ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ASSISTÊNCIAS DA ACADÉMICA E DA LIGA PORTUGUESA EM COMPARAÇÃO COM O RESTO DA EUROPA

Terminado o Campeonato de Futebol Português da Liga Sagres 2010-2011, as assistências podem ser analisadas comparando as equipas e as épocas anteriores, comprovando a notória descida do número de espectadores.Como a variável estatística "Média" pode ter o seu significado distorcido pela existência de valores desproporcionados, como é o caso de alguns jogos no futebol português, é aqui dado especial ênfase à variável "Mediana". Este valor da Mediana é dado pelo valor no centro da amostra ordenada, o que significa que os valores das assistências de metade dos jogos serão inferiores a este valor.


ANÁLISE DE ASSISTÊNCIAS DA ACADÉMICA DE COIMBRA

Resultados de assistências das últimas 4 épocas da Briosa:
(clique para ampliar)

Apesar da Média de espectadores continuar a descer, seguindo a tendência dos últimos anos, nota-se uma mudança na Mediana, que melhorou 6% relativamente à época passada, com uma subida de 3.152 para 3.351. Quanto à assistência mínima, passou de 2.136 para 2.625.


Também a Média sem 3 estarolas aumentou 9%. Os jogos com Fc.Porto, Sp.Lisboa e Sport Lisboa tiveram maiores números de espectadores, em parte devido a adeptos que não são da Académica, os quais não importa estarem no estádio. Este facto salienta a relevância da Mediana que automaticamente despreza esses valores.

A Mediana mostra assim o 'valor típico' de espectadores a apoiar a Briosa no ECC, que se chega à conclusão de ter melhorado na presente temporada. Este valor indica que em metade dos jogos realizados no ECC estiveram menos de 3.351 espectadores no estádio, o que é muito fraco, mas como se verá em seguida, não é um problema da Académica mas sim de Portugal.


Não esquecer também que a melhor assistência da época foi nas meias-finais da Taça, com 20.255 espectadores, cerca de 13.500 dos quais da Briosa.



ANÁLISE DE ASSISTÊNCIAS DA LIGA ZON SAGRES

Vejamos o panorama da Primeira Liga do Futebol em Portugal:

Na Liga ZON Sagres vemos que apenas 4 equipas aumentaram como os seus valores de Medianas: Porto (campeão), Nacional e P.Ferreira (boas campanhas e baixas assistências, fáceis de subir) e.. Académica!
A Académica apresenta uma subida de 6% no 'valor típico' de espectadores no ECC, e ocupa a 8ª posição em Portugal quando considerando as Medianas de Assistências (6ª lugar em termos de Médias).
À sua frente está o Setúbal que precisou bastante do apoio dos seus adeptos nas últimas jornadas, e também o Marítimo, que apesar de uma Média inferior, tem um valor com menos variações, resultando assim num 'valor típico' de adeptos superior. Isto acontece também porque o Marítimo, situado na Ilha da Madeira, é muito menos afectado por variações de assistências em jogos com outras equipas, e teve esta época a capacidade do seu estádio limitada.
Em contrapartida, por exemplo o Beira-Mar tem um valor elevado para a Média, que é claramente afectado por jogos pontuais com adeptos maioritariamente de equipas adversárias, visto que a realidade é que as assistências dos restantes jogos do clube variam entre 700 e 2.300 espectadores. Mais uma vez a Média aqui iria apenas ocultar a verdade escondida, que é evidenciada pela Mediana.
A Mediana representa de facto o 'valor típico' de adeptos da equipa visitada que se deslocam ao estádio.

O valor geral da Mediana da Liga Portuguesa, confirma a sua tendência de diminuição. Este valor, indica que em metade dos jogos realizados nesta época da Liga ZON Sagres estiveram menos de 3.631 espectadores.



Para traduzir melhor o conceito de Mediana apresentemos também o seguinte gráfico, referente à época 2010/11. As assistências dos 240 jogos, desde 54991 até 316 espectadores, estão incluídas no gráfico. O eixo vertical mostra as assistências enquanto o horizontal mostra a distribuição dos jogos em forma de %. O valor da Mediana considerando a listagem dos 240 jogos resulta em 3.631 espectadores.


Ou seja, 80% dos jogos do campeonato Português tem menos de 19 mil espectadores, que equivale à média de assistências dos últimos classificados em Alemanha e Inglaterra, em campeonatos de 18 e 20 equipas. Aliás, na Alemanha apenas o jogo com pior assistência teve 19 mil espectadores... em Portugal foram 190 jogos dos 240 jogos muito abaixo desse valor.
Além disso, 18 dos 240 jogos (7.5%) tiveram menos de 1.000 espectadores, 30% dos jogos realizados tiveram menos de 2.000 espectadores, e 50% dos jogos tiveram menos de 3.631 espectadores.
(Veja-se na secção seguinte a comparação com a Europa)

Os 11 mil espectadores de média referidos na imprensa é comprovadamente um valor bastante enganador, pois a realidade é que mais de dois terços (66%), dos jogos têm menos de 8500 pessoas.


Nota: os dados usados foram retirados do site da LPFP, que apesar de apresentar frequentemente valores dúbios, serve para tirar uma boa ilação.



ANÁLISE DE ASSISTÊNCIAS DA LIGA ZON SAGRES COMPARADAS COM EUROPA

A comparação com a Europa (fonte):

A imprensa costuma anunciar as assistências do Futebol em Portugal como no Top 10 da Europa, o que é pura ilusão. A realidade é um vergonhoso 18º lugar, atrás das 2ªs Ligas dos 5 principais países.
Apenas a Noruega e Suécia têm valores de Médias inferiores a Portugal, mas em todos os campeonatos apresentados na tabela os valores das Medianas são superiores.

Em todas estas Ligas na Europa há sempre muito mais do que 7 mil espectadores em metade dos estádios, sendo por isso as assistências bem distribuídas por todos os jogos. Em Portugal metade dos estádios estão abaixo dos 4 mil chegando até quase a dezenas de espectadores e apenas alguns estão bem compostos (nem assim recuperando o valor da média).
A discrepância entre Média e Mediana é apenas extremamente acentuada em Portugal. Esta tem origem na discrepância de 95% de adeptos apoiarem apenas 3 equipas de 2 cidades, que não acontece em mais nenhum país civilizado da Europa.

Nota: os valores das Medianas para Portugal não coincidem com a secção anterior porque aqui foram calculados entre as médias das 16 equipas em vez do total de 240 jogos.



PORQUE É QUE AS ASSISTÊNCIAS SÃO BAIXAS E ESTÃO A DESCER?

- Jogos em péssimos horários! ?
R: Mentira! Só em algumas semanas houve jogos à 2ª feira, e este era 1 dos 8 jogos da jornada. Os resultados aqui apresentados dizem que pelo menos 4 dos 8 jogos da jornada tinham estas assistências. Além disso, os estádios mais vazios são das equipas que nem têm transmissão televisiva e jogam-se ao Domingo as 16h.

- Transmissões televisivas! ?
R: Mentira! Os jogos que dão na TV são aqueles que já têm mais assistências. A Mediana representa a metade dos estádios que estão vazios e nem têm transmissão televisiva.

- Preços dos bilhetes muito elevados! ?
R: Mentira! Só diz que os bilhetes são caros quem só quer ir ver O Único jogo onde esses bilhetes são caros. E 1 jogo não influencia os restantes jogos com estádios vazios. É que a realidade na maioria das equipas já são bilhetes à borla jornada após jornada.

- Demasiadas equipas, devia-se reduzir para 12! ?
R: Mentira! Reduzindo para 12 equipas, calculando o valor da Mediana na presente temporada o resultado seria de apenas 3805 espectadores. Isto porque só 5 equipas têm Medianas acima de 4 mil espectadores.

- Pouca população! ?
R: Mentira! Portugal 10 M, Bélgica 10 M, Suécia 9 M, Suiça 8 M, Noruega 4 M, Escócia 5 M... Não é por aí...

- Então, será que é por causa dos 3 Estarolas! ?
R: É estúpido mas é Verdade! A massificação dos 3 estarolas começou há 50 anos, mas ainda nos dias de hoje consegue intensificar-se ano após ano. Só o V.Guimarães e Sp.Braga conseguiram contrariar essa lavagem cerebral feita pela imprensa de Lisboa e Porto, e apenas eles conseguem Medianas superiores a 4mil espectadores. Se o mesmo acontecesse nas outras cidades, os resultados seriam completamente diferentes.
Quanto à Académica, após 8 anos consecutivos na Primeira Liga sem feitos notáveis, vários adeptos têm deixado de marcar presença no estádio. Mas quais são esses adeptos? Mais uma vez, os adeptos dos 3 estarolas (que apenas simpatizam com a Briosa)! A verdade é que os cerca de 2500 adeptos 100% Briosa, os mesmo que estiveram presentes no Académica vs Nacional de 2009/10 enquanto decorria o Porto vs Sport Lisboa... esses nunca deixam de marcar presença.

A causa é, como referi, a massificação dos 3 estarolas.
Com isto só há 1 estádio cheio, que até pode esconder a verdade fornecendo uma Média superior (apenas!) à Noruega ou Suécia... Mas os 80% de estádios vazios não enganam!


Estes resultados são bons para os milhões de portugueses que sonham em ser 10 milhões e ganhar todos os jogos por 5-0 a clubes com 0 adeptos e, de preferência, só com 10 em campo.



Para confirmar que é falso o mito que as assistências são baixas porque os jogos são a más horas, são caros, ou dão na TV, aqui vamos mostrar o caso da Académica na época 2010/11.

Basta olhar para o seguinte quadro:As 3 piores assistências foram em jogos realizados ao Domingo. Entre estas, as 2 piores assistências foram em jogos que não deram na TV. Todos os jogos que não deram na TV estão na metade dos jogos com menos adeptos. Essa metade dos jogos com menor assistência teve promoções através da Mancha Negra com bilhetes que variaram entre 1€ e 5€. Os 9! jogos de entradas gratuitas para sócios estão dentro das 11 piores assistências.
De forma inversa mas tendo o mesmo significado, metade dos jogos com maiores assistências deram na TV. A segunda maior assistência teve inclusive transmissão em canal aberto. Só 2 jogos realizados ao Domingo estão na primeira metade da tabela. Os 3 jogos com maiores assistências foram os mais caros e sem promoções.
A tabela mostra exactamente o inverso do que o mito anuncia.

Nota também para as borlas que tiveram um impacto mínimo. Em particular, os 4 jogos com entrada totalmente gratuita para Estudantes ficaram no meio da tabela. Mesmo adicionando bilhetes grátis para Acompanhantes de sócios, os valores de assistências obtidos foram menos de metade relativamente aos jogos de maior assistência, os quais eram sem promoções, na TV, e com preço elevado.



E SE A BRIOSA JOGASSE EM INGLATERRA?

Termino com um artigo interessante inglês, sobre uma sondagem aos adeptos, no país onde os estádios estão sempre cheios (todos cheios, não é 1 por jornada...):


Local Pride é o motivo número 1 da escolha do seu clube, atingindo quase 50% das escolhas.

Coimbra, com a Universidade de Coimbra e a Académica de Coimbra, teria mais do que motivos suficientes para um Local Pride indiscutível.
Se em Coimbra, com 150.000 habitantes, 50% das pessoas tivessem o orgulho de apoiar o clube local, esses 75.000 adeptos resultantes dariam resultados bem diferentes nas assistências do que os actuais 3.000 (2%).
Mas isto é Portugal...

15 comentários:

João Fonseca disse...

Esta análise, factual e séria, tem de nos levar a reflectir. Reflectir sobre as alternativas que se colocam para alterar, ou no mínimo combater, esta autêntica caminhada para o abismo.
Digo abismo, porque continuando assim, não há futuro para o futebol, tal como o conhecemos, em Portugal.
E esta é uma situação que, se no momento dizima os clubes por todo o País, com excepção dos ditos 3, no futuro próximo, afectará fortemente esses mesmos, e toda a indústria do futebol.
Se os ditos 3 vendem, e por isso, os jornais, as Tv's e toda a máquina de publicidade com o mercado associado, se encarregam de "obrigar" qualquer criança desde muito nova a "ser" de um deles, porque é um potencial consumidor, o que acontecerá dentro de algum tempo, quando todos os outros clubes forem caíndo como ameixas podres?
Com que competitividade e em última análise, contra quem, jogarão eles, dentro de alguns anos ?
E o que acontecerá à "máquina"? Vendem o quê?as notícias dos treinos??
Começa a ser altura de quem mais tem a perder ( e são os ditos e a máquina ) começar a reflectir e perceber que tem de mudar.
As crianças de Setúbal, de Aveiro, de Coimbra, de Portimão têm de ter o direito de serem e gostarem do clube da Terra. E hoje, esse direito é-lhes negado e proibido.
Há que começar esta campanha!

Madalena disse...

Eu acho que esta descida não deve só à crise, mas ao desinteresse genaralisado em tudo, não só do futebol, das pessoas. Acho que a genmeralização de muitas actividades é o fator, entre outros.

Anónimo disse...

Mas quantos desses 150.000 residentes são nascidos em Coimbra?

Anónimo disse...

Se os 13 clubes restantes da liga se unissem, e dissessem "se o benfas ganha 20 milhoes pelas transmissoes desportivas, nos os 13 queremos ganhar 200 no minimo" e depois dividissem o bolo entre os 13 aí queria ver, o que o benfas ia dizer. Se calhar ia pedir audições ao ministro...
Talvez assim tivessemos fair-play jornalistico. Mas andam todos a olhar apenas para o seu umbigo...

jprs disse...

Concordo que a grande causa é a "estarolização" das pessoas. Não acho que o preço dos bilhetes seja irrelevante. Quem quiser ver 4 ou 5 jogos ou porque só pode ver esse número de jogos ( e acredito que haja muita gente nessa condição) não se irá fazer sócio da AAC para ver tal número de jogos.
Depois acho que a conversa das medianas que faz todo o sentido e mais do que as médias as vezes parece colocada como uma desculpabilização em relação a más assistências. Mais 6 por cem neste caso e penso não me estar a enganar significa que no meio das assistências da AAC está um jogo que teve à volta de mais 240 espectadores. Ou seja por acaso o jogo que fica no meio em relação ao que fica no meio do ano passado teve mais 240. Parece-me irrelevante. Se fizéssemos as médias sem os jogos dos 3 grandes veríamos (atenção não fiz as contas) que não houve grande alteração nas assistências em relação ao ano passado e perderíamos para anos mais anteriores. Merece reflexão por parte dos dirigentes. Como costumo dizer, baixar receitas de bilheteira tentar meter mais gente consecutivamente, arranjar promoções etc, e como o aumento de gente tentar ir buscar o dinheiro perdido na publicidade. Óbvio que as assistências em Portugal são ridículas e a culpa é dos 3 grandes e se a comunicação social não fosse partidária não teria problemas em apontar esse facto

jprs disse...

E sim a questão da tv deveria ser vendido por igual e repartido o dinheiro por todos os clubes

Anónimo disse...

Porreiro ler alguém que pensa como eu. Continuem a malhar forte e feio neste país de aldrabões e atrasados mentais !!!

João António disse...

jprs, as médias sem 3 estarolas para os últimos 4 anos estão apresentadas na 1ª tabela (em verde)!

Quanto aos valores das transmissões televisivas, se o banfica tem direito a 20 milhões pelos seus 15 jogos em casa, ou seja, se cada jogo do banfica vale aproximadamente 1,3 milhões, parece-me óbvio que mesmo não contando com os outros 14 jogos da Académica em casa, as transmissões têm que valer no mínimo 1,3 milhões, pois também nós temos os direitos sobre 1 jogo realizado em Coimbra com essa Selecção sul americana sediada em Lisboa que as marionetas Tugas julgam ser a única equipa de Portugal.

Anónimo disse...

Parabéns, óptima análise.

PSF

jprs disse...

OK. Já vi. confirma-se o que pensava

Anónimo disse...

Há pessoal que não tem a noção do que diz? Alguma vez na vida alguma TV pagaria pelos jogos da Académica o mesmo que paga pelos jogos do Benfica? Vocês têm a noção que interessados em ver os jogos do Benfica são vários milhões (incluindo vocês que parecem todos anti-Benfica) e que interessados em ver jogos da Académica são "meia-dúzia"? Um Fiat Punto também anda na estrada como um Ferrari, mas o Ferrari custa 50 vezes mais...

Anónimo disse...

LOL. Então que façam o campeonato a trÊs. Se cada um dos "pequenos" pensar apenas no seu umbigo não conseguem nada. Se TODOS fossem negociar os direitos como um só, aí os outros 3 já piavam fininho. Depois queria ver se uns certos clubes iam jogar para espanha, como apregoam de tempos a tempos quando querem o cu limpinho com àgua de rosas...

Dou-te o exemplo da Itália há uns 2 anos: O campeonato deles parou não foi?

Madalena disse...

obviamente que a TV não paga o mesmo que paga aos 3 estarolas, mas mais respeito tb se exigia. Qdo é p/ "malhar" estão os restantes na linha da frente e só somos respeitados qdo ganhámos a um deles. Até os programas de análise futubolística tanto antes como depois da jornada se vê o centralismo elitista, liberal do sul, mas todos pagam

João António disse...

Repito, se os 15 jogos em casa do GloriGozo valem 20 milhões, cada jogo do GloriGozo vale cerca de 1.3 milhões.
A Académica tem os direitos sobre os seus jogos em casa, e ocorrendo um Académica vs GloriGozo, então os direitos dos jogos da Académica têm que ser automaticamente acima de 1.3 milhões.
Sendo o orçamento para o futebol da Académica 3 milhões...

Rui Rodrigues disse...

Este tema é-me muito caro. Sempre defendi que esta tendencia hegemónica do Benfica vai matar o futebol. Quando alguém diz que só qd o Benfica joga numa cidade é que o estádio enche, eu respondo que o benfica é responsável por essa afluência e por o estádio estar às moscas o resto do ano. Porquê? Porque o SLB "roubou" esses adeptos. Há muita falta de auto estima nos habitantes de cidades como Coimbra, Aveiro, leiria, Braga, Faro, Setúbal que em vez de gostarem das instituições locais, prestam vassalagem a clubes que ficam em cidades a centenas de Kms onde estes não vão às vezes durante toda a vida. Somos os tais provincianos que os lisboetas tanto gostam de nos apelidar!
Eu comecei a ir ao futebol em 1972, em 73 com 8 anos fiquei sócio da AAC. Mas até aos 12 anos podia entrar de graça no estádio se acompanhasse um adulto. O meu pai ia quase sempre mas se não ia eu à porta do estádio pedia a um qualquer adulto para me meter lá dentro. E lá entrava para os jogos, mesmo os do União... Mas com isto eu habituei-me a ir aos jogos e os meus irmãos também. Hoje continuamos a ir juntos mais os respectivos filhos, MAS:
o meu filho tem de ser sócio e pagar um cartão de época. Como ele tem 10 anos pela "lei" antiga ainda não pagaria, mas com esta gestão ele sempre pagou. Ele só quer ir à tarde, às 20:15 é uma hora horrível para a familia, corta o jantar e no inverno está frio. Tudo condicionantes, poucos incentivos. mas é por aqui que temos de começar. "Viciar" os mais novos em ir ao estádio e na AAC é fundamental para depois não se tornarem SLB, FCP ou SCP. Depois é um efeito crescente, na escola contagiam outros. O meu pai levava às vezes um menino filho de um vizinho que não ia ao futebol. Eu entrava com o cartão e ele entrava com o meu pai. Para mim até aos 14 anos não pagavam se acompanhassem um adulto com cartão ou bilhete.
Para além das crianças há os preços. Agora que vamos à Marinha se o bilhete custar 10 € uma familia com dois filhos , 40 €,mais portagens e gasoleo , 20 e tal, dá mais de 60 €. Convenhamos que para um jogo que dá na TV e que é numa segunda... Ainda por cima estes bilhetes são para ficar atrás da baliza onde se vê mal... Em Coimbra devia promover-se o cartão de época, em bancadas centrais e com lugar marcado para grupos de amigos se juntarem. Devia também fomentar-se a ida para a bancada nascente inferior para estar mais perto dos jogadores, em detrimento da mais cómoda e onde se vê melhor, a nascente superior. por mim tudo lá para baixo e fechava em muitos jogos a de cima!