Enquanto começam as aulas na Universidade de Coimbra, a cidade veste-se de preto e fica repleta de estudantes e caloiros.
Pelas ruas ouvem-se à distância cânticos Académicos ensurdecedores. De plenos pulmões os estudantes gritam pelo seu curso, pelas suas origens ou pelo algo que os simboliza.
Mas apesar da maioria gostar de futebol, e terem um clube nesta cidade que os representa, o Estádio Cidade de Coimbra encontra-se jogo após jogo a 10% da capacidade... e estes estudantes? Nem vê-los...
Porquê? Os bilhetes são muito caros?
- Não!! Um bilhete de Época para estudante custa 35 €.
O que se passa?
- Eles preferem pagar 30€ para ver 1 só jogo do campeonato.
Em Portugal a Académica não passa dum bombo da festa, juntamente com uma dúzia de clubes. Mesmo que a Académica jogue pelo 60ª vez frente ao Belenenses, apenas um Porto vs Sporting é considerado um clássico porque ocorreu 75 em vez de 60 vezes.
Estas 13 equipas que de facto fazem existir em Portugal aquilo a que se chama futebol nos outros países apenas servem para encher calendário. Em Portugal, a sociedade assume que temos todos que ser dum clube, veja-se o mapa de Portugal:
Um bom exemplo disto é a região de Leiria onde ninguém é do clube local, preferindo gastar todo o orçamento anual dedicado ao futebol num único jogo para ver a sua equipa levada ao colo para a vitória.
Soluções?
- ...
Sem comentários:
Enviar um comentário