ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 30 de março de 2010

FIM ANUNCIADO DA LIGA PORTUGUESA

Na sequência de artigos anteriores sobre as assistências dos estádios portugueses, decidi alongar o estudo aos restantes campeonatos de futebol Europeu.

Aqui incluo duas variáveis estatísticas para caracterizar as assistências desses campeonatos. A média corresponde ao valor médio das assistências médias de todas as equipas. A mediana é uma variável estatística com especial importância em casos onde existe algum valor desproporcionado que influência a média e assim distorce o seu significado. Este valor da mediana é dado pelo valor no centro da amostra ordenada, o que indica que os valores das assistências de metade das equipas serão inferiores a esse valor. Veja-se os resultados para esta temporada:


É CHOCANTE ver na tabela que a Segunda(!) Liga de Alemanha e Inglaterra têm médias de assistência superiores à Liga Sagres, sendo que das 5 principais Segundas(!) Ligas, só a Série B tem uma mediana de assistências inferior.
De resto, todos os país apresentados na tabela têm valores para mediana superiores à Liga Sagres. Isto significa que mais de metade dos estádios de todos estes países (como Bélgica, Escócia ou Suiça) têm mais espectadores que a Liga Sagres.

Como se vê, ter apenas 1 estádio sempre cheio e 2 a meia capacidade em todas as jornadas da Liga Sagres só chega para superar a média dos países medíocres... mas a mediana não deixa enganar... O campeonato português é realmente único...o único que tem muito mais de metade dos estádios vazios!
É este o caminho...para o abismo!

Sem comentários: