ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CARTA ABERTA AO SR. JORGE JESUS

Coimbra, 18 de fevereiro de 2013.

Sr. Jorge Jesus,

Ontem o atleta da AAC/OAF Edinho veio expressar publicamente a sua indignação perante as palavras que o Sr. proferiu contra a AAC/OAF, os seus atletas e equipa técnica. Segundo Edinho, o Sr. Jorge Jesus, após o final do encontro de ontem à noite, disse que "a Académica não joga um caralho e devia descer de divisão". Uma vez que as palavras do atleta me merecem todo o crédito e como não li nem ouvi nenhum desmentido por parte da sua entidade patronal, nem o senhor proferiu qualquer declaração em sentido contrário, considero que essa miserável frase existiu mesmo.

Devo informá-lo que, se descermos de divisão, desceremos com honra! A Associação Académica de Coimbra busca outras realizações e os seus ideiais vão muito para além de uma simples vitória a qualquer preço num qualquer jogo de futebol. Informo-o também que, muitas vezes, a Associação Académica de Coimbra desceu de divisão, mas nunca sentiu menos apoio dos seus adeptos. Estes nunca abandonam à sua sorte uma Instituição centenária que amam e respeitam pela sua história, ideais e diferenciação perante outros emblemas que são apenas clubes! Informo-o também que logo após a revolução de abril de 74, o maior ataque ao futebol na Associação Académica de Coimbra veio do próprio seio da Academia, mas nem assim o futebol na Académica morreu! Um punhado de heróis lançaram-se na árdua tarefa de salvar o orgulho de milhares e milhares de académicos. Teve até de se mudar o nome da Instituição, mas conseguiu-se salvar este estado de alma, este sentir diferente, esta irreverência tão mal vista por alguns! Ainda no final do século passado a AAC/OAF esteve onze épocas consecutivas na segunda divisão do futebol nacional, fruto do maior escândalo de corrupção desportiva jamais visto até então no nosso país. Informo-o que durante esse período havia mais espetadores nos jogos disputados em casa do que na atualidade e que não houve um único jogo fora de portas em que os adeptos da velhinha AAC não estivessem representados! Percebe o que isso significa? Estou certo que não, uma vez que a sua falta de humildade o faz esquecer tudo o que passou até conseguir ser treinador do Sport Lisboa e Benfica. Tal como a humildade, também a boa memória não deve ser uma das suas características como ser humano. Certamente também não se lembra que afirmou, quando treinava o Sporting de Braga, que não conseguia ganhar ao Benfica. "Ganhar ao Benfica, só na playstation"! Todos sabemos porque aconteceram essas declarações, mas agora, a cegueira de querer ganhar a qualquer preço e a falta de humildade que o faz esquecer o passado, leva-o a proferir declarações miseráveis contra uma Instituição centenária e contra os seus atletas e treinadores! O Edinho tem toda a razão, o senhor não tem estrutura moral para ser campeão! A sua falta de ética assim o determina, tal como se comprova com mais uma sua frase célebre: "o fair-play é uma treta". O senhor pode ser campeão, em termos desportivos, quantas vezes quiser, que nunca terá estrutura moral para ser UM VERDADEIRO CAMPEÃO! Parafraseando o Prof. Manuel Machado: "um vintém é um vintém"...

Para além da vergonhosa frase que transcrevi atrás, o senhor afirmou também que a Académica "não quis jogar", quando comentava a atitude mais defensiva da AAC/OAF no jogo de ontem. É mais uma das suas tristes declarações a que, infelizmente, vamos estando habituados. Mais uma vez lhe peço para fazer um esforço com a sua fraca memória e relembrar o jogo com o Barcelona que realizou em casa para a Liga dos Campeões. A sua equipa jogou sempre com oito ou nove jogadores atrás da linha da bola e lances houve em que estava a defender dentro da área com oito homens contra apenas um atacante adversário! Se não queria jogar esse jogo, porque se deu ao trabalho de aparecer?

Para terminar, essa sua atitude inqualificável perante a AAC/OAF, só fez com que eu passasse a ser um fervoroso "torcedor"  de todos os adversários do Sport Lisboa e Benfica enquanto o senhor estiver nas funções de treinador desse clube. Assim como eu, estou certo que muitos indignados farão o mesmo! Eu sei perfeitamente que isso "não o aquece nem arrefece", uma vez que a sua arrogância o impede de ver para além do seu umbigo, mas fica a informação para seu conhecimento.

Sem mais, subscrevo-me,

Pedro Santos
Sócio da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol

24 comentários:

Anónimo disse...

Like!

cincoAzero disse...

excelente!

Anónimo disse...

Muito bom.

Anónimo disse...

Caro Pedro Santos, para o elucidar acerca do tal jogo defensivo feito pelo Benfica contra o Barcelona e acerca dessa "sua" visão de 8 jogadores contra apenas um, deixo-lhe dois links que o aconselho a (re)ver:
- http://relvado.sapo.pt/liga-campeoes/valdes-elogiou-ataque-benfica-439748 esta foi a atitude dos jogadores do Barcelona perante o autocarro do Benfica.
- https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200708978872097&set=a.1341499262784.2049276.1390266547&type=3&theater Uma imagem já não vale mais que 1000 palavras, pois pode ser manipulada a seu belo prazer, dependendo do enquadramento que tem! Está aqui aquela imagem a que se refere, e que recordo-lhe, é precedida de um pontapé de canto! Certamente não quereria que num pontapé de canto uma equipa defenda apenas com os 4 jogadores da sua defesa pois não?
Quanto à frase proferida, só quem nunca jogou futebol é que não percebe a adrenalina que se vive dentro de um jogo de nervos como foi aquele, cuja vitória chegou e BEM com uma grande penalidade no último minuto das compensações!
Tenha juízo!

Anónimo disse...

Muito bom!

Anónimo disse...

Lamento,pois em momento algum ouvi o treinador do Benfica dizer tal coisa mas ouvi sim em plena conferencia de imprensa elogiar o facto da Academida do qual sou adepto estar bem defensivamente mas são opiniões mas caso ouça como é obvio não deixarei de repudiar tal absurdo.

Anónimo disse...

Vale o que vale !!!! A educaçao nao depende da adrenalina! ainda para mais vindo de quem vem, que é useiro em desintelingencias!! Haja juizo e bom senso! Os grandes sao sempre beneficiados , mas nao precisam de ter gente tao pequena a trabalhar para eles e mt menos gente tao obtusa a defende los!!!!

Anónimo disse...

Apenas um comentário para um "Anónimo" que "pede" ao autor deste texto "Tenha juízo".
Pois bem, independentemente do SLB ter jogado melhor ou pior frente ao Barcelona (pessoalmente, sendo português, torcia para melhor resultado nacional) e da dita adrenalina, existem valores éticos e morais que deveriam ser mantidos, demonstrando um respeito pelas Instituições. A quente, como pelas suas palavras terá jogado futebol, tudo se diz, mas Nunca ferindo uma instituição dessa forma! A si e ao Sr. Jorge Jesus peço: Tenham educação!

Anónimo disse...

Esse tal jesus é muito burro,falta de humildade,estupidez,arrogancia e muitas outras coisas negativas.....diria mesmo um grande nojento.briosa sempre.é uma perda de tempo dar "conversa"a este miseravel....

Carlos Moás disse...

Muito bem.
Mas o que se poderia esperar deste autêntico troglodita fruto das fezes, que arrota por baixo e por cima?

O Edinho é grande! disse...

O treinador do Benfica devia estar bem lá no fundo nos parâmetros de humildade... é que descer de divisão não está no currículo de todos! Enfim, tenho vindo a constatar que há uma enorme frustração deste badameco no que toca à nossa mágica Briosa, o que vindo de um analfabeto é perfeitamente natural. Malta, façam como eu e como muitos academistas que já expressaram essa opinião: enquanto o Benfica for orientado por este malandro do Cais do Sodré queiram o pior do clube (eu até simpatizo, não muito, com o Benfica). Saudações academistas!

Pedro Madeira disse...

Apoio incondicionalmente esta carta aberta. Quanto às ofensas proferidas pelo Jesus, recordo que "as ofensas são como as prendas. Se não forem aceites ficam com quem as dá..." E a falta de nivel, falta de educação, falta de humildade e ausencia de ética do Jesus são por demais evidentes...

Briosa SEMPRE disse...

Adoro quando nos odeiam, é sinal que alguma coisa fizemos bem!
E não, não descemos mas o benfica tb não será campeão.

Victor Martins disse...

Para o anónimo das 5:15 e como o próprio disse uma imagem vale mais que mil palavras por isso aconselho-o a ver esta e a contar bem quantos jogadores do benfica estão dentro da área contra apenas e só um do barcelona. Quanto ao juízo que aconselha aos outros, quem comenta como anónimo não tem moral para dar lições a ninguém.

Victor Martins

Anónimo disse...

Pois eu, ao contrário desse senhor, que pouco acredito que tenha passado apenas agora a "um fervoroso "torcedor" de todos os adversários do Sport Lisboa e Benfica", eu, que sempre fui simpatizante da Académica (nasci em Coimbra e até o único CD que comprei, associado a clubes, foi um da Mancha Negra), estou cada vez mais inclinado a deixar cair essa simpatia, pela cada vez mais patente falta de isenção demonstrada. A AAC que não se deixe ir naquilo que muitos clubes mais pequenos (sim, pois eu ainda considero a Académica um clube superior) têm feito. Haja coerência e que se demonstre, dentro e fora de campo, a mesma garra, vontade, empenho e até revolta, contra todos e não apenas contra o habitual. Não se deixem levar por ladaínhas aprendidas noutros sítios. A Académica é o clube que é e tem os aficionados que tem, devido à sua imagem e à sua integridade. Que se verifique realmente que "a Associação Académica de Coimbra busca outras realizações e os seus ideiais vão muito para além de uma simples vitória a qualquer preço num qualquer jogo de futebol"... Pois não foi isso que eu vi e o que estava em causa nem era, claramente, uma vitória. Tanto por um empate e hoje tanto por uma derrota mais que merecida? Assim põe-se a jeito de dar razão ao Jesus, com muita pena minha. Um abraço

Anónimo disse...

Fantastico texto.
Subscrevo.
No dia em que aquela personagem disser alguma coisa de jeito, avisem-me.

Anónimo disse...

Muito Bom! É por isto que o futebol em Portugal é uma treta, só os chamados de "tres grandes" é que interessam e são claramente benificiados quer no sorteios quer nos jogos. Briosa Sempre! Se perderes eu quero lá saber desde que te possa ver até morrer!

Anónimo disse...

Esses nojentos que vestem de encornado só fazem e dizem merda, são uns paladinos da verdade desportiva, mas da deles, ou seja, ganhar a qualquer custo...
Se aquilo de ontem é penalty eu sou chinês...
Saudações desportivas

Jose Silvestre disse...

Concordo com quase tudo que foi dito,ele merece isso e muito mais e arrogante,penca que so ele e que bom.
Atras dise que concordadva com quase tudo,pois a palavra C****** e que nao concordo,mas sei que quando escrevemos algo a quente isso acontece

Anónimo disse...

Muito bem Pedro Santos, é isso mesmo!!! O atrasado mental do JJ e o benfas que tenham o maior insucesso possível...

Anónimo disse...

Eu próprio não diria melhor. Embora ache que esse pseudo-senhor de nome Jorge Jesus não mereça sequer metade da atenção que está a receber.
Parafraseando o antigo secretário de estado da cultura só tenho a dizer o seguinte: Oh Jorginho vai tomar no c*****

Alex disse...

Prefiro ser adepto de uma Académica na 2ª Divisão do que adepto de um benfica destes, mesmo que alguma vez fosse campeão:
http://www.youtube.com/watch?v=9Gi2jB2GurQ

Eis o fairplay e o jogo honesto do Jorge Jesus.

P MENDES disse...

É a 1ª vez que escrevo mas gosto muito de ler o blog. A carta está bem metida mas está-se a fazer deste pseudo caso um drama quando é uma situação que acontece todos os jogos em todo lado.
Sendo simpatizante da Académica vejo estas coisas do futebol um pouco mais distante de voçês. Já fui treinador (tenho o 2º grau) de miudos para saber que no fim de jogos com tudo em alvoroço acontece sempre estas situações. É o proprio calor do jogo e estamos a 1000 coisas naturais. Lembro-me há 2 anos ter empatado um jogo no ultimo minuto depois de 1 canto que não foi e eu mesmo sendo adjunto insultei tudo e todos até miudos de 15 e 16 anos vejam bem, portanto estas coisas sao naturais, o que não é natural é o Edinho vir com esta conversa para a Comunicação Social. Não sei se sabem há um codigo no futebol que o que acontece no campo fica aí no campo pois se fosse assim ninguém se falava e mesmo amigos de longa data deixavam de o ser. É um jogo de futebol onde todos querem ganhar natural que "bocas" de toda a especie aconteçam. Mas ficam ali depois tudo se esquece. O Edinho também sabe disso por isso digo já foi infeliz ao divulgar uma "boca" que acontece em todo lado, era esquecer e ir em frente e na altura responder-lhe á letra por exemplo "e tu a atacares assim só serás campeão na Playstation" isso sim era bem metido agora vir com queixinhas...
Quanto a Jesus tem razão é mal educado, convencido, egocêntrico, provocador, etc enfim um traste de pessoa o que é pena pois tecnicamente, tacticamente, a nível de treino é o melhor treinador do futebol Português (sei do que falo) mas por ser como é nunca vai sair do país quando tem qualidades até para treinar grandes a nível europeu.

Anónimo disse...

De facto meus amigos, o que esperar de uma pessoa sem valores morais, que chega ao Benfica sem saber como e que com o dinheiro que ganha não contrata um professor para aprender ao menos a falar? Um autêntico Bossal que não será de facto campeão...nem desportivamente. Não tem equipa e não sabe treinar!