ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 15 de maio de 2007

A DEFESA - CALCANHAR DE AQUILES?

Como se disse anteriormente, agora que as incidências da temporada futebolística já terminaram, é altura de fazermos uma análise ao que se passou com a equipa de futebol profissional da Briosa. Neste post vou-me debruçar sobre o sector defensivo da equipa. Posteriormente avançarei para os restantes sectores. Quanto à posição de guarda-redes não há muito a dizer, a não ser que tem de se reforçar com muita urgência pois não podemos ter apenas um guarda-redes de categoria no plantel. Vamos então aos defesas.

Nuno Luis - Excelente profissional, mas que já chegou ao final da carreira como futebolista profissional. Só temos de agradecer-lhe as épocas que dedicou à Briosa.

Sarmento - É um jovem a quem reconheço algum valor. No entanto, parece-me que não tem conseguido impôr-se desde que Manuel Machado apostou nele para a lateral diraita da defesa. Por enquanto não poderá ser mais do que uma segunda opção para o lugar.

Lino - Começou a época a jogar numa posição que não lhe era familiar e na qual as suas características não se enquadram. Com a sua qualidade técnica, exige-se que jogue sempre numa posição mais adiantada. Indiscutivelmente, a grande contratação do defeso.

Vítor Vinha - É um atleta que ainda tem muita margem de progressão pela frente. Foi o melhor defesa esquerdo da equipa. Deveria ser uma aposta firme para a próxima temporada.

Lira - Foi um jogador que efectuou alguns jogos razoáveis na época anterior. Retornado em Janeiro deste ano, nunca conseguiu obter a confiança de Manuel Machado. Poucas possibilidades de se tornar o defesa esquerdo titular da formação.

Litos - Confesso que foi um jogador em quem depositei grandes esperanças após a sua contratação. Infelizmente, demorou muito tempo a exibir-se a um nível satisfatório, só o conseguindo no final da temporada. Espero que na próxima comece com o pé direito.

Medeiros - Não é jogador para ser titular de uma equipa da 1ª liga. Será sempre uma opção de recurso. Contratação claramente falhada.

Káká - Tal como Vítor Vinha, é um atleta que ainda pode ir longe. A sua velocidade, aliada a um grande voluntarismo, faz dele o companheiro ideal de Litos, pois completa-o na perfeição. Terá de melhorar muito a sua consistência para que não cometa muitos dos erros infantis que custaram alguns preciosos pontos nesta época.

Danilo - Nunca poderá almejar a mais do que ser o 4º central do plantel.

De Sonkaya nem vale a pena falar...

O sector defensivo da equipa foi, sem dúvida, o grande calcanhar de aquiles durante a temporada que está agora no final. A falta de um lateral direito de categoria foi sempre uma lacuna demasiado evidente. A aposta tardia em Vítor Vinha para o lado contrário também ajudou aos problemas verificados, uma vez que Lino não é, obviamente, um defesa lateral. No centro, o flop Medeiros, aliado às dificuladades evidenciadas por Litos durante uma boa parte da época, revelaram-se fatais numa zona fulcral do terreno de jogo.

Sem comentários: