ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 2 de março de 2010

FILIPE TEIXEIRA É O TERCEIRO!

O nosso blogue decidiu fazer um inquérito aos leitores por ocasião do final da década de 2000, para saber qual o mais Brioso jogador da Académica neste período. Encerrado o inquérito e havendo já resultados finais, colocamos aqui as biografias dos três primeiros classificados, começando pelo lugar mais baixo do pódio.

Em terceiro lugar, com 23 votos, que correspondem a 9% do total de votos inscritos ficou:

FILIPE TEIXEIRA

Filipe Teixeira nasceu em França a 2 de Outubro de 1980. Começou a sua carreira de futebolista profissional no Felgueiras, onde actuou de 1998 a 2001. Em 87 jogos pelo clube nortenho, marcou 16 golos, começando aí a revelar todo o seu potencial. Depois do Felgueiras, Filipe Teixeira decide voltar à sua terra natal. Começa pelo Istres mas, logo no ano seguinte, veste a camisola de um "grande" europeu: O Paris Saint-Germain. Permanece ligado ao clube parisiense até ao final da temporada 2004/2005, tendo actuado na União de Leiria na temporada anterior, por empréstimo dos franceses.



É em 2005 que chega à Briosa e começa a encantar os adeptos com o seu futebol. Jogador de fino recorte técnico, é o que se costuma chamar de médio criativo, ou "maestro". Tem uma fantástica visão de jogo e é ele que marca o ritmo do futebol atacante da equipa. Excelente nas assistências para os companheiros, revelou-se menos eficaz na finalização, tendo marcado 4 golos nos 59 jogos que realizou com a mítica camisola preta!

Depois de duas épocas em grande na cidade do Mondego, Filipe Teixeira decide dar outro rumo à sua carreira e assina pelos ingleses do West Bromwich Albion que, na altura, militava no Championship, segundo escalão do futebol inglês. Logo se assume como um jogador de grande qualidade, assinando excelentes exibições e tornando-se peça fundamental na subida de divisão conseguida no final da temporada pela equipa do "Hawthorns". Infelizmente, uma grave lesão no joelho, impediu-o de se afirmar totalmente na Premier League inglesa. Entretanto, o seu clube voltou ao Championship e trocou de equipa técnica. Também Filipe Teixeira decidiu mudar de ares e, actualmente, encontra-se emprestado ao Barnsley, do mesmo escalão do WBA, até ao final da temporada, data que marca também o final do vínculo que liga à equipa inglesa.

Muito obrigado por tantos e tantos momentos de fantástico futebol, caro Filipe Teixeira!

Sem comentários: