ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

sábado, 17 de julho de 2010

JOSÉ MOURINHO: Resposta à pergunta mais estúpida

Quantos de nós já passámos pelo mesmo. Respondemos a uma simples pergunta, mas o idiota que a fez tem uma mente limitada incapaz de acreditar na resposta.

Desta vez isso aconteceu a José Mourinho. Em entrevista à TVI foi questionado pelo mentecapto Joaquim Sousa Martins sobre qual o seu clube do coração.
Mourinho respondeu naturalmente:
"do Vitória de Setúbal, porque era o clube da minha cidade"
após o que é confrontado pelas mais típica pergunta estúpida dos Portugueses:
"E entre os 3 estarolas?"
Mourinho responde que "nunca", mas ainda recebe um ridículo "não acredito"...

Pois é... "Tens que acreditar que é verdade!", MISERÁVEL JORNALISTA