Criou-se neste país a ideia que a Académica é um clube porreiro que não se importa de aceder a tudo o que lhe pedem, mesmo que isso a possa prejudicar. Quem não se lembra a vergonha que foi a equipa entrar com traje de luto em Alvalade, aquando do famigerado luto do Sporting por causa das arbitragens? Será que temos de ser sempre os mesmo anjinhos? Será que não era (foi) para nós mais importante jogar ontem do que daqui a uma semana?
Tudo isto ainda a propósito do falatório do Sr. ex. director (ou o que é que era) do Sporting Clube de Portugal que, por acaso, foi corrido desse mesmo clube. Terá sido incompetência? O que vou escrever a seguir pode indiciar que esse Sr. não será a pessoa mais competente e confiável do mundo...
Ora bem, as competições profissionais neste país são reguladas pelo Regulamento de Competições da Liga. Apesar de já ter sido provado à saciedade (quem não se lembra da última bronca acerca do critério de desempate da taça da liga?) que os regulamentos emanados daquela instituição contêm erros inadmissíveis, ainda é aquele documento que prevalece.
Se analisarmos o Artigo 15º, que trata dos adiamentos dos jogos, temos o seguinte no nº. 1:
"As datas e horas dos jogos das competições oficiais podem ser alteradas, a pedido do Clube visitado, sem necessidade de acordo do Clube visitante, dentro do período compreendido entre os sétimos dias anterior e posterior ao inicialmente fixado, salvo nos casos previstos no número seguinte".
O nº. 2 diz:
"Quando o Clube visitante tenha de realizar qualquer jogo oficial de competição nacional ou internacional, previamente fixado para a mesma semana ou para a anterior, as alterações só podem ser autorizadas por acordo deste, desde que entre o final de um jogo e o início do outro se verifique um intervalo inferior a 72 horas.
§ Único - O período semanal inicia-se no Domingo e termina no Sábado seguinte".
Isto quer dizer que o Sporting de Braga podia ter procedido ao adiamento do jogo sem ter o acordo da Académica! Porque é que não o fizeram ? Não sei, mas o nº. 7 do mesmo artigo poderá dar-nos umas luzes
"Os pedidos de alteração têm de dar entrada nos serviços da Liga até às 18,00 horas do décimo dia anterior ao da data fixada no programa inicial de jogos, instruídos com os documentos de acordo, quando necessários, sendo liminarmente indeferidos os pedidos que sejam recebidos fora de prazo, excepto no caso de marcação ou alteração superveniente das datas das competições da UEFA, os quais têm de dar entrada nas 24 horas seguintes à sua verificação.
§ Único - Para conhecimento do Clube/SAD visitante, o Clube/SAD visitado deve enviar-lhe, simultaneamente, via fax, cópia do pedido de alteração acima referido".
Querem ver que os funcionários do Sporting de Braga se esqueceram desse pormenor do prazo? Ou será que nem sequer conhecem o Regulamento de Competições da Liga?
Agora atirem "areia para os olhos" dos outros, especialmente dos adeptos e sócios do Sporting de Braga, que os tolos não se importam e acreditam!
A incompetência é lixada! O princípio de Peter nunca falha...
Sem comentários:
Enviar um comentário