ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quarta-feira, 8 de março de 2006

ABAIXO ASSINADO

Image hosting by Photobucket

Aos 27 minutos do jogo União Desportiva de Leiria — Associação Académica de Coimbra (Organismo Autónomo de Futebol), realizado no Estádio dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, no domingo, 5 de Fevereiro, o jogador José Castro, da Académica, introduziu a bola na baliza do União de Leiria. Quando atletas e adeptos da Briosa comemoravam efusivamente o golo, que daria o 0-1 no marcador, reparou-se que um dos fiscais-de-linha, o sr. Pedro Garcia, tinha a bandeira levantada, o que levou o árbitro da partida a anular o tento.
Inconformados com a decisão, uma vez que não se vislumbrou qualquer motivo justificativo da mesma, atletas e adeptos da Briosa protestaram veementemente, sem que, contudo, se tivesse verificado, por parte dos mesmos, alguma atitude que ultrapassasse as fronteiras do que é normal em circunstâncias como esta. Apesar de, como é sabido, o resultado do encontro ser de crucial importância para os objectivos da Académica no presente campeonato, de os adeptos desta se encontrarem em grande número no estádio — constituindo mesmo a esmagadora maioria da assistência — e de os mesmos adeptos já terem apresentado razões de queixa de anteriores deliberações da equipa de arbitragem.
Foi, pois, com o maior espanto que os adeptos da Associação Académica de Coimbra assistiram à reacção do sr. Pedro Garcia aos seus protestos. A partir dos 27 minutos de jogo, e até ao final da primeira parte, pelo menos, o referido fiscal- de- linha multiplicou-se em gestos obscenos e provocatórios, claramente dirigidos aos simpatizantes da Briosa. Não fosse o bom senso e o sentido do desportivismo que estes, apesar de tudo, souberam manter, e o comportamento do sr. Pedro Garcia podia ter dado origens a incidentes que hoje todos estaríamos a lamentar.
Entre os signatários, encontram-se pessoas com várias dezenas de anos de frequência de estádios de futebol. O que essa pessoas podem garantir é que nunca haviam assistido a comportamento tão indecoroso e tão revelador de falta de respeito por uma instituição com tão relevantes serviços prestados ao desporto português e pelos adeptos que pagam o seu bilhete, como o evidenciado pelo sr. Pedro Garcia.
Mercê de uma brilhante exibição, a Académica venceu a partida por 2-0. Não somos, pois, daqueles que elevam a voz, apenas quando as coisas correm mal para as suas cores. Mas entendemos que atitudes como as do sr. Pedro Garcia, mais a mais num momento em que todos os agentes desportivos responsáveis se afirmam empenhados em combater a violência nos estádios de futebol e em fomentar o desportivismo, não podem passar sem um reparo. Sob pena de nos sentirmos cúmplices de actos que deviam envergonhar quem os pratica e que outra consequência não têm do que afastar o público dos recintos desportivos e semear a revolta entre os amantes do futebol.
Por isso, entendemos que o Conselho de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol deveria fazer uma séria advertência ao sr. Pedro Garcia. E este devia, pelo menos, apresentar publicamente desculpas à Associação Académica de Coimbra e aos adeptos desta, por tão inusitadas atitudes. A bem da credibilidade do futebol e do respeito pelo público e pelas colectividades que se dedicam à prática desportiva.

João Mesquita

Sem comentários: