ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PONTO DE SITUAÇÃO

Com o ano de 2009 a chegar ao fim e com a liga quase a entrar na segunda metade da competição, impõe-se que façamos uma análise aos resultados até agora conseguidos pela nossa equipa, para que possamos ter consciência de como está a decorrer a época até ao momento.
Não é novidade para ninguém que começámos da pior maneira. Se ao nível dos jogadores se seguiu uma estratégia conservadora, mantendo grande parte do plantel, facto que poderia ter contribuído para um começo seguro, a troca de equipa técnica revelou-se um verdadeiro fracasso, que só a sua substituição veio amenizar. Com Rogério Gonçalves, a Briosa conseguiu apenas 3 pontos em 7 jornadas, o que nos colocava numa situação particularmente delicada. Com a chegada de André Villas Boas voltou a ver-se a Académica mandona em casa e a dar luta em todos os jogos, como era apanágio da nossa equipa até ao início da presente época.

Chegados à 14ª. jornada, a Briosa tem 13 pontos e está na 12ª. posição, a 3 pontos da linha de água e a 8 pontos do 5º. lugar. É uma classificação que está perfeitamente de acordo com o que se tem feito nas últimas épocas: 2008/2009 - 14 pontos - 11º. lugar; 2007/2008 - 14 pontos; 12º. lugar.
No capítulo dos golos sofridos nota-se uma tendência para piorar. Neste momento já sofremos 23 golos, quando na época passada tínhamos sofrido apenas 13 nas mesmas 14 jornadas. Mas também aqui há o reverso da medalha, uma vez que sofremos mais 10 golos que na temporada transacta, mas também marcámos mais 10, o que poderá apenas querer dizer que a equipa tem uma mentalidade diferente, menos preocupada com o rigor defensivo e mais direccionada para o ataque.

Em suma, depois de corrigido o terrível erro inicial, estamos ao mesmo nível das últimas temporadas, em especial da última, em que conseguimos um excelente 7º. lugar, pelo que poderemos encarar o Novo Ano que se avizinha com optimismo e esperança!

Quanto ao plantel, o treinador já afirmou anteriormente que o ideal seria trabalhar com 25 jogadores, o que quererá dizer que alguns terão de mudar de ares. Quando se fala nestas questões, vêm à cabeça os nomes dos que têm sido pouco utilizados pelo técnico: Paulo Sérgio, Diogo Gomes, Bru, André Fontes, Bischoff, Licá, Vouhou. Destes, parece-me que os que terão "guia de marcha" pronta serão os casos de Bru, André Fontes, Bischoff e Licá. Certamente que alguns, até pela sua idade, poderão ser emprestados a outros emblemas para que, tendo mais hipóteses de jogar, possam melhorar as suas aptidões.

No que respeita a reforços, todos sabemos que as questões económico-financeiras são sempre muito delicadas na Briosa, o que impede que sonhemos com contratações sonantes aos magotes. Na minha opinião, há apenas uma posição em que se impunha um esforço: a de guarda-redes. Parece-me que nenhuma das soluções existentes (nunca vi actuar Barroca) fornecem a segurança que tivemos noutros tempos numa posição absolutamente fulcral para uma equipa de futebol. Era aqui que se deviam concentrar todos os esforços. É claro que um ponta de lança de qualidade inegável e que pudesse entrar "de caras" na equipa também seria muito bem-vindo, até porque falta experiência neste sector é óbvia, mas seria sempre uma questão secundária face à grande prioridade que é a baliza!

1 comentário:

João António disse...

Só para alertar que estamos em mudanças nas caixas de comentários.

Neste momento perdemos todos os comentários que tínhamos no blogue, mas estamos a tentar corrigir a situação.

Saudações