ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LIDERANÇA

As características de um bom líder são, em grande parte, inatas, nascem com a pessoa. É aquilo a que se costuma chamar de carisma, uma espécie de magnetismo que faz com que os outros elementos do grupo sigam de bom grado o líder. Veja-se o caso de Mourinho, talvez o exemplo mais óbvio. A recente entrevista dada por Didier Drogba em que afirma que "partiria as duas pernas por Mourinho", demonstra bem o fantástico líder que é o treinador português. Mas, mesmo aqueles que não têm essas características inatas, podem conseguir liderar um grupo com sucesso. É necessário seguir alguns critérios há muito testados e, para além de tudo, ser leal para com os restantes elementos do grupo.

Um aspecto básico para que um líder se consiga assumir e garantir o respeito dos elementos que deverá liderar, é assumir sempre as suas responsabilidades. Se falarmos no caso de um treinador, ou de um presidente de um clube, quando as derrotas acontecem, o líder deve assumir todas as culpas, dizendo que perderam todos, mas que é ele, o líder, quem assume a responsabilidade pela derrota. Pelo contrário, quando as vitórias aparecem, o líder deve dar todo o mérito aos jogadores. É assim que se agarra um grupo e se começa a construir uma verdadeira família.

Isto para dizer que Zé Nando poderá não ter as características inatas de um grande líder, mas parece-me que, pela sua personalidade e inteligência poderá construir uma relação de grande cumplicidade e respeito com os jogadores da Académica. Assim o espero!

FORÇA ZÉ NANDO!
BRIOOOOOOOSA!

Sem comentários: