ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 29 de março de 2010

MEDIANA DE ESPECTADORES

A imprensa portuguesa gosta muito de dar relevo às médias de espectadores em Portugal, dando especial destaque à subida total de espectadores.
Esta como se sabe está inflacionada apenas por UMA equipa que desfruta duma publicidade diária completamente surreal, que se fosse a pagar não estaria ao alcance de nenhuma das maiores empresas portuguesas.

Esquecem-se portanto que 1 simples valor pode desvirtuar o resultado da média duma amostra.
Assim, e como os conhecimentos matemáticos dos jornalistas são muitas vezes abaixo do nulo (zero), aqui deixo a definição da variável estatística que deve ser usada quando há existência de valores aberrantes na amostra, a MEDIANA:
Ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a divide ao meio, isto é, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana. Como medida de localização, a mediana é mais robusta do que a média, pois não é tão sensível aos dados !


Veja-se então que o valor da Mediana para as médias de assistências do futebol português é cerca de 3800 espectadores. Este valor é claramente miserável quando comparado com qualquer outro campeonato europeu, e é esta a realidade deste futebol onde a maioria das equipas já têm que ir oferecer os bilhetes a casa das pessoas para conseguir ter alguém no estádio...

Sem comentários: