ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GRÁFICO DE ASSISTÊNCIAS - PORTUGAL

A "iluminada" imprensa portuguesa volta hoje a referir as médias de assistências do futebol Português, colocadas num 10º lugar, e elogiar as assistências de um só clube de Lisboa.

Isto vem totalmente a propósito do artigo que aqui publicámos ontem, onde desmascarámos aquilo que a Média esconde. Mostrámos que usando a Mediana é constatada a dura realidade do Futebol Português.

Hoje apresento um gráfico para traduzir melhor o conceito de Mediana. As assistências dos 240 jogos, desde 64103 até 347 espectadores, estão incluídos no gráfico. O eixo vertical mostra as assistências enquanto o horizontal mostra a distribuição dos jogos em forma de %.
Ora a realidade ordenando todos os 240 jogos corrige ligeiramente o apresentado ontem, mas continua a apresentar uma Mediana miserável: 120 dos 240 jogos realizados nesta época tiveram menos de 3805 espectadores.

Os 10 mil espectadores de média referidos é comprovadamente um valor bastante enganador, pois a realidade é que dois terços, 66%, dos jogos tiveram menos de 9 mil pessoas.


Por fim, e a antecipar os resultados duma análise comparativa com o resto da Europa a apresentar aqui no blogue, podemos já lançar uma conclusão incrível:
- A média de assistências dos últimos classificados em Inglaterra, como o Portsmouth que terminou em 20º lugar, é superior a cerca de 80% do campeonato Português!


Bons resultados para os milhões de portugueses que sonham ser 10 milhões e ganhar todos os jogos por 5-0 a clubes com 0 adeptos e, de preferência, só com 10 em campo.

2 comentários:

Anonymous disse...

Boas companheiro de Batalha!

Neste momento, também me encontro a analisar os números do meu Enorme SCB. Estou a analisar o número de espectadores desde a época 2005/2006 até a presente temporada. Tenho tudo num excel onde tenho o numero de espectadores, %ocupação do estádio, acumulado da época, dia e hora do jogo e classificação da equipa. Quero ver se encontro algumas tendências....e facilmente já conclui por exemplo, que no inverno há uma redução mais que significativa no nº de espectadores. O mesmo acontece em jogos à sexta e segunda feira.

Não tenho dúvidas que o problema do nosso futebol é mesmo o que tu referes: os 3 do costume. Felizmente, em Braga tem se combatido contra essa praga e penso que estamos no caminho certo! Temos vindo a apresentar numeros médias de assistências interessantes e a tendência é para continuar a subir! Este ano o nosso objectivo passará certamente por bater o recorde médio anual de assistências ( 15 614 na época 2007/2008).

Abraço e força na luta! Sois das únicas equipas em Portugal que a maioria dos adeptos do SCB tem enorme respeito e consideração!

João António disse...

Igualmente!

Vocês têm a grande vantagem de ter obtido excelentes classificações, incluindo o vice-campeonato na época passada... com resultados tudo fica mais fácil!

Vê também o link no cabeçalho do blogue:
http://academicasempre.blogspot.com/p/assistencias-da-academica-em-portugal-e.html
que resume todos os artigos aqui publicados sobre as assistências!

Um abraço em nome da luta contra o regime!...