ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PREÇOS - SERÃO ASSIM TÃO ESCANDALOSOS?

Nos últimos tempos, muito influenciada pela fraca assistência presente no Estádio Finibanco nos jogos da Briosa, tem-se assistido a uma grande discussão acerca do preço dos bilhetes. Reconheço que, olhando apenas para os preços praticados e não fazendo uma análise mais profunda, também a mim me pareciam um pouco descabidos. Por isso, e porque não gosto de "mandar papaias" sem saber do que estou a falar, resolvi analisar a questão com mais profundidade:

Comecemos pelo preço dos bilhetes de época, ou lugares anuais:



Podem observar pela imagem que um sócio adulto pode ir a todos os jogos da liga por 50 Eur. (45 se for uma renovação), mais o valor das quotas, naturalmente. Por outro lado, as senhoras conseguem um lugar anual por 35 Eur. Se ao valor do bilhete de época adicionarmos o valor anual das quotas, um sócio adulto masculino pode assistir a 15 jogos da liga pelo valor de 170 Eur., ou seja 11 Eur. por partida. Não esqueçamos que este valor vem para metade se o sócio for estudante com menos de 25 anos de idade, residir fora da área metropolitana de Coimbra ou for reformado. Aceito e lamento que haja pessoas que não possam dispender essa quantia por ano para ver e apoiar a Académica, mas para a maioria dos casos, não me parece um valor assim tão elevado. Reparem que é um valor menor que um seguro de um automóvel, ou até do que um par de sapatos em algumas lojas bem conhecidas, sendo metade de uma assinatura anual da sporttv! Por outro lado, nesta época, as crianças até aos 11 anos podem ter o seu bilhete de época para qualquer bancada por 5 Eur.! Caiem assim por terra os vários comentários que tenho lido em blogues académicos que dizem ser escandaloso o preço dos bilhetes para crianças. Quem diz isso só pode estar mal informado, ou então tem segundas intenções e pretende lançar a confusão (cabe aqui lembrar que a quota anual para um sócio infantil são 15 Eur.)! As crianças entre os 11 e os 17 podem ter o seu bilhete por 25 Eur. e os estudantes entre os 18 e os 25 anos têm bilhetes de época a 35 Eur. Ainda no que diz respeito aos lugares anuais, podemos, mesmo assim, questionar-nos se estarão em linha com os nossos concorrentes. Se analisarmos os clubes que considero da nossa dimensão (Braga e Guimarães), vemos que não andam assim tão longe dos praticados pela Académica, talvez menos 5 Eur., em média, valor que na minha opinião deveria ser considerado pela direcção no sentido de se fazer uma redução na próxima época.

Mas nem tudo foi bem feito na problemática dos lugares anuais! A publicidade limitou-se ao Estádio Finibanco e a alguns "outdoors" espalhados pela cidade. Tendo em conta que até se podem considerar de certa forma atractivos, os bilhetes de época deviam ter tido uma publicidade agressiva. Eu compreendo que a publicidade não é barata, mas há certos dispêndios de dinheiro que se vêm a revelar no futuro como um investimento que dá frutos! Por outro lado, devemos estar atentos ao que de bom fazem os nossos concorrentes. Agora que estamos a entrar na 2ª. volta da liga, era totalmente pertinente fazer-se uma nova campanha com bilhetes para o restante da temporada, a metade do preço!

Atrás referi que o valor de 170 Eur. não seria assim tão escandaloso para um sócio ver a Académica em 15 jogos da liga. É claro que o caso muda de figura quando falamos de casais. Neste caso penso que uma boa medida era fazer uma forte redução, quer no valor das quotas, quer no do bilhete de época, para a pessoa cujo cônjuge já tivesse adquirido o seu lugar anual. Penso que para esta medida surtir efeito, uma redução de 75% seria a adequada e poderia ter algum impacto nas assistências aos jogos.

Falta falar dos bilhetes pontuais para sócios. Muita gente se queixa que o valor é extremamente elevado, quase escandaloso. Na minha opinião, a direcção, ao fazer uma tabela de preços para lugares anuais relativamente atractiva, pretendeu, e bem, levar os sócios a adquirirem estes lugares em vez dos bilhetes pontuais. Para mim, apenas os sócios que não tenham residência na área metropolitana de Coimbra (e era bom que isso fosse bem comprovado, através do domicílio fiscal, por exemplo) deveriam ter preços para bilhetes pontuais mais baixos, na ordem dos 2 ou 3 Eur., por exemplo (excepto para os jogos com os estarolas). Quanto aos que residem em Coimbra, é muito estranho que, sendo sócios da Académica, prefiram comprar bilhetes pontuais em vez de lugares anuais. Para mim isso cheira-me a camaleões que só pretendem assistir a 3 jogos por época, ou seja, os com os estarolas. Ora, esses sócios, na minha opinião devem ser penalizados! Para um sócio residente em Coimbra tem de ficar mais caro assistir a 15 jogos com bilhetes pontuais, do que adquirir o bilhete de época!

Em suma, não me parece que sejam os preços que afastam o público do Estádio Finibanco! A questão é muito mais profunda e grave, infelizmente! Os adeptos da Briosa parece-me que estão um bocado fartos de assistirem sempre à mesma coisa, isto é, só lutarmos pela manutenção! Só prevejo uma modificação da situação quando conseguirmos um grande resultado, como uma final de uma taça ou uma qualificação para uma prova europeia. Por outro lado, o povo de Coimbra não gosta de futebol e não é bairrista! Pelo contrário, assume até um certo snobismo e acha que o futebol é para "grunhos", estando-se a borrifar para a Académica, excepto quando ela joga contra os estarolas rivais do do seu coração! TENDO EM CONTA ESTE DADO, A POLÍTICA QUE SE DEVE SEGUIR E COM MUITA URGÊNCIA, É APOSTAR TUDO NAS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO ESTÃO FORMATADAS NESTE SENTIDO, CASO CONTRÁRIO, NÃO VEJO GRANDE FUTURO PARA A NOSSA AMADA BRIOSA DENTRO DE 15 OU 20 ANOS!

Sem comentários: