ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Briosa arrasa Nacional!

A Académica venceu hoje o Nacional da Madeira, por 4-0, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra. Os golos foram marcados por Diogo Valente (73 min, g.p.), Éder (79 e 90 min.) e João Real (84 min.).

Durante a semana, Pedro Emanuel tinha dito que o plantel da Briosa tinha uma "qualidade brutal" e que "em casa temos de ser fortíssimos". Estas palavras parecem ter influenciado positivamente os jogadores, que hoje retribuiram as palavras de confiança do seu treinador da melhor maneira possível - provando que ele tem 100% de razão.

O jogo começou com a Briosa a carregar e a criar oportunidades de golo, com Éder em grande destaque. Aos poucos, o Nacional foi invertendo a situação, empurrado por Mateus, e a primeira parte terminou até com sinal mais dos insulares.

Na segunda parte, a história repetia-se. A Académica entrou bem e, mais uma vez, criou algumas oportunidades claras de golo, que Éder e Danilo não conseguiram concretizar. Quando o Nacional parecia estar a tomar de novo o controlo, dá-se o momento do jogo - lançado em velocidade na área adversária, Sissoko adianta (demasiado) a bola mas o defesa do Nacional acaba por empurrá-lo na tentativa de o parar.

Bruno Paixão não hesitou, marcou penalty a favor da Briosa e expulsou Danielson.
Na conversão, Diogo Valente não deu hipóteses ao guarda-redes adversário, com um remate potente e bem colocado. A Académica tinha "tirado o ferrolho".
A equipa do Nacional desorientou-se e, num erro de um defesa adversário, Éder ganha a bola e vai directo para a baliza, não dando hipóteses a Elisson, no momento da verdade. Estava feito o 2-0 e o Nacional, com 10 jogadores, estava irremediavelmente condenado a fracassar em Coimbra.

Os jogadores da Briosa sentiram o pânico adversário e continuando a carregar, alcançaram a goleada. Num canto, muito bem marcado por Adrien, João Real ergue-se imponente na área e fuzila as redes de cabeça. 3-0! O Estádio rejubilava!! Mas não o jogo não ficou por aqui. Rui Miguel, que tinha entrado para o lugar de Diogo Valente, continuou a pressionar a defesa do Nacional e, numa boa jogada de entendimento, desmarcou Éder. Este, mais uma vez, rematou com confiança para o fundo das redes, afundando definitivamente os insulares.

Tudo é bom, quando acaba bem! A Briosa segue confiante em quarto lugar no campeonato, com 3 vitórias em 4 jogos realizados. Éder começa a dar vistas e já é o melhor marcador da Liga. Para a semana vamos à Luz, prontos a dar mais uma vez razão à história recente de vencer o Benfas.

A Briosa, um-a-um:

Peiser - É um senhor! Nas poucas vezes que foi chamado a intervir, fê-lo exemplarmente, segurando o 0-0 nas alturas em que o Nacional pressionou mais.

João Dias - Causa sentimentos contraditórios. A defender não se sai mal, embora hoje tenha tido muitas dificuldades em segurar o perigoso Mateus. No ataque, não arrisca nada. Não vai à linha e não faz um cruzamento para a área. Tem de mudar esta atitude, sob pena dos adversários começarem a perder-lhe o respeito ou de perder a titularidade.

João Real - Boa estreia. Não fez esquecer Berger a defender mas o golo dá-lhe seguramente confiança para o futuro e alguns pontos extra na luta por um lugar na defensiva academista.

Abdoulaye - Esteve muito seguro. Mais um bom jogo do central senegalês.

Helder Cabral - Aparentemente condicionado fisicamente, esteve uns furos abaixo da qualidade a que nos habituou o ano passado. De qualquer forma, nunca comprometeu e deu o seu melhor até uma lesão o obrigar a sair mais cedo.

Habib Pape-Sow - Mais uma vez, impôs o seu físico no meio-campo defensivo da Académica. É um jogador muito útil a destruir.

Adrien - Bom jogador mas muito sacrificado neste estilo de jogo da Académica em 4-3-3. Teve pouca bola nos pés. Sempre que pode, tentou dominar a bola e colá-la ao relvado para a poder entregar em boas condições aos companheiros. No entanto, sentiu sempre muitas dificuldades em fazê-lo pois os jogadores adversários pressionavam de imediato e não lhe davam espaço nenhum. Apontou o canto para o golo de João Real.

