ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 18 de maio de 2010

MÉDIAS E MEDIANAS DE ASSISTÊNCIAS - PORTUGAL

Terminado o Campeonato de Futebol Português da Liga Sagres 2009-2010, as assistências podem ser analisadas comparando as equipas e as épocas anteriores, comprovando a notória descida do número de espectadores.
Como a variável estatística "Média" pode ter o seu significado distorcido pela existência de valores desproporcionados, como é o caso de alguns jogos no futebol português, é aqui dado especial ênfase à variável "Mediana". Este valor da Mediana é dado pelo valor no centro da amostra ordenada, o que significa que os valores das assistências de metade dos jogos serão inferiores a este valor.
Visto este ser um blogue da Académica, vejamos primeiro os resultados para a Briosa:Como se vê, as médias de assistências da Briosa têm vindo a descer, e em particular a Mediana que foi esta época 57% do valor de há 2 épocas. Uma enchente singular com adeptos da Freguesia de Benfica pode interferir na Média. Mas a dura realidade é o valor da Mediana de 3152 espectadores, o qual indica que em metade dos jogos realizados no ECC estavam menos de 3152 espectadores no estádio.

Vejamos agora o panorama da Primeira Liga do Futebol em Portugal:Se a Académica aparentemente ocupa a 6ª posição em Portugal quando considerando as Médias de Assistências, olhando para as Medianas a situação muda, e a Briosa encontra-se no 10º lugar!
De resto, nas últimas 3 épocas apenas o Nacional da Madeira conseguiu subir as suas assistências. Fora isso, além da subida de assistências do Sport Lisboa e do Sp.Braga na presente temporada devido à luta pelo título, só o V.Setúbal conseguiu subir as assistências neste ano, à custa de inúmeros bilhetes oferecido porta a porta.

A Mediana das Medianas para cada uma destas épocas indica o valor de metade de todos os jogos realizados na Liga! Ou seja, em 2007/08 metade dos jogos tiveram menos de 3971, em 2008/09 esse valor desceu para 3685, e em 2009/10 esse valor voltou a descer parar 3435.
Resumindo, 120 dos 240 jogos realizados nesta época tiveram menos de 3435 espectadores.


PORQUE É QUE AS ASSISTÊNCIAS SÃO BAIXAS E ESTÃO A DESCER?

- Jogos em péssimos horários! ?
R: Mentira! Só em algumas semanas houve jogos à 2ª feira, e este era 1 dos 8 jogos da jornada. Os resultados aqui apresentados dizem que pelo menos 4 dos 8 jogos da jornada tinham estas assistências. Além disso, os estádios mais vazios são das equipas que nem têm transmissão televisiva e jogam-se ao Domingo as 16h.

- Transmissões televisivas! ?
R: Mentira! Os jogos que dão na TV são aqueles que já têm mais assistências. A Mediana representa a metade dos estádios que estão vazios e nem têm transmissão televisiva.

- Preços dos bilhetes muito elevados! ?
R: Mentira! Só diz que os bilhetes são caros quem só quer ir ver O Único jogo onde esses bilhetes são caros. E 1 jogo não influencia os restantes jogos com estádios vazios. É que a realidade na maioria das equipas já são bilhetes à borla jornada após jornada.

- Demasiadas equipas, devia-se reduzir para 12! ?
R: Mentira! Reduzindo para 12 equipas, calculando o valor da Mediana na presente temporada o resultado seria de apenas 3805 espectadores. Isto porque só 5 equipas têm Medianas acima de 4 mil espectadores.

- Então, será que é por causa dos 3 Estarolas! ?
R: É estúpido mas é Verdade! A massificação dos 3 estarolas começou há 50 anos, mas ainda nos dias de hoje consegue intensificar-se ano após ano. Só o V.Guimarães e Sp.Braga conseguiram contrariar essa lavagem cerebral feita pela imprensa de Lisboa e Porto, e apenas eles conseguem Medianas superiores a 4mil espectadores. Se o mesmo acontecesse nas outras cidades, os resultados seriam completamente diferentes.
Quanto à Académica, após 8 anos consecutivos na Primeira Liga sem feitos notáveis, vários adeptos têm deixado de marcar presença no estádio. Mas quais são esses adeptos? Mais uma vez, os adeptos dos 3 estarolas (que apenas simpatizam com a Briosa)! A verdade é que os cerca de 2500 adeptos 100% Briosa, os mesmo que estiveram presentes no Académica vs Nacional enquanto decorria o Porto vs Sport Lisboa, esses nunca deixam de marcar presença.

1 comentário:

João António disse...

Ver artigo principal no cabeçalho do Blogue:
http://academicasempre.blogspot.com/p/assistencias-da-academica-em-portugal-e.html