ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ASSISTÊNCIAS 2010/11

No dia em que veio a público, no Público, que a Académica é o 4º clube português com mais seguidores no facebook, é uma boa altura para analisar o que realmente importa, que é os adeptos que vão ao estádio apoiar a equipa.
Decorridos cerca de metade dos jogos em casa da Académica de Coimbra nesta temporada, voltamos a analisar as ‘médias’ de assistências.

Mais uma vez, o valor da 'média' será substituído por MEDIANA, pois este é o valor que pode e deve ser usado em qualquer altura do campeonato, uma vez que elimina as variações dos valores de assistências originadas por factores extremos como um dia de mau tempo ou a visita de um Estarola. A MEDIANA diz por isso a verdade sobre as assistências, dando o valor no meio dos dados ordenados, o que indica que metade dos jogos tiveram valores inferiores e a outra metade superiores.

Aqui ficam os valores para esta época relativamente à Académica de Coimbra:
(clique para ampliar)

Apesar da Média de espectadores continuar a descer, seguindo a tendência dos últimos anos, nota-se uma mudança na Mediana, que melhorou relativamente à época passada, com uma subida de 3.152 para 3.351. Além disso nenhum jogo esteve abaixo dos 3.000 espectadores.
Os jogos com V.Guimarães, Fc.Porto e Sp.Lisboa, tiveram maiores números de espectadores, em parte devido a adeptos que não são da Académica, os quais não importa estarem no estádio. Este facto salienta a relevância da Mediana que automaticamente despreza esses valores.
A Mediana mostra assim o valor típico de espectadores a apoiar a Briosa no ECC, que se chega à conclusão de ter melhorado até agora na presente temporada. O facto da Média descer também pode ser considerada uma melhoria, pois pode indicar que estiveram menos adeptos adversários, nomeadamente adeptos estarolas, a 'poluir' as bancadas do ECC.

Note-se que já houve 3 jogos de algumas 'borlas' (Naval, Nacional e Marítimo), mas 2 deles viram também as suas datas de realização adiadas.


Olhando para o quadro geral da Liga Portuguesa:
(clique para ampliar)

Olhando para a Liga ZON Sagres vemos que até ao momento foram tantas as equipas que aumentaram como as que diminuíram os seus valores de Medianas. A Académica encontra-se no 7º lugar desta época, atrás do Marítimo, que apesar de uma média de assistências inferior, tem um valor com menos variações, resultando assim num valor típico de adeptos superior. Em contrapartida, o Beira-Mar tem um valor bastante superior para a Média, mas claramente afectado por jogos pontuais com adeptos maioritariamente de equipas adversárias (equipas de Lisboa e...Académica!), visto que a realidade é que as assistências dos restantes 4 jogos do clube variam entre 1.600 e 2.300 espectadores. Mais uma vez a Média aqui iria apenas ocultar a verdade escondida, que é evidenciada pela Mediana.
O valor geral da Mediana da Liga Portuguesa, confirma a sua tendência de diminuição. Este valor, indica que em metade dos jogos realizados nesta época da Liga ZON Sagres estiveram menos de 3.593 espectadores.
A título de curiosidade, 8 jogos (relativos a 4 equipas) já tiveram menos de 1.000 espectadores, e 28% dos jogos realizados na Liga tiveram menos de 2.000 espectadores.

Outra nota relevante é que os dados usados foram retirados do site da LPFP, que apesar de apresentar frequentemente valores dúbios, serve para tirar uma boa ilação.

24 comentários:

Anónimo disse...

A tua puta de mania de chamar Sp. Lisboa ao grande Sporting Clube de Portugal ainda te pode sair cara.

Pedro Santos disse...

Tu és mesmo mau, pá! Metes medo ao susto!

João António disse...

Ó "Liedson faz-me um filho", volto a dizer para ti:

O Clube Desportivo NACIONAL e o Clube Futebol UNIÃO, não representam Portugal em Portugal. Portugal representa-se nos Europeus e Mundiais através da Selecção. Esses clubes representam a Madeira.
O Football Club Internazionale também não foi ao mundial de clubes representar o Planeta.
Da mesma forma, o Vitória Futebol Clube e o Vitória Sport Clube são conhecidos como Vitória de Setúbal e de Guimarães, respectivamente.
O Real Sporting de Gijón, fundado em 1905, é de facto o real pois é original. Até se lhe poderia chamar apenas de Sporting. Mas visto que depois há o Sporting de Lisboa, Sporting de Braga, o Sporting Olhanense, o Sporting Portimonense, etc., chamam-se as coisas pelos nomes.
Sp.Lisboa é o Sporting de Lisboa.

cami disse...

Boas João!

Já estava com saudades de comentar os teus posts. De facto a mediana faz mais sentido quando se discute o tema ´estádios vazios´. Continua a publicá-los pode ser que algum jornalista (normalmente, um zero a matemática) pegue nesses números.

Já quando se discute o $$ dos bilhetes, a média faz mais sentido.

Nota: Pena não teres referido o facto da mediana ter subido apenas devido aos jogos ja realizados com o Vitória, FCProstituição e Sp. Lisboa (e tlv às borlas, mas não sei se houve as mesmas por esta altura no ano passado). ´Enchentes´ serão provavelmente menos nesta metade. Mesmo assim acredito que no final os números serão mais simpáticos do que o ano passado face à boa campanha da AAC até agr.

João António disse...

Caro Cami,

De facto os jogos com o Vitória de Guimarães ('Vitória' só, o original, é o de Setúbal), FCP... e Sp.Lx, tiveram valores mais elevados de espectadores. Mas a Mediana não sobe à custa deles. Se tivessem tido todos 3352 espectadores, o valor da Mediana situava-se na mesma no 3351, que é referente ao jogo com o Nacional. Esse jogo com o Nacional teve borlas sim, mas tal como o Marítimo, foi alvo de uma adiamento e alteração de data na véspera, que dificilmente é favorável a uma melhor assistência!

cami disse...

sim sim
mas são jogos que já sabes que estão acima da mediana à partida.

João António disse...

Bem, mas há sempre metade dos jogos acima da mediana e metade dos jogos abaixo... Até podes excluir 1 ou 2 desses jogos e a mediana não se alterar... Agora o facto de esses jogos terem 30 mil espectadores ou 4 mil, é que não afecta o valor final da Mediana, e isso é que importa.
O que os resultados aqui apresentados indicam é que metade dos jogos tiveram assistências inferiores e metade dos jogos assistências superiores. O que resulta, é um valor típico, pois encontra-se no meio da amostra de valores.

Anónimo disse...

Toda a gente trata os Vitórias por "setúbal" e por "guimarães", precisamente por não terem expressão nacional. Já relativamente ao Sporting Clube de Portugal é diferente, pois temos adeptos em qualquer canto do país. Percebes a diferença, ou queres um desenho ?

De facto és pioneiro a chamar Sp.Lisboa ao Sporting. Que sejas o primeiro nalguma coisa, se te faz feliz...

João António disse...

Há quem não seja "toda a gente". Percebes, ou queres um desenho?

Quanto à tua comichão:
http://en.wikipedia.org/wiki/Sporting_Lisbon

«Outside Portugal, the most commonly used designation for the club is "Sporting Lisbon".»

cami disse...

João,
só para esclarecer o meu ponto:
Se nas três primeiras jornadas em casa tivesses jogado com o Porto, Sp. Lisboa e Vitória, a mediana era 6069... Levas 7 jogos em casa 5 dos quais, nas 2 épocas anteriores, tiveram = ou + do que a respectiva mediana (mais as borlas).

João António disse...

Não te estou a entender agora... Obviamente conforme avança o número de jogos, mais preciso será o valor dado. Já estão quase metade dos jogos, portanto já é um bom indicador.
Comparando a assistência jogo a jogo com a época passada por exemplo:
Olhanense - piorou
Naval - melhorou
V.Guimarães - melhorou
Nacional - melhorou
Fc.Porto - melhorou
Sp.Lisboa - piorou
Marítimo - melhorou
Para estes jogos, a mediana na época passada era precisamente 3152 (o valor que até foi o verificado no final dessa época).

cami disse...

apenas que se ate agora jogaste com equipas que, por defeito, trazem mais público é normal que a mediana seja mais alta. Sobretudo porque agora apenas tens o Benfica que de certeza trará mais adeptos do que o valor da mediana (até o Braga com a campanha que está a fazer não é certo...). Mas de facto a comparação que fizeste neste ultimo comentário faz mais sentido do que a que puseste no post: comparar a mediana para os mesmos jogos. No entanto, não te esqueças que para amostras pequenas (é o caso!) a média é um estimador mais eficiente (menor variancia) do que a mediana e, logo, a mediana deve ser usada com cuidado...ou às xx a média sem outliers

Rui disse...

caro cami,

faltam em coimbra 8 jogos para o campeonato.

São eles, Paços de Ferreira, Sport Lisboa, Rio Ave, Braga, Leira, Portimonense, Setúbal e Beira Mar.

A nossa mediana encontra-se num jogo onde a equipa visitante trás 0 adeptos (Nacional).

Com o Sport Lisboa e Braga temos mais de 3500 seguramente.

Com outras equipas podemos ter menos que a mediana mas visto o valor logo a seguir a mediana ser 3349 parece-me que vamos acabar a epoca com um destes dois valores.

Mas digo ja que trocava uma mediana de 3349 por vitorias nos 3 jogos oficiais que se seguem =)


FORÇA BRIOSA

João António disse...

Mas os mesmos jogos foram em datas diferentes, e por exemplo a 1ª jornada leva sempre menos gente por ser em Agosto, e as últimas sempre mais devido à importância dos jogos.

Esta amostra não é pequena, tem já metade dos jogos. E quanto mais pequena a amostra, pior pode ser para a média, não para a mediana! A média depende dos outliers dessa amostra, e quanto mais pequena a amostra mais impacto tem um outlier. A mediana exclui logo outliers positivos (enchentes de adeptos estarolas) e negativos (jogo em dia de temporal), portanto numa amostra razoável já não criam impacto.

Mas penso que isso se percebe bem é pela análise de todos os jogos da Liga. Os ignorantes dos jornaleiros falam sempre da média (de 10 mil espectadores), que até é ao nível dos piores campeonatos europeus. Mas a verdade escondida é que em Portugal metade dos jogos têm menos de 4 mil espectadores, e isso nem nos piores campeonatos da Europa acontece. Um campeonato normal, tem uma média de 20 mil, mas uma mediana também de 20 mil, ou seja, todos os estádios em todos os jogos rondam esse valor, e não há estádios vazios. Aqui está 1 par de estádios cheios e os restantes vazios, mas ninguém liga a isso nem se perguntam porquê. Só se queixam que dos Estádios vazios do Euro, devem querer que encham com os familiares dos jogadores nesses jogos, porque adeptos para essas equipas não sobram!...
http://academicasempre.blogspot.com/p/assistencias-da-academica-em-portugal-e.html


O que tu podes querer estar a dizer é que um melhor indicador seria usar a média associada ao desvio padrão. Mas isso são 2 indicadores em simultâneo, e torna muito mais difícil a sua interpretação. A mediana, como estou farto de dizer, indica que 50% dos jogos foram abaixo daquele valor e 50% dos jogos foram acima, sendo portanto um valor típico.
Por exemplo, supondo uma equipa com 7 assistências assim:
1000
2100
2100
2200
2300
10000
15000
Isto dá para ver que será uma equipa que tem habitualmente 2 mil e poucos adeptos no estádio, que houve um jogo em que por algum motivo foi pouca gente, e 2 jogos que foram afectados por outros factores, como por exemplo terem estado 90% de adeptos da equipa adversária.
A média daria cerca de 5000, o que não representa minimamente a verdade sobre os adeptos dessa equipa que habitualmente vão ao estádio. O desvio padrão 5400 é difícil de interpretar.
Por fim, a mediana de 2200 (valor a meio da amostra ordenada) é que dá uma boa ideia do valor típico de adeptos.

cami disse...

média com desvio padrão seria de facto melhor.
Em relação ao tamanho da amostra ser pequeno tens razão. É discutível... tal como considerar que 20% dos jogos da AAC são outliers que não significam nada... Mas para a mensagem que pretendes passar (trazer mais malta ao estádio), faz sentido os números que apresentas.

O facto de dizeres "quanto mais pequena a amostra, pior pode ser para a média, não para a mediana!" não faz sentido estatisticamente (faz uma pesquisa sobre a var. dos dois estimadores relativamente ao tamanho da amostra) mas sim para o que pretendes. Repito, para amostras pequenas:
1) Usar um estimador mais fraco mas com toda a mostra: mediana
2) Usar um estimador mais forte mas com parte da amostra: tiras os outliers e fazes a média.
Se as dezenas/poucas centenas não te preocupam, então vai pela mediana... Mas para quem tem assistências de ~3000 a centenazita já dava jeito, eheh.

Agr a sério, não te ofendas que eu sou a favor da mediana, pá, como te disse logo no 1o post. Sei o que ela significa (como tu fizeste questão de explicar). Faz sentido sobretudo na liga portuguesa e na análise de fracas assistências de certos clubes.

João António disse...

Pois, tirar os outliers e calcular a média dos restantes pode ser o melhor, mas torna-se uma abordagem subjectiva. A mediana é mais objectiva nesse aspecto e mais indiscutível.
Mais centena menos centena depende de muitos outros factores... e isso só analisando jogo a jogo de cada equipa. Mas os jornaleiros, que era quem podia dedicar tempo a isso, preferem ir ver todos os treinos dos 3 estarolas para dizer quem está constipado.

Abraço

cami disse...

E o sporting de lisboa, de nacional não tem nada a não ser o patrocínio... como muitos outros.

Anónimo disse...

«Outside Portugal, the most commonly used designation for the club is "Sporting Lisbon".»

Carneiro de merda, és de Coimbra ou és "Outside Portugal" ?

Burro de merda.

João António disse...

Ó atrasado mental, digo-te é de onde não sou:
- de LISBOA!

Vai para...Telheiras.

Anónimo disse...

Académica Solum ?

João Carlos disse...

Académica do Arregaça - vai levar no cu paneleiro de merda o João António.
Viva o União de Coimbra o verdadeiro clube da cidade de Coimbra

Pedro Santos disse...

Em primeiro lugar, o União até podia ser considerado o verdadeiro clube de Coimbra, se existisse... Em segundo lugar, onde é que aprendeste a escrever? Foi num curso por correspondência, não? Se foi esse o caso, eu exigia o dinheiro de volta, pá! Os gajos enganaram-te!

João António disse...

Vamos ter agora uma pausa na má-educação do atrasado mental que tem andado a infestar o blogue nos últimos dias:
vai jogar um Sporting contra um Sporting!
LOL

Anónimo disse...

XULOSSSSSS