ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Estádios do Euro2004

Caros leitores,

venho denunciar mais um erro jornalístico grosseiro a que assisti hoje. Confesso que, inicialmente, tive dúvidas sobre se lhe deveria chamar "falta de rigor" ou "erro grosseiro", mas após uma curta análise não hesitei em optar por esta última designação. Enfim, vamos aos factos.

Hoje à noite, quer a SIC quer a TVI exibiram nos seus noticiários peças sobre os Estádios do Euro 2004. As peças criticavam os maus investimentos efectuados, pois hoje em dia alguns desses Estádios têm pouca utilização e, consequentemente, poucas receitas, mas apresentam elevados custos de manutenção. São portanto, uns "elefantes brancos".

Em relação a este ponto, concordo totalmente. Teria sido muito bom que se tivesse planeado melhor o pós-Euro e aprofundado o potencial de rentabilização dos investimentos. Voltemos aos factos.

As peças televisivas referiram 4 Estádios, agregando-os em 3 grupos (curiosamente, os mesmos Estádios e os mesmos grupos, nas duas estações televisivas):
- Faro-Loulé (Algarve);
- Aveiro;
- Magalhães Pessoa (Leiria) e Coimbra.

E é aqui que, na minha opinião, ambas cometem um erro grosseiro.
Realmente, no Estádio do Algarve não joga ninguém e no de Aveiro joga um clube que actualmente está na Liga Vitalis (II Liga) e tem poucos espectadores. Apesar disso, na Época 2008/09, teve mais assistência do que Nacional, Naval e Paços de Ferreira, que militam na Liga Sagres (I Liga).
No que diz respeito ao Estádio de Leiria, todos conhecemos a sua triste história: um dos seus topos nunca chegou a ser acabado e a UDL nunca teve muitos adeptos.
Infelizmente, a triste sina da Académica neste início época tem levado a que, também em Coimbra, o número de espectadores seja profundamente baixo.

No entanto, discordo totalmente que se coloque no mesmo saco os Estádios do Algarve, de Aveiro e de Leiria e o Estádio Cidade de Coimbra (ECC). Pelas mais diversas razões. Primeiro, ao contrário de todos os outros, o ECC está, urbanisticamente falando, relativamente bem integrado na cidade. Segundo, o ECC não tem uma utilização esporádica. Muito pelo contrário. O facto de ser um complexo multi-usos (estádio, centro comercial, piscinas, pavilhão desportivo, residências, comércios e serviços) faz do ECC um ponto central na vivência diária da cidade (e até nocturna). Ok, ok, há alunos a ter aulas no Estádio do Algarve. Mas isso também é, em princípio, passageiro. Terceiro, apesar da Académica ter menos público do que todos gostaríamos que tivesse, foi o clube que registou a 6º maior audiência na Época 2008/09.
Por último, se estavam a falar de "flops", por que carga de água não falaram do Estádio do Boavista? O clube está na 2ª divisão nacional e tem pouquíssimos espectadores. É o melhor exemplo de um investimento falhado!

Sem comentários: