ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

o SÍMBOLO e as Fotocópias

Em dia de aniversário, é dia também de honrar o símbolo da AAC.

3 de Novembro de 1887

Um símbolo único, genuíno e original, que representa da melhor forma a AAC, o seu clube de futebol e os seus adeptos.

Aqui ficam 2 excelentes links para apreciar a história da criação do símbolo:
- http://www.academica-oaf.pt/home/simbolo/
- http://penedosaudade.blogspot.com/2010/09/face-oculta-da-lua.html

De realçar aquilo em que este foi inspirado:
- algo lendário mas ao mesmo tempo real;
- algo simples mas ao mesmo tempo expressivo;
- algo simbólico mas ao mesmo tempo belo.



Ora, não querendo destoar nem estragar este post, não é possível deixar de comparar (se bem que nem tem comparação) os símbolos dos clubes Estarolas (=parolos) portugueses, baseados em animais que existem ou nem existem, que nada representam e que não passam de puras cópias e plágios de outros tantos símbolos ainda menos significantes. Também estes 3 símbolos representam adequadamente os seus adeptos.
Aqui ficam alguns originais dessas fotocópias:



Académica Sempre!

10 comentários:

nelsonvi disse...

o simbolo original do FCPorto era uma bola azul com as letras FCP, mais tarde colou o brazao da cidade sobre a dita bola azul e desde entao que nao tem qq alteracao.

mas fico sem perceber a necessidade de tanta agresividade com tudo e todos.

Mim disse...

O Porto roubou o emblema ao Leyton Orient... Quem diria.

João António disse...

se o dragão foi colocado mais tarde, então ainda mais originais existem:
1902 - http://en.wikipedia.org/wiki/AS_Cannes
1904 - http://en.wikipedia.org/wiki/Carlisle_United_F.C.

mas não se preocupe que centenas de dragões são bem menos que os milhares de leões.

cparis disse...

Já agora mete o símbolo original da Briosa, sem o canteiro das flores.

Joao disse...

Não podia enaltecer o símbolo da AAC sem essa agressividade gratuita? Eu enquanto adepto da Académica e cidadão de Coimbra por vezes sinto-me envergonhado com o teor de alguns "artigos" aqui colocados.

João António disse...

Podia dizer "podia mas não era a mesma coisa"
Mas é mentira porque não creio ter havido qualquer agressividade. Apenas foi descrito o emblema da Académica e comparada a sua genuinidade com outras meras fotocópias.

De resto, você diz que é adepto da Académica, mas aqui neste blogue acreditamos que somente é adepto da Académica quem APENAS é adepto da Académica.
Como aparentemente você não é APENAS da Académica, a sua frase "envergonhado enquanto adepto da Académica" não é válida nem é de lamentar. Certamente estará envergonhado é com a sua parte adepta extra-Académica.

Joao disse...

Mais uma vez voltamos ao mesmo, eu faço uma observação e a resposta é uma agressão gratuita em relação à minha relação com o clube. Não lhe diz respeito a minha preferência pessoal nem isso é relevante para a análise de um logotipo ou símbolo. Uma coisa é ser APENAS adepto da Académica, outra é ser simplesmente desrespeitoso para com terceiros.

... disse...

Por acaso às vezes pergunto-me se isto é futebol ou o Jardim Zoológico. Pelo menos nos 3 estarolas o que para lá não faltam são macacos e bois !! :)

cris disse...

Fiquei a saber que nao sou adepta da Académica só porque tenho outro clube (neste caso o Benfica) --'
Por amor de Deus as pessoas que têm outro clube sao tao adeptas da Briosa como o senhor.
Eu sou adepta da Academica com muito amor e orgulho mas tambem sou Benfiquista.
Agora dizer isso é de lamentar vindo da sua parte.

Anónimo disse...

Não concordo com a forma como algumas pessoas exprimem aqui a sua opinião, mas isso parte da minha educação que me leva a respeitar gostos diferentes dos meus. Julgo que ninguém pode negar a ligação que o simbolo da AAC tem à cidade e à sua tradição e poucos são os clubes que podem associar o seu simbolo as suas origens com alguma lógica. Quanto a quem é adepto da Académica e quem não é... eu sou adepto da Académica e sou simpatizante de outro clube, mas nunca (nem que valesse um campeonato) eu iria ao estádio gritar pelo nome do meu outro clube enquanto defrontasse a académica. Sou da Académica sempre. Os outros que se dizem academistas e que 1 ou mais vezes ao ano apoiam outro clube que joga contra a Briosa sabem bem que têm nome... São camaleões. A única coisa que sinto quando assisto a esse facto "camaleonico" é tristeza, nada mais.