ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 31 de maio de 2011

JORNAIS ESTAROLAS NÃO PARAM EM FÉRIAS

É preciso estar em Portugal para ver diariamente violados os mais básicos direitos de igualdade. Recentemente um tribunal português até deu razão a uma providência cautelar interposta por uma Partido político sem assento parlamentar, que exigia a realização de debates frente a frente com todos os partidos concorrentes às legislativas.
Em Portugal já se sabe que os que à partida foram feitos de grandes e conquistaram rebanhos à custa da imprensa, irão continuar a ser cada vez maiores, sempre à custa dessa imprensa que não se preocupa em cumprir qualquer princípio deontológico.

Nos últimos dias tem-se assistido a uma campanha por parte de um jornal Lisboeta que (acredito que isto não pode ser legítimo) se declara jornal desportivo nacional (link). Esse jornal vai já no 8º dia consecutivo a apresentar capas dedicadas ao clube da sua cidade de que se diz independente.
O que se tem passado é uma autêntica propaganda a tentar dar uma falsa ideia de grandiosidade ao clube que nas últimas 3 décadas ganhou títulos da mesma gama que Boavista ou V.Setúbal, e que apresenta assistências semelhantes a Sp.Braga ou V.Guimarães... E esses feitos apesar desta massiva publicidade ininterrupta que já dura desde as suas origens. Obviamente, GRANDES serão os que fizeram o mesmo e melhor sem esta gigante ajuda.
O resultado da constante propaganda já se sabe, é um país em que mais de 90% da população apoia 3 clubes. Isto é consequência do ciclo vicioso alimentado à partida por uma imprensa que no fundo faz aquilo que não deixa que o povo faça, ou seja, apoiar a sua equipa local.

Para terminar, é preciso parar e pensar por exemplo a diferença que causaria um proclamado jornal desportivo nacional disponível em todas as bancas passar toda a pré-temporada a colocar imagens e slogans da Académica em todas as capas. Iríamos ter a mesma assistência? Iríamos ter os mesmos patrocínios?
Mas o que se vê são adeptos da Académica a apelar à direcção para fazer mais publicidade ao clube e aos jogos. Pois, em breve também será também preciso fazer publicidade à Académica para tentar arranjar patrocinadores.
Mas afinal, de quem é a culpa!?...

8 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não acompanhar o João António na cor clubistica, acompanho e subscrevo o post.

Igualdade acima de tudo!

Anónimo disse...

Eu tambem nao acompanho o joao antonio na sua cor clubistica. Eu sou da Academica...

Anónimo disse...

Muito bem! Política e futebol é um nojo!! e a imprensa é a culpada!!

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião, diria que estas coisas não funcionam no sentido que este post gostaria que funcionassem. Fala-se muito dos jornais darem primazia aos três grandes, em especial ao Benfica, mas se tivermos em conta que um jornal é um negócio em que o que conta mais é vender ao número máximo de pessoas, é mais do que natural que se olhe para o mercado disponível e, constatando que 90% da população é desses clubes, se dê maior foco a esses.

Se a título de experiência se passasse uma pré-epoca com o foco num clube de menor dimensão (a Académica ou outro qualquer), não seria essa sim uma forma de viciação da opinião portuguesa sobre o panorama dos clubes de Futebol? Benfica, Porto e Sporting não se tornaram populares ontem! Foi ao longo de várias décadas de conquistas e com o acumular de massa adepta. O próprio Braga, que vai tendo mais foco nas capas de jornais, obteve-o por via do sucesso desportivo e não o contrário.

Desenvolvimento e sucesso para clubes mais pequenos, sim, mas acho que o problema não está nesta questão dos jornais.

João António disse...

Essa podia ser a história do ovo e da galinha... qual apareceu 1º?... O que importa é que estão ambas relacionadas.
É natural que os jornais queiram vender, ainda mais sendo 3 a competir entre eles. Mas não deixa de ser verdade que eles é que fazem o que vendem. Se colocassem os 3 jornais capas do Braga, os clientes não iam deixar de comprar o seu jornal diário. Se o fizessem frequentemente, o produto passava a vender normalmente.
O que está errado em Portugal é a diferença aberrante entre os 3 estarolas e os restantes clubes. O Braga só teve capas partilhadas na meia-final e final da Liga Europa. 2 partes de capas em 365 dias. Nos últimos 50 anos, 365 dias por ano há publicidade diária aos 3. Qual tinha de ser o resultado disso? Mais adeptos, mais patrocinadores -> mais dinheiro -> mais sucesso.
Aliás, o Sp.Lisboa é a prova desse efeito (sem a parte do sucesso). Como é que alguém no seu perfeito juízo que tenha menos de 30 anos e viva numa cidade onde haja um clube de futebol de 1ª Liga pode optar por apoiar uma equipa de outra cidade que não significa nada e nem sequer ganha nada?

Compreendia-se que, digamos, 50% da população apoiasse 3 estarolas. Nunca os 90 ou 95% que acontecem. Este é um dos raros países em que isso acontece (o outro é talvez a Grécia). O resultado, 30% dos jogos realizados com menos de 2000 adeptos a assistir. Um dos grandes motivos para isso? Não é preciso sair do mesmo lugar para ver, basta entrar em qualquer site desportivo de Inglaterra e procurar atalhos para 3 ou 4 clubes específicos... ou em Espanha, ou em Itália, ou na Alemanha. Nunca! até podem haver mais notícias para as equipas em alta, mas quando há atalhos é para todos. Em Portugal, todos os sites têm o ridículo de colocar atalhos em evidência para os 3 Estarolas, e alguns nem sequer em nenhum lado têm ligações para as restantes equipas.

diconvergenciablog disse...

Pois, pois.
Se fosse pelas vitorias e dimensao o FCP vinha todos os dias na capa e nao vem! Raramente faz capa. Por isso... é estranho na mesma. Por isso nem digas que sao 3 estarolas, sao 2 SLB e SCP. E o Porto é a mil a melhor equipa Portuguesa. Bem, é para vender, nao ha muito a fazer. E, o pessoal compra jornais por verem na capa que um gajo do slb partiu uma unha, acredita.

Anónimo disse...

Tou-me pouco cagando para o que os "jornais" desportivos. O que eles fazem não é jornalismo. Há blogs com mais informação que eles, e não é por isso que eles, os bloguistas, têm a carteira de jornalistas. Não lhes chamem jornais!!

CDBeja disse...

eu sou de Beja e faço aquilo que 99% da população bejense não faz.
Apoiar a equipa local.
Essa é a razão porque apoio este blog, não sou adepto da Académica, mas este blog defende que todos os portugueses deviam apoiar os clubes locais e não os 3 estarolas.
Abraços de um alentejano !