Para se ser da Académica não é preciso ser de Coimbra…
Mas para se ser de Coimbra é preciso ser da Académica.Esta é a nossa ideia. A ideia não é que cada pessoa tem que ser obrigada a apoiar a sua equipa local. Um habitante de uma vila sem equipa profissional não é obrigado a apoiar exclusivamente uma equipa da 3ª divisão.
Mas um Conimbricense, alguém ligado a Coimbra onde existe a lendária equipa da Briosa que já esteve 59 edições na Principal Liga a disputar os mesmos pontos que todas as outras, que tem na sua história momentos lendários como a conquista da primeira taça em 39 ou a final (não) perdida de 69, esse Conimbricense tem motivos de sobra para apoiar a Académica. Basta olhar para o seu nome, para o seu símbolo, para se saber que é também o nome de Coimbra e de toda a sua história que está em jogo.
Porém, note-se que toda a lenda em volta dos rapazes de preto faz também com que seja legítimo que haja vários casos de adeptos da Académica fora de Coimbra, isto porque esses
se o são não é por escolha de outros mas sim por escolha própria.Mas há algo sobre ser verdadeiramente da Académica que tem que ser salientado.
É que ser-se especial em ser-se da Académica e tudo o que a Académica significa, começa por isso mesmo, ser-se da Académica
APENAS E SÓ. Há muitos que dizem ter simpatia pela Académica, mas isso não são adeptos nem se podem dizer da Académica. Um adepto que seja da Académica e outro clube é apenas um adepto tutti-frutti igual a 90% da população portuguesa, e isso não é especial… e o que não é especial, não é da Académica.
Não faz sentido dizer-se adepto da Académica e simpatizar com Benfica/Porto/Sporting. Aliás, faz exactamente o mesmo sentido que ser do Benfica e do Porto ao mesmo tempo: NENHUM.É que esses falam em orgulho em ser da Académica, um clube de tradição que os honra, mas esquecem-se que em 1º lugar estará sempre o seu clube das VIGARICES. É como apoiar o clube do regime e ao mesmo tempo querer dizer que também se é do clube anti-regime. Esses adeptos que querem falar dos valores da Académica quando ao mesmo tempo são adeptos dos Estarolas da VIGARICE são puros hipócritas. Sendo tutti-fruttis, estão associados à vigarice, e isso não é Académica mas sim Anti-Académica.
A Académica é no somatório de todos os campeonatos realizados a equipa que mais golos sofreu e que mais derrotas teve em casa até hoje. Mas um adepto da Académica aceita isso mesmo, e escolhe ser da Académica porque é a Briosa, ao invés de escolher o seu clube apenas porque é uma equipa de (falsas) vitórias.
Os adeptos de vitórias podem dizer que também são da Académica, até podem ir aos jogos em que a Académica sairá a ganhar, mas o sentimento único, especial, de pureza e de genuinidade, será exclusivamente nosso, dos 100% Briosa. E é apenas esse sentimento que aqui partilhamos no nosso blogue.
Só nós que vivemos e conhecemos o amargo é que poderemos saborear o doce. Porque é que um adepto Académica/Estarola se há-de considerar mais especial que um adeptos Leiria/Estarola, R.Ave/Estarola ou Naval/Estarola? Ambos são exactamente iguais, meros adeptos tutti-fruttis. E são esses tutti-fruttis que tentam transformar a Académica num clube igual a todos os outros.
Os adeptos tutti-fruttis não apenas se propagam e tentam contagiar os outros com a sua podridão, como ainda se unem independentemente das suas multi-cores para tentar oprimir os 100% Briosa que tentam rebaixar os seus Estarolas para elevar a Briosa. Com eles, a Académica nunca poderá crescer. Com eles, a Académica será apenas o passaporte para poderem ter jogos de Estarolas em Coimbra. Para nós, eles são Culpados, e por isso aqui são desprezados. Acreditamos que só o sentimento de ser Puramente Académica se pode propagar para criar novos adeptos da Académica, Puros claro está.E parte de nós, Puros, tentar ir limpando esse lixo de outras cores que se vai insistindo em misturar no Preto.

SER ESPECIAL (SER DA ACADÉMICA)...
É SER 100% DA ACADÉMICA!