quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Análise ao nosso desempenho no campeonato
Cumprimos ontem o nosso 7º jogo no campeonato tendo obtido o 5º empate. Encontra-mo-nos no 8º lugar com 8 pontos. Positivo ou negativo?
Começarei por dividir as equipas do nosso campeonato em 5 grupos, sendo que para cada grupo tenho diferentes ambições e depois avaliar, o mais racionalmente possível, a nossa campanha jogo a jogo.
Pote A - 0 pontos - Benfica, Porto e Sporting
Pote B - 1 ponto em casa - Braga
Pote C - 5 em casa + 2 fora. - Gaymerdaes, Marítimo e Nacional
Pote D - 7 em casa + 4 fora - Paços de Ferreira, Gil Vicente e Rio Ave
Pote E - 12 em casa + 7 fora - Olhanense, Setúbal, Estoril, Moreirense e Beira Mar
Total = 25 em casa + 12 fora = 38 pontos.
Jogos já realizados
Pote A - Benfica (c) e Sporting (f)
Jogos muito diferentes. Se com o benfica o empate foi um excelente resultado ontem em alvalade o empate soube a pouco. Merecíamos ter ganho o jogo tal foi o nosso domínio em campo! Assim mesmo considero que foram 2 pontos ganhos que não estavam nos meus planos no inicio da época.
Pote C - Gaymerdaes (c) e Marítimo (f)
Resultado fora com o Marítimo foi excelente. Não esperava uma vitoria para ser sincero, acreditava que talvez desse para empatar. Já com o Gaymerdaes acho que não ganhamos por causa do Pedro Emanuel (muito tempo para mexer na equipa) e perdemos porque fomos roubados. Estava a espera de fazer 3/4 pontos pelo que considero que estamos a cumprir as previsões.
Pote D - Rio Ave (f)
Na altura achei que era um resultado razoável apesar de muitos acharem que devíamos ter ganho, parece que o tempo esta a demonstrar que ganhar em vila do conde não é fácil (em 4 jogos, tem 1 derrota contra o Marítimo com um golo aos 87' e o porto empatou lá 2-2). Nunca considero um empate fora um mau resultado excepto em situações extremas, o que não é o caso.
Pote E - Olhanense (c) e Beira Mar (f)
Aqui é que poderíamos ter feito melhor. Devíamos ter ganho em casa ao Olhanense e fora com o Beira Mar, tendo em conta as incidências do jogo, o resultado acaba por ter sabor a vitoria. Devíamos ter mais 2 pontos.
Assim sendo, nestes jogos esperava:
Pote A - 0 pontos. Saldo positivo de 2 pontos.
Pote C - 3 pontos. Diferença Nula.
Pote D - 1 ponto. Diferença Nula.
Pote E - 4 pontos. Saldo negativo de 2 pontos.
Total de 8 pontos esperados e 8 pontos reais pelo que me encontro satisfeito com os resultados se bem que com mais 2 pontinhos estaria muito satisfeito. De referir que se não fosse o corrupto do arbitro e do bandeirinha continuaríamos invictos e com 9 pontos.
Até 25 Novembro, irá ser a fase mais complicada da época com os jogos Europeus, Taças e Campeonato e as longas paragens para jogos internacionais mas isso não pode servir de desculpa.
Para os próximos três jogos - Estoril (c), Porto (f) e Gil Vicente (c) - espero fazer entre 4 e 6 pontos para que se chegue à 10ª Jornada (1/3 do campeonato) com 12 a 14 pontos o que nos deixaria numa posição confortável já no top 8.
E para si caro comentador, qual o balanço que faz da nossa prestação na Liga Portuguesa este ano?
Força BRIOSA
Força Rapazes
A-CA-DÉ-MI-CA!!!
Publicada por
Rui
às
00:56
Partilhar
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
Avaliação,
Futebol,
Jogos,
Liga Sagres
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Totalmente de acordo com a leitura. Vê-se que já passaste uns dias em boa companhia :)
Com o Estoril vamos ver.Acho que não estamos a jogar muito...
Como me chamas de "caro comentador" não podia deixar de mandar uns bitaites. :)
A nossa prestação até agora parece ser insossa, um pouco à imagem do nosso treinador (atenção que sempre fui um defensor do P. Emanuel, especialmente quando a grande maioria o queria ver pelas costas na época passada). É opinião quase unânime que temos um plantel que, em termos de individualidades é um dos melhores (o melhor) das últimas décadas. Apesar disso, há a sensação (parece-me) que os nossos resultados ficam um pouco aquém do que este conjunto de jogadores poderia oferecer. No entanto, se quisermos ser frios na análise (não é obrigatório porque quando se fala da Briosa deve haver tudo menos frieza), conseguimos 8 pontos nas primeiras 7 jornadas da liga, depois de ter jogado com o benfica, o sporting e o Marítimo (fora), o que é perfeitamente compatível com o percurso calmo e sem sobressaltos que se pretende. Na minha opinião, a primeira final da época vai ser jogada no próximo domingo frente ao Estoril. Nesse jogo, a diferença entre uma vitória e qualquer outro resultado, será uma classificação estável na primeira metade da tabela, em oposição ao mergulho na habitual e pouco saborosa luta pela manutenção.
Ah, já agora, bem vindo de volta ;)
Enviar um comentário