ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DA ACADÉMICA? SÓ SE FOR 100%

Para se ser da Académica não é preciso ser de Coimbra…
Mas para se ser de Coimbra é preciso ser da Académica.


Esta é a nossa ideia. A ideia não é que cada pessoa tem que ser obrigada a apoiar a sua equipa local. Um habitante de uma vila sem equipa profissional não é obrigado a apoiar exclusivamente uma equipa da 3ª divisão.
Mas um Conimbricense, alguém ligado a Coimbra onde existe a lendária equipa da Briosa que já esteve 59 edições na Principal Liga a disputar os mesmos pontos que todas as outras, que tem na sua história momentos lendários como a conquista da primeira taça em 39 ou a final (não) perdida de 69, esse Conimbricense tem motivos de sobra para apoiar a Académica. Basta olhar para o seu nome, para o seu símbolo, para se saber que é também o nome de Coimbra e de toda a sua história que está em jogo.
Porém, note-se que toda a lenda em volta dos rapazes de preto faz também com que seja legítimo que haja vários casos de adeptos da Académica fora de Coimbra, isto porque esses se o são não é por escolha de outros mas sim por escolha própria.


Mas há algo sobre ser verdadeiramente da Académica que tem que ser salientado.
É que ser-se especial em ser-se da Académica e tudo o que a Académica significa, começa por isso mesmo, ser-se da Académica APENAS E SÓ. Há muitos que dizem ter simpatia pela Académica, mas isso não são adeptos nem se podem dizer da Académica. Um adepto que seja da Académica e outro clube é apenas um adepto tutti-frutti igual a 90% da população portuguesa, e isso não é especial… e o que não é especial, não é da Académica.

Não faz sentido dizer-se adepto da Académica e simpatizar com Benfica/Porto/Sporting. Aliás, faz exactamente o mesmo sentido que ser do Benfica e do Porto ao mesmo tempo: NENHUM.

É que esses falam em orgulho em ser da Académica, um clube de tradição que os honra, mas esquecem-se que em 1º lugar estará sempre o seu clube das VIGARICES. É como apoiar o clube do regime e ao mesmo tempo querer dizer que também se é do clube anti-regime. Esses adeptos que querem falar dos valores da Académica quando ao mesmo tempo são adeptos dos Estarolas da VIGARICE são puros hipócritas. Sendo tutti-fruttis, estão associados à vigarice, e isso não é Académica mas sim Anti-Académica.


A Académica é no somatório de todos os campeonatos realizados a equipa que mais golos sofreu e que mais derrotas teve em casa até hoje. Mas um adepto da Académica aceita isso mesmo, e escolhe ser da Académica porque é a Briosa, ao invés de escolher o seu clube apenas porque é uma equipa de (falsas) vitórias.
Os adeptos de vitórias podem dizer que também são da Académica, até podem ir aos jogos em que a Académica sairá a ganhar, mas o sentimento único, especial, de pureza e de genuinidade, será exclusivamente nosso, dos 100% Briosa. E é apenas esse sentimento que aqui partilhamos no nosso blogue.
Só nós que vivemos e conhecemos o amargo é que poderemos saborear o doce.


Porque é que um adepto Académica/Estarola se há-de considerar mais especial que um adeptos Leiria/Estarola, R.Ave/Estarola ou Naval/Estarola? Ambos são exactamente iguais, meros adeptos tutti-fruttis. E são esses tutti-fruttis que tentam transformar a Académica num clube igual a todos os outros.
Os adeptos tutti-fruttis não apenas se propagam e tentam contagiar os outros com a sua podridão, como ainda se unem independentemente das suas multi-cores para tentar oprimir os 100% Briosa que tentam rebaixar os seus Estarolas para elevar a Briosa. Com eles, a Académica nunca poderá crescer. Com eles, a Académica será apenas o passaporte para poderem ter jogos de Estarolas em Coimbra. Para nós, eles são Culpados, e por isso aqui são desprezados.