Danilo - um pouco como Adrien, acaba por defender mais do que atacar, pois a Briosa previlegia a progressão no terreno pelas alas. Trabalhou muito bem um lance na área do Nacional, mas depois desperdiçou, atirando por cima.

Sissoko - Hoje, destacou-se mais a defender do que a atacar. Brincou muito com a bola, mas foi quase sempre inconsequente.

Diogo Valente - é o esteio da Briosa. Não sabe jogar mal. Colocou sempre em sentido a defensiva adversária e abriu o caminho para a goleada, com uma execução irrepreensível da marca de grande penalidade.

Éder - O melhor da Briosa! Esteve sempre muito activo no jogo e coroou a sua exibição com dois golos. Alia a qualidade técnica a uma capacidade física de se lhe tirar o chapéu. Esqueçam o miúdo esforçado das épocas anteriores. Fez-se um homem e, com isso, um senhor jogador!

Nivaldo - entrou para o lugar de Helder Cabral, que saiu lesionado aos 62 minutos. Mas não foi uma simples troca-por-troca. Veio trazer mais acutilância ao flanco esquerdo e causou muitos problemas à defensiva contrária, combinando muito bem quer com Diogo Valente, quer com Rui Miguel.

Rui Miguel - entrou aos 78 minutos, para dar descanso a Diogo Valente. Fê-lo, uma vez mais, com grande confiança e vontade de mostrar serviço. E mostrou! Aos 90 minutos, isolou Éder para o 4-0.

Hugo Morais - refrescou o meio-campo academista aos 84 minutos. Pouco a dizer, de um jogador de que já se conhece a qualidade.


Por último, uma palavra para o público. No contexto da liga portuguesa, 3175 espectadores não é uma má assistência para um jogo à segunda-feira à noite, com transmissão na televisão. Mas é pouco para um clube como a Académica e para uma cidade como Coimbra. A Briosa está a jogar bem e a dar alegrias aos seus sócios e simpatizantes. Jogo a jogo, fim-de-semana a fim-de-semana, temos de ser (e vamos ser!) cada vez mais a gritar B-R-I-OOO-S-A!!!

3 comentários:

João António disse...

FORÇA BRIOSA!

Madalena disse...

Uma excelente análise que concordo plenamente. Apesar de não jogármos bem ganhámos pq este amealhar de pontos é extremamente importante p/ a manuteção, pq na época passada, apesar de atípica, foi o que nos valeu fazer um bom inicio. Tb é importante p/ a Briosa este resultado dias antes de enfrentármos o SLB, e com os chamados grandes um ponto já é mto bom, apesar de por vezes ser mais "fácil" jogar com estas equipas pq não defendem tanto jogam mais em contraque e assim podemos supreender, mas não tínhamos ilusões a diferenças de planteis fala por si. Parabéns rapazes por esta vitória tão moralizadora p/ enfrentar um dos candidatos ao título e infelizemnte ás sempre benéses dos árbitros, espero que não seja o Olegário.

Anónimo disse...

A Académica retomou nesta quarta-feira os treionos após a goelada (4-0) sobre o Nacional e no horizonte dos estudantes
está já o jogo de domingo, diante do Benfica, na Luz.

Confirmados
os regressos ao relvado de Diogo Gomes (já o fizera
no domingo), Flávio e Marinho, as maiores
dúvidas recaiem agora sobre Hélder Cabral, que sofreu uma lesão muscular
na coxa
esquerda durante o últim encontro e dificilmente
conseguirá recuperar em tempo útil.

O esquerdino, aliás, fora
rendido
durante a partida com o Nacional justamente por
aquele que será, tudo o indica, o seu substituto na Luz: Nivaldo. O
jovem
cabo-verdiano entrou bem, pese a estreia, e
poderá agora ser titular pela primeira vez.

Não deixará de ser
uma prova
de fogo para um jovem (23 anos) que ainda no ano
passado estava na II Divisão, no Tourizense, e nunca tinha jogada em
qualquer
escalão acima.in Mais futebol

Nota: este senhor tem que voltar à primária, pois exercitem e vejam quantos erros escreveu neste pequeno texto. Por amor de Deus: um jornalista tem responsabilidades...