue aldrabar o próximo. Quem se safa são os espertos (o escarro do empresário do NDinga disse-o em directo na RTP sem que nada lhe tenha acontecido) não são os inteligentes. E se tiveres problemas com a justiça FOGE, porque a tua vida pode sempre ser trocado por uns bilhetes para o Porto-Manchester ...

XP disse...

A primeira razão para as fracas assistências são os débeis resultados dos últimos 30 anos. Reparem que a AAC viveu muito tempo, com boas assistências, á custa dos bons resultados dos anos 60.
Assim como o decréscimo do n.º de espectadores foi um processo lento, também a consequência dos bons resultados nas 2 últimas épocas, será uma lenta recuperação.

Também são factores de primordial importância os efeitos negativos das transmissões televisivas e as alternativas ao espectáculo futebolístico: internet, video jogos, televisão, cinema e concertos sendo estes 3 últimos de forma massificada, coisa que não existia dessa forma nos anos 60.

A direcção da AAC-OAF, se quiser alterar este rumo, terá que perceber quem é que hoje vai, e quem não vai, ao estádio (inquéritos). Só assim poderá implementar campanhas correctas visando o aumento de assistências, que não sejam as ineficazes borlas aos estudantes de capa e batina. Mesmo assim, na minha opinião, estamos a falar de incrementos de 20 a 30% no máximo, porque o restante vai sempre ser consequência de bons resultados desportivos

Estudante disse...

Essa pergunta responde-se com uma outra pergunta: Como pode ser Orgulho local se o estádio não fica no meu bairro/freguesia ?
Orgulho local = orgulho de onde estás inserido.
Por exemplo no mundial, sou de portugal e tenho orgulho, logo é orgulho local, na uefa sou dos portugueses, logo é orgulho local, na  ryder cup sou dos europeus, no jogo contra os marcianos sou a favor dos humanos e assim sucessivamente

João António disse...

e no campeonato galaxiano somos da via láctea! ;)

João António disse...

...e no campeonato galáctico... somos da Académica! 8-)

MN85 disse...

oh menino onde eu estrei nao te intereesa mas poderei estar atras de ti... falas-te para mim como nao podias agora vais ter de te arrepender... é assim a vida..estamos sempre a aprender nem que para isso tenhamos de levar um abre olhos..
Ass: trinca cabeças

João António disse...

lol

Pedro Santos disse...

"Falas-te"?!?!?!?!?!?! Pois, ó Mario Jorge, realmente é assim a vida......