Acreditamos que só o sentimento de ser Puramente Académica se pode propagar para criar novos adeptos da Académica, Puros claro está.
E parte de nós, Puros, tentar ir limpando esse lixo de outras cores que se vai insistindo em misturar no Preto.


SER ESPECIAL (SER DA ACADÉMICA)...
É SER 100% DA ACADÉMICA!

13 comentários:

... disse...

Grande post !! A minha vénia ...

BRIOOOOOOOOOOOOSA !!

Sócio AAC disse...

Completamente de acordo !

BEIRÃO59 disse...

Parabens pelo Texto. Só este tipo de mensagens é que pode fazer abrir os olhos e os ouvidos aos mais destraidos. Todos que não queiram ser 100% da ACADÈMICA, lamento. Mas aos  que assumam que são, não usem a ACADÈMICA só por interesse e auto-promoverem-se. Como se vê certos politiqueiros da nossa Assembleia da República e outros demais ditos de esquerda que se dizem Heróis da Democracia e que até queriam acabar com ACADÉMICA de VEZ. Pela foi não terem ido para o TARRAFAL........

                         EU AMO A ACADÉMICA E  SEMPRE AMAREI.



                                 QUEM NÃO PENSAR ASSIM QUE SE MATE.
                                             (EU DOU APOIO MORAL)
                      
                                 FORÇA BRIOOOOOOOOOOOSA

Pedro Santos disse...

É assim. Não há mais nada a dizer. Quem tiver "comichões" com o texto, não é da Académica, e também não faz falta!

Sarabia disse...

...se o são não é por escolha de outros, mas sim por escolha própria...
É exactamente isso.
Gostei muito do texto, mas não o subscrevo na totalidade, sobretudo para quem não for de Coimbra.
O meu avô materno, um tio meu e o meu pai foram decisivos na minha opção pela Académica e no entanto nenhum deles tinha a Académica por primeira escolha. Tive mesmo problemas com o meu tio, que sofria pela Académica logo a seguir ao Porto, quando notava que eu não sofria pelo Porto nem por mais nenhum clube, mas apenas pela Académica.
Lembro-me do meu tio me dizer:
"-Porra pá, mas o Porto é o clube da tua cidade???"
Ao que eu sempre respondi:
"-A minha cidade terrena até pode ser o Porto, mas a minha cidade celeste é a minha alma! E essa só entende a minha Académica!"
É um orgulho tremendo ser apenas e só da Académica.
Ao invés do que os meus amigos dizem às vezes por aqui: da Académica só quem pode e não quem quem quer. Conheço muito labrego que queria ser da Académica, mas não pode. Isto é, não tem maturidade para...não foi abençoado.
Felizmente sempre quis ser da Académica e Deus deu-me essa benção.

Um abraço

Briosa para sempre

yeikini disse...

Muito bom Post! Parabéns!!

CFB disse...

Meu caro,

Eu sou sócio da Académica há mais de 20 anos, provavelmente já assisti e torci em mais jogos pela Académica que tu. Sucede que sou portista desde pequeno por causa dos meus pais que são naturais do Porto.

Pelo que me estou perfeitamente a cagar para mensagens deste tipo cheias de arrogância e moralismos que, aliás, são a antítese do que significa a Académica. A Briosa é um clube especial porque universal e grande precisamente porque acolhe todos aqueles a quem a academia e os valores da Académica dizem algo. Este tipo de discurso "à Guimarães", de clube pequeno, só revelam que há adeptos da Académica que apesar de se dizerem só da Académica não sabem o que é ser da Académica. Olhem para as grandes figuras da Académica e digam-me quais eram só da Académica. Pensem antes de escreverem estes discursos bacocos e provincianos...

nota: sim, quando o Porto vem a Coimbra é-me indiferente quem ganhe, fico sempre bem e se a Académica jogar melhor fico contente que ganhe.

João António disse...

Pois, não queres ser como o pequeno Guimarães com 25.000 adeptos 100% fiéis a apoiar o seu clube em todos os jogos... isso é errado sem dúvidas!
 
Queres ser como o não pequeno Rio Ave que 'acolhe todos' e tem 2.500 adeptos tutti-fruttis no seu estádio... isso é muito especial sem dúvidas!

Não fazes cá falta. Fica-te pelo Porto, não tragas impurezas para aqui. 
Se queres apoiar 2 equipas apoia o Benfica e Porto ao mesmo tempo.

CFB disse...

É muito dificil falar com ignorantes. Olha, estuda a história da Académica antes de dizeres baboseiras. Sim, a Académica acolhe todos, acolheu Mário Wilson, Toni, Artur Jorge, Artur, entre outros. Tornou-se grande e universal por causa disso. A Académica nunca foi, não é nem nunca poderá ser um clube exclusido, para isso torna-te adepto do União de Coimbra.

Já agora, é um bocado ridícula a comparação com o Benfica, o Porto e o Sporting. Basta saber a história e a génese dos clubes, e perceber também a nossa dimensão.

Estuda, faz-te bem, um pouco de humildade também.

João António disse...

Qualquer um pode jogar ou treinar a Académica e fazer história em conjunto.
Qualquer um pode-se dizer da Académica.
Mas os que fazem a Académica realmente continuar a existir são os 100% Académica.
Os restantes tentam reduzi-la à dimensão do Paços de Ferreira.
Para esses restantes somos um 2º clube ou um clube secundário. Mas felizmente esses não poderão nunca falar por nós, os Puros.


Sim CFB, tu é que és tão humilde que chamas de ignorantes aos outros.


<span> "A Académica nunca foi, não é nem nunca poderá ser um clube exclusido, para isso torna-te adepto do União de Coimbra."
</span>
Fala por ti e pela Naval se quiseres, nunca pela Académica de Coimbra.
Não te digo a ti para te tornares um adepto do Clube do Porto porque já és.

Portanto digo-te só, para bazares daqui e ires para o teu rebanho de iluminados:
http://fcp-dragao.blogspot.com/2006/08/lista-de-blogs-oficializados-do-fcp.html

CFB disse...

Quem reduz a Académica à dimensão de um Paços de Ferreira ou de uma Naval és tu com este discurso fundamentalista. Graças a Deus não recebo lições de moral de academismos ou de clubismos de ninguém, muito menos de puristas fanáticos. Graças a Deus a Académica é de todos e foi feita por todos aqueles que viram nesta Instituição democrática e tolerante algo mais do que um clube de fanáticos e fundamentalistas. A Académica não é um clube de bairrro, é muito mais do que um clube de futebol e do que uma agremiação desportiva, é uma escola de valores precisamente feita por gente de fora de Coimbra na sua maioria. A história não se reescreve só porque meia dúzia de iluminados  a querem reescrever à sua maneira. Se não gostas da Académica tal como ela é ou tal como ela nasceu muda-te para o União de Coimbra. Esse é que é o clube da cidade. Basta ler a história.

João António disse...

Sim:
fundamentalista, clubismo, fanático, agremiação, bairrismo, fora de Coimbra, iluminados (essa palavra é minha)!...

Tu é que vens com esse discurso e tu é que és do Clube do Porto. És do Clube do Porto, tá tudo dito, ponto final!

Adeus!

preto disse...

concordo plenamente. e desde já deixo um apelo ao blog... que tal um post em que o pessoal podesse encontrar mais pessoas da briosa nas cidades onde vive?
eu moro no porto e vou ver quase todos os jogos da briosa, mas gostava de conseguir encontrar pessoal na mesma situação como eu estou. juntos conseguiamos poupar algum dinheiro nem que fosse nas deslocações...
pertenço á mancha negra logo sei sempre valores dos bilhetes e tenho facilidade em comprar por telemovel...
bem se não houver problema deixo o meu mail caso haja pessoas que queiram falar comigo e juntar os amigos da briosa a viver a norte do pais...
mariogspereira@hotmail.com

briooooooooosa