ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 8 de fevereiro de 2005

SERÁ QUE JÁ ESTAMOS CONDENADOS?

Provavelmente este pensamento passará pela cabeça de muitos academistas que, de jornada para jornada, vêm o caminho para a manutenção da nossa Briosa na Superliga cada vez mais difícil. Neste momento estão disputadas vinte jornadas e a Académica conseguiu apenas treze pontos, fruto de três vitórias e quatro empates. Sabe-se que o número mínimo de pontos que costuma assegurar a manutenção das equipas cifra-se entre os trinta e quatro e os trinta e seis pontos. Nesta perspectiva, podemos afirmar que a Académica terá de fazer trinta e cinco pontos para ficar a salvo de qualquer contrariedade. Assim, nas catorze jornadas que faltam para o final da liga, a Briosa terá de fazer, no mínimo, vinte e dois pontos. Será assim tão difícil? Vejamos o calendário:

Na próxima jornada, a vigésima primeira, recebemos o Nacional da Madeira. É óbvio que será um jogo extremamente difícil, não só pela qualidade da equipa madeirense, mas também pelo facto do treinador ser João Carlos Pereira, que conhece como ninguém a equipa da Briosa. Esta partida terá de ser o arranque para a recuperação, sob pena de ficarmos irremediavelmente condenados. Aqui só os três pontos interessam, pelo que ficaríamos com dezasseis.
De seguida vamos a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, equipa que ainda não está completamente fora da luta pela manutenção, mas que vive tempos de algum desafogo, desde que Ulisses Morais passou a ser o treinador. Os jogos fora serão de extrema dificuldade pelo que um ponto nesta partida será absolutamente necessário. Ficaríamos com dezassete.
Na vigésima terceira jornada iremos receber o Vitória de Setúbal. Mais um adversário dificil, quer pela qualidade da equipa, quer pela posição tranquila que ocupa na classificação. Apesar de muito duro, este jogo também terá de ser vencido e a mudança de treinador nos sadinos poderá dar uma ajuda. No final desta jornada ficaríamos com vinte pontos.
Na jornada seguinte iremos à Madeira. É extremamente complicado conseguir pontuar nos Barreiros, pelo que a derrota será, infelizmente, o resultado mais provável, o que nos deixa com os mesmos vinte pontos que teríamos na jornada anterior.
Na vigésima quinta jornada recebemos, no "Cidade de Coimbra", o Rio Ave. Mais uma equipa tranquila que tem feito um campeonato de bom nível. Jogo muito dificil mas cuja vitória não será uma missão impossível. Para melhorar a situação, os vilacondenses acabam de vender o passe do seu "maestro" Ricardo Nascimento ao Seul FC, da Coreia do Sul. Cumprida esta jornada ficaríamos com vinte e três pontos.
Depois, vamos até Leiria para disputar um dos dérbis mais aguardados pelos academistas. A União está tranquila, mas tem perdido pontos no seu reduto, pelo que ir arrancar um empate nas margens do Liz não será assim tão irreal. Depois deste jogo teremos amealhado vinte e quatro pontos.
Na vigésima sétima jornada virá a Coimbra o Estoril, clube que deverá estar a lutar directamente com a Académica pela manutenção na Superliga. É óbvio que o único resultado para este tipo de jogos é a vitória, passando a somar no final desta jornada vinte e sete pontos.
De seguida iremos a Belém. Mais um jogo de um grau de dificuldade extremo. Apesar de última época termos regressado com o "saco cheio" do Restelo, temos de ser realistas e aceitar o facto de que o Belenenses é superior à Briosa, sendo a derrota um resultado normal. Continuaríamos com vinte e sete pontos.
A jornada vinte e nove reserva-nos mais um jogo importantíssimo e em que os atletas da Académica não poderão falhar. Trata-se da recepção ao Penafiel que, por esta altura, também deverá estar envolvido na luta pela fuga à despromoção. Só a vitória interessa, pelo que passaríamos a somar trinta pontos.
Na trigésima jornada, mais uma derrota se anuncia pois a Académica vai ao estádio do Sporting. Continuaríamos com trinta pontos.
Na trigésima primeira jornada virá a Coimbra a difícil equipa do Boavista. Se bem que uma vitória não seja completamente impossível, estou a tentar ser o mais realista possível, pelo que o empate seria um resultado que pode não comprometer as aspirações da Briosa. No final desta jornada ficaríamos com trinta e um pontos.
Seguidamente teremos uma viagem curta até Aveiro. Mais uma equipa "do nosso campeonato". Aqui uma vitória seria decisiva, mas o Beira-Mar também lutará muito pelos tão necessários pontos, pelo que um empate será um resultado mais plausível. Uma coisa é certa: perder em Aveiro poderá deitar tudo a perder para os lados conimbricenses. Acontecendo o empate neste jogo, a Briosa passaría a somar trinta e dois pontos.
A penúltima jornada terá de ser a da salvação da Briosa, uma vez que na última iremos ao Estádio do Dragão, sendo a derrota quase uma certeza. Nestas circunstâncias teremos de vencer, custe o que custar, o Moreirense. Esta será a final que decidirá a sorte de toda uma época. Estou convencido que se a Briosa, tiver conseguido os trinta e dois pontos até aqui, ficará na Superliga, pois o Moreirense não terá hipóteses face à moralização dos atletas e à certeza de um estádio cheio para apoiar os estudantes.

É óbvio que tudo isto são conjecturas, possibilidades que muitas vezes não se concretizam na realidade. No entanto, pretendo demonstrar que se a Académica tiver uma prestação quase exemplar nos jogos que disputar em Coimbra (o que não é impossível se tivermos em conta os adversários) e se conseguir trazer três pontos dos jogos que irá disputar fora de casa (que não é um objectivo assim tão difícil de se atingir) conseguirá manter-se na principal divisão do futebol nacional. É claro que, para que isso aconteça, a atitude dos profissionais da Briosa tem de ser outra. TÊM DE CORRER, ESFORÇAR-SE, DAR TUDO POR TUDO PELO CLUBE! Só assim todas estas conjecturas terão alguma possibilidade de se realizar. Se a mentalidade continuar como até aqui iremos continuar a ser os "bombos da festa" e a Liga de Honra será uma realidade incontornável.

Sem comentários: