ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ASSISTÊNCIAS DA ACADÉMICA SOBEM 20%

Com o fim da 1ª volta da Liga ZON Sagres, voltamos a analisar as ‘médias’ de assistências da Académica de Coimbra.

Mais uma vez, o valor da 'média' será substituído por MEDIANA, pois este é o valor que pode e deve ser usado em qualquer altura do campeonato, uma vez que elimina as variações dos valores de assistências originadas por factores extremos como um dia de mau tempo ou a visita de um Estarola (o mais indicado seria usar a média juntamente com o desvio padrão, mas é mais difícil de interpretar). A MEDIANA diz por isso a verdade sobre as assistências, dando o valor no meio dos dados ordenados, o que indica que metade dos jogos tiveram assistências inferiores e a outra metade superiores a esse valor.

Aqui ficam os valores das últimas épocas relativamente à Académica de Coimbra:
(clique na imagem para ampliar)

Até ao momento a Mediana das assistências subiu 20% em relação à época passada, de 3.351 para 4.014. Tal como mencionado antes, esta Mediana representa um valor típico de espectadores que apoiam a Briosa no Estádio Cidade de Coimbra, significando que metade dos jogos tiveram assistências inferiores e a outra metade superiores a esse valor. O valor das médias também subiu, mas é pouco relevante visto que a Académica já recebeu grande parte das equipas mais mediáticas da Liga. Em alguns desses jogos, tal como frente aos Estarolas, há muitos espectadores presentes no estádio que não são da Académica e por isso não interessa entrarem nos valores de assistência que se pretende que continue a aumentar.

Apesar de os actuais valores de assistências terem melhorado em relação às últimas épocas, continuam muito aquém dos verificados na época de 2007/08, bem como nas épocas anteriores a essa.

Não esquecer também que a melhor assistência da época passada e desta época foram nos jogos das meias-finais da Taça, com 20.255 e 14.357 espectadores, respectivamente.


No que diz respeito às assistências da Liga ZON Sagres:
(clique na imagem para ampliar)

Olhando para a Liga ZON Sagres vemos que apenas 5 equipas aumentaram os seus valores de Medianas: a Académica, as duas equipas de Lisboa, a U.Leiria e o Beira-Mar. Quanto à Académica, esperemos que a subida de 20% seja uma tendência para manter reflectindo a ligação entre a cidade e o clube. Quanto às equipas de Lisboa, o motivo das subidas é óbvio, basta olhar para as bancas dos jornais e ver as toneladas de publicidade já emitida. Quanto à U.Leiria, podia ser uma surpresa até dada a sua deslocação para a Marinha Grande, mas a verdade é que 6 dos 7 jogos realizados pelo U.Leiria em casa até ao momento foram contra os 7 primeiros classificados. De forma semelhante, o Beira-Mar já recebeu os 4 primeiro classificados. Por outro lado, poderá haver equipas que ainda não tiveram jogos mediáticos em casa, o que apesar de não ter impacto directo na Mediana pode afectar estes resultados ao fim da 1ª volta.

Nota para as habituais discrepâncias entre os valores de média e Mediana de algumas equipas. O Marítimo e Beira-Mar voltam a ser exemplos de como estas variáveis funcionam. No caso da equipa situada na Ilha da Madeira, é muito menos afectada por variações de assistências em jogos com outras equipas, e adicionando ao facto de ter a capacidade do seu estádio limitada por obras, tem um valor de média e Mediana praticamente iguais. Já em sentido contrário, o Beira-Mar tem um valor elevado para a média que é claramente afectado por jogos pontuais com bilhetes baratos para adeptos maioritariamente de equipas adversárias. A realidade é que as assistências dos restantes jogos do clube variam entre 2.000 e 2.600 espectadores (talvez precisamente por se promoverem as equipas Estarolas em detrimento da equipa da casa). Mais uma vez, a média neste caso iria apenas ocultar a verdade escondida, que é evidenciada pela Mediana.
A Mediana representa de facto o 'valor típico' de adeptos da equipa visitada que se deslocam ao estádio.

O valor geral da Mediana da Liga Portuguesa, confirma a sua tendência de diminuição. Este valor, indica que em metade dos jogos realizados nesta época da Liga ZON Sagres estiveram menos de 3.486 espectadores.

A título de curiosidade, 6 dos 120 jogos realizados (equivalente a 5%) tiveram menos de 1.000 espectadores. Da mesma forma, 28% dos jogos realizados na Liga tiveram menos de 2.000 espectadores e 40% dos jogos tiveram menos de 3.000 espectadores. Certamente virá a imprensa anunciar médias de 10.000 espectadores, mas é areia para os olhos. Até podem haver todas as jornadas 1 ou 2 jogos de Estarolas com muito mais que 10.000 espectadores que fazem subir a média, mas a realidade é que 70% dos jogos realizados tem menos de 10.000 espectadores.

ESTÁDIOS VAZIOS = PORTUGAL

Os motivos das assistências miseráveis em 70% dos jogos portugueses podem ser muitos, mas no essencial é óbvio que se 95% da população é levada a apoiar 3 equipas não sobram adeptos para as restantes.
UM ARTIGO COMPLETO COM UMA ANÁLISE DOS MOTIVOS E O COMPARATIVO ENTRE AS ASSISTÊNCIAS DA ACADÉMICA E PORTUGAL COM O RESTO DA EUROPA, RELATIVAMENTE À ÉPOCA PASSADA (2010/11), ENCONTRA-SE AQUI NO BLOG:
http://academicasempre.blogspot.com/p/assistencias-da-academica-em-portugal-e.html

Os dados usados foram retirados do site da LPFP, que apesar de apresentar frequentemente valores dúbios, serve para tirar uma boa ilação.

6 comentários:

Anónimo disse...

Há aqui só um reparo a ser feito sobre os 6 jogos com menos de 1000 pessoas. Metade desses jogos devem ter sido do Feirense quando jogou em casa emprestada em Aveiro. Desde que voltou a casa tem tido médias da ordem dos 2000 espectadores, sem contar com os que naõ terao sido contabilizados por erros de sistema dos primeiros jogos.

Saudações feirenses

jprs disse...

João é louvável essa tua luta mas quer querias quer não a verdade e a sensação que temos é que somos todos os anos menos... Este ano se não fosse a zona da mancha estava literalmente às moscas

João António disse...

Sim jprs, é verdade que a Mancha tem ganho uma proporção de adeptos da Académica no estádio cada vez maior. É até incrível um clube onde 1/3 dos adeptos pertencem à claque, mas são na mesma adeptos no estádio a apoiar a Briosa. O que se pode concluir a partir daí é que cada vez mais ir ao estádio apoiar a Briosa é uma causa em vez de um passatempo. Para passatempos há outras coisas que devem ser mais confortáveis para as pessoas, nem que seja ficar no sofá a ver pela tv...

Anónimo disse...

Errado, o Beira-Mar é, aseguir aos estarolas, braga, guimaraes, o clube com melhores assistencias. Devias por o link de onde tiras esses dados.

João António disse...

A assistência mínima da Académica este ano foi parecida com a máxima do Irão-Mar contra clubes não-estarolas:
Beira-Mar - Sporting Jornada nº2 15.548
Beira-Mar - Leiria Jornada nº4 2.587
Beira-Mar - Rio Ave Jornada nº6 2.148
Beira-Mar - Benfica Jornada nº8 17.845
Beira-Mar - Feirense Jornada nº10 2.090
Beira-Mar - Porto Jornada nº12 4.628
Beira-Mar - Braga Jornada nº14 2.632

http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?epoca=20112012&competicao=liga_zon_sagres&clube=beira-mar&info=Clube

Madalena disse...

Não gosto do V. Guimarães, e tb critico negativamente o fato de eles não deixarem que hája casas dos 3 estarolas em Guimarães, não é por isso, que não deixa de haver cidadãos guimaranenses que sejam de um dos estarolas, mas aprecio o seu apoio incondicional ao clube, tanto dentro como fora, apesar de este ano as coisas estarem um pouco abaixo do que é habitual, no último jogo com a Briosa, fiquei admirada tão poucos, a única razão que me ocorre e justifica tão pobre apoio guimaranense, deve-se ao fato de ter sido a uma 6ª fiera à noite e a horas pouco convidativas p/ quem quer apoiar a sua equipa fora, e isto é válido p/ os outros clubes. Veja-se o fato de a meio de uma semana marcarem o jogo da taça Oliveirense-Académica p/ as 20h.15, é o mesmo que dizer : "não à ida de adversários, e á festa que devia ser a taça de Portugal, custava colocarem o jogo num fim de semana que fosse de taça da liga?