ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quinta-feira, 11 de maio de 2006

TRABALHAR NAS FÉRIAS

Começaram ontem as férias do futebol profissional da Briosa. Realizou-se o último treino da temporada, no Bolão, e depois o grupo juntou-se para almoçar no restaurante "Rui dos Leitões". Agora que os jogadores vão descansar, é necessário que a direcção e o director desportivo trabalhem bem, de maneira a que não voltemos a passar por situações aflitivas como as que temos vivido nos finais das últimas temporadas.

A equipa técnica irá mudar, apesar de o presidente ainda não ter falado com Nelo Vingada. Manuel Machado assume-se como a possibilidade mais forte, havendo até um acordo verbal entre as partes. No entanto, como ainda não aconteceu a assinatura do vínculo, e como no futebol "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", ainda não se pode afirmar que o professor Manuel Machado irá suceder ao professor Nelo Vingada. Esta questão deverá ser resolvida nas próximas horas.

É óbvio para todos que o grupo de trabalho precisa de ser muito reforçado para que a Briosa possa dar definitivamente o salto para outros vôos que não a simples manutenção do escalão maior do futebol nacional, no entanto, penso que o trabalho para a construção de um plantel forte deverá começar pelos jogadores que já cá estão. É necessário definir claramente quais são os atletas que interessa manter e quais são os que não serão mais-valias. Um grande número de jogadores termina contrato nesta época: Zé Castro, Dani, Danilo, Pedro Silva, Eduardo, Gelson, Rui Miguel, Paulo Adriano, Nuno Piloto, Andrade. Os dois primeiros da lista não ficarão em Coimbra. Como já se sabia há muito, Zé Castro está de saída, parece que para o futebol espanhol. Quanto ao guarda-redes Dani, não haverá interesse em renovar contrato, sendo que a Naval (clube de onde veio para a Académica) poderá ser o seu destino. Danilo tem uma proposta concreta do Racing Santander, estando apenas à espera de uma resposta da Briosa para se decidir. Neste caso, não será fácil para a Académica cobrir os valores avançados pelos espanhóis pelo que o mais natural será a saída do central. Pedro Silva já foi dado por muitos como certo no Sporting de Braga, facto que foi desmentido pelo atleta. A única proposta concreta que recebeu foi dos russos do Lokomotiv de Moscovo que só não aceitou de imediato pelo receio de não se conseguir adaptar à vida na Rússia. Irá haver hoje uma reunião entre a direcção e o atleta que deverá definir tudo. Quanto a Eduardo, ainda nada está decidido. Para Gelson chegou uma proposta do Japão, extremamente aliciante em termos financeiros, mas que o jogador ainda não aceitou, em parte, pelos mesmos motivos do seu compatriota Pedro Silva. A adaptação a um país tão diferente como o Japão é sempre difícil o que, aliado ao facto do polivalente futebolista brasileiro já ter afirmado que gosta muito da cidade de Coimbra e da Briosa, poderá conduzir ao prolongamento do seu vínculo contratual. Rui Miguel só foi opção nas últimas partidas da temporada pelo que não se vislumbram grandes chances de continuar em Coimbra. Paulo Adriano também termina contrato mas o capitão já fez saber que "não será difícil chegar a um acordo". As negociações com Nuno Piloto já estão a desenrolar-se desde há algum tempo. Com o final da época deverão conhecer mais desenvolvimentos, no entanto, tendo em conta as exibições muito pobres rubricadas pelo médio, a sua saída não me preocuparia sobremaneira. Quanto a Andrade, pela sua entrega e profissionalismo, gostaria de o ver a continuar. Mas o facto de em duas épocas não ter conseguido jogar mais do que meia dúzia de partidas devido a lesões, não abona a favor da sua continuidade. Vamos aguardar.

Dos que cá estão, não é importante apenas segurar os que interessam e terminam contrato. Também é preciso segurar as mais-valias que poderão ter mercado, casos de Filipe Teixeira e Roberto Brum. É imperioso não permitir a saída destes dois elementos.

Depois de se ter feito o trabalho com os atletas que pertencem ao grupo, é necessário procurar contratar reforços. Veio à estampa na comunicação social que, se Manuel Machado for o treinador da Briosa, com ele virão do Nacional os atacantes Alexandre Goulart e André Pinto. São jogadores que já provaram toda a sua categoria no futebol nacional pelo que viriam melhorar a qualidade do plantel. Só tenho algum receio acerca do comportamento extra-futebol do Goulart...

Segundo o jornal "O Jogo", o guarda-redes brasileiro de 26 anos Douglas, natural de Itaporanga-SP, jogador com 1,89 m e 84 kg que alinhou até recentemente no Coritiba, poderá ser uma hipótese para a Académica para substituir o espanhol Dani.

Sem comentários: