ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ACADÉMICA = OAF

Muitos adeptos de futebol de Coimbra e da Universidade de Coimbra foram impingidos a apoiar as equipas de Lisboa ou do Porto. As suas opções não foram de autoria própria, mas apenas influências de terceiros. Como tal, não encontram verdadeiros motivos para justificar a escolha que pensam ter sido sua. O que fazem é, após terem sido impingidos e já serem adeptos efectivos desse clube estarola, tentar justificar o porquê de o serem.
As justificações inventadas à posteriori são imensas, mas a verdade evidente de serem "porque os outros lhes disseram para ser", essa nunca conseguem admitir.

Em sentido contrário, quando tentam justificar o porquê de não serem da Académica de Coimbra, a resposta poderia ser "porque ninguém lhes impingiu a ser"...até porque só lhes deram a 'escolher' de entre um lote de 3 clubes, onde não está a Académica...
Mas o pior, é que à falta de desculpa para não apoiar a lendária Briosa que representa tão honrosamente há 3 séculos a cidade de Coimbra e sua Academia, é comum vê-los inventar que a verdadeira Académica está a jogar na distrital, e por isso preferem apoiar as equipas de Lisboa e Porto.
Isso é de tal forma absurdo que é preciso alertar esses incautos que essa Secção de Futebol que referem foi apenas criada em 1977, e teve como único objectivo permitir a alguns estudantes jogar futebol simplesmente recreativo, exclusivamente na distrital de Coimbra, em paralelo com a verdadeira Académica, seja denominada CAC ou OAF, que mesmo contra o cancro estarola no seu seio, nunca deixou de existir desde 1887.

Aqui fica um pouco de história:

Artigo 1.°
(Denominação)
1.
A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, adiante designada AAC-OAF, que remonta a 3 de Novembro de 1887, data da criação da Associação Académica de Coimbra, é, desportivamente, a sucessora legítima e legal da extinta Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra que, por deliberação de 10 de Junho de 1974 da Assembleia Geral dos Sócios, foi transformada no Clube Académico de Coimbra (CAC).
2.
A actual designação, AAC-OAF, foi adoptada por iniciativa conjunta da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra e da Direcção do Clube Académico de Coimbra, tendo sido aprovada em Direcção-Geral da AAC e em Assembleia Geral do CAC, em 1984.
3.
A AAC-OAF é também conhecida por Briosa.

5 comentários:

andré disse...

joão antónio, posso-te perguntar desde que idade é que és da académica? é que eu sou desde as... hmmm... 2 semanas de idade, mais dia menos dia! no meu primeiro cartão de sócio a foto é de um bébé gorducho e carequinha (eu) deitado numa cama a olhar para o ar. é que sabes, há 31 anos atrás o meu pai IMPINGIU-ME a minha briosa (uma das melhores coisinhas que ele fez, diga-se). depois foram passando os anos, com as idas ao calhabé ver o barry, o cadoran, o mito, o mickey, o rocha, comprar as cadernetas, o cac, o oaf, a segunda, a primeira, lágrimas, invasões de campo de alegria, a polícia em chaves a mandar-me descer das redes em que eu estava pendurado aos berros, de capa e batina, quando lá assegurámos a manutenção... a polícia a puxar-me das grades do calhabé quando o pinto da costa começou a gozar com um cachecol da académica após um jogo contra o porto em que perdemos 1-0 pertinho do fim. chorar enquanto puxava o cabelo do akwá aquando da manutenção e o gajo virar-se bruto para mim a dizer "tá quéto"! memórias, bonitas ou tristes, mas minhas... e sabes, tudo isto porque houve "influência de terceiros" e não uma escolha própria no que diz respeito ao meu clube de coração...

onde é que quero chegar? epá, já te ocorreu que talvez muita gente seja da académica EXACTAMENTE pelas mesmas razões que tu tão (acéfalamente, diga-se) criticas, ou seja, porque houve ALGUÉM que tenha "orientado" a pessoa em questão para ser adepto da briosa? ou será que esse argumento perde validade quando o influenciador é da académica?

que diabo, live and let live rapaz... se calhar ainda és muito novo\imaturo para perceber certos ideais de vida, como a liberdade de escolha, o respeito pelas opções de terceiros e coisas quejandas (o que, a seres já um homem com idade para ter juízo, piora ainda mais a situação), mas que tu me envergonhas enquanto adepto da académica, com mais de 30 anos de cotas pagas, lá isso não o nego...

cumprimentos

andré disse...

"manutenção" não, "subida". desculpem mas é no que dá escrever do coração e não reler os posts antes de publicar...

João António disse...

Se andas há 30 anos a pagar 'cotas', se calhar és tu que envergonhas alguém...
   
De resto, dou-te os parabéns pelas vezes em que já te divertiste a apoiar a Briosa.   
   
Respondendo apenas na parte que realmente me toca, foi apenas um lapso na tua interpretação de "influências". As influências que refiro nesta crónica são relativas a toda a sociedade portuguesa que no geral reconhece apenas a existência de 3 equipas, com auge na imprensa completamente facciosa. As famílias são elas próprias afectadas por esse factor, daí que a maioria dos pais e familiares só fala aos filhos sobre a existência de 3 equipas.

... disse...

Pondo as palavras do andré numa frase: Deixa os acéfalos continuarem a ser acéfalos ...

Pedro Santos disse...

Deixa, deixa...