ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

OS PINOS

Este Blog Académica Sempre, com quase 10 anos de existência, passou estes quase 10 anos a alertar para o tratamento dado à Académica...

Se a nossa ingenuidade há 10 anos atrás não nos permitia a nós e aos 8 mil espectadores que frequentavam o Estádio Cidade de Coimbra perceber o porquê, hoje torna-se óbvio para nós e para os 2 mil espectadores que ainda resistem a ir ao Estádio assistir a ladroagens atrás de ladroagens.

Em Portugal usa-se sempre a solução mais fácil, nem que essa seja a pior solução. Assim, é fácil dar atenção e prioridade apenas 3 clubes, pois isso abrange automaticamente 80%...90%...95%...e em breve 99% dos adeptos de futebol. Um número que obviamente vai subindo dado o ciclo vicioso adjacente. Os restantes 13 clubes que estiverem na primeira Liga são tratados apenas como pinos necessários para que ocorra o jogo de futebol.
Os 3 clubes (Estarolas) são alvo de toda a atenção, são cuidadosamente tratados logo desde o Sorteio inicial do campeonato. Todos os lances duvidosos contra si são alvo de programas de comentários dedicados em todas as semanas. As suspensões indispensáveis aos seus jogadores ou treinadores são tratadas com a máxima cautela, e só ocorrem por pressão dos outros 2.
Os árbitros sabem que os seus erros só serão mediáticos em jogos envolvendo os 3 Estarolas, e apenas contra esses 3. Sabem que só vão levar cabeçadas de adeptos a partirem-lhes os dentes, ou ter os seus carros e lojas vandalizados, se se enganarem contra os 3. Nos restantes jogos podem fazer o que quiserem ou lhes pedirem, porque nem a sua pontuação será afetada nem tão pouco tornada pública.

Quanto aos Pinos, entre eles a Académica, só interessa que se vão aguentando de pé. E de que vale a pena reclamar dos roubos semanais que ninguém vê!!?! Para todos os efeitos o que 95% da população conhece é o que lhe mostram. Neste momento a Académica é apenas o clube que dizem ter sido beneficiado em Alvalade (logo, em 1/3 da época) por uma bola-na-mão rapidamente transformada em mão-na-bola pela imprensa Estarola. O penalty claro não assinalado a favor da Académica nesse mesmo estádio foi quase tão esquecido como os outros 10 não assinalados esta época que ninguém sequer teve conhecimento. O penalty inventado contra a Académica na vitória frente ao FCP já ninguém se lembra, tal como alguns ridículos dos 9 penaltys assinalados contra. Na cabeça limitada dos adeptos Estarolas, o futebol ainda continua a ser apenas 3 clubes, sendo a Académica apenas um Pino, filial do clube do Norte a quem oferece 6 pontos mesmo após lhe ter ganho.


Estes parágrafos serviram para introduzir o resumo do último jogo, e acontecimentos inerentes.
A Académica voltou a ser roubada em casa, desta vez frente ao Estoril Praia. Cada uma das equipas fez um golo, mas o resultado final foi tornado 0-1 pelo árbitro. O assistente que roubou 1 golo à Académica curiosamente foi o mesmo que na época 2011/12, em Portimão, anulou a Sougou um golo fantástico, limpo, que daria o 0-3 à Académica (um jogo que terminou 2-2, e como sempre, sem imagens desse lance).

Curiosamente, os 2 golos limpos anulados que transformaram empates em derrotas nesta época verificaram-se contra as 2 equipas não-Estarolas nos lugares Europeus!... Os golos limpos anulados contrastam também com os golos em fora-de-jogo validados contra a Académica. Um contraste que no entanto é ainda inferior aos 0-penaltys a favor e 9-penaltys contra.


Parece óbvio que há algo que não é normal. Nos últimos 10 anos, a Académica tem ficado sempre a cerca de 12 pontos dos lugares Europeus. Mas em todas essas épocas, há sempre meia dúzia de jogos em que a Académica é escandalosamente roubada, e outra meia-dúzia que se nota que não é deixada pontuar. Esses equivaleriam sempre no mínimo a 15 pontos, que fazem a diferença entre os que não conseguem e aqueles que têm sempre uma brisa a empurrá-los para o topo da classificação.

- Após o jogo, com este sentimento de que algo não era normal, Sérgio Conceição alertou para esse facto. As palavras mais fortes do treinador da Briosa foram estas, apenas estas:
"SE CALHAR não nos querem ali em cima."
"Não é normal."
"Sinto que é difícil ganhar."
Como resultado, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação acusou Sérgio Conceição de «lesão da honra e reputação da entidade federativa e da Liga de Clubes»:
20 dias de Suspensão

Em vez de comentar uma das decisões mais absurdas que já se assistiu no futebol português, vamos apenas comparar com as suspensões atribuídas ao técnico de um dos 3 Estarolas, algumas das quais efetivadas durante pausas do campeonato...
- Jorge Jesus agride jogador do Nacional da Madeira:
11 dias de suspensão
- Jorge Jesus diz explicitamente que árbitro auxiliar viu fora de jogo e não marcou propositadamente:
15 dias de suspensão
- Jorge Jesus agride um agente da PSP em pleno relvado:
30 dias de suspensão

1 comentário:

Anónimo disse...

No futebol português há 3 clubes estarolas e 13 pinos... por isso é que quando 2 clubes se encontram é o acontecimento do ano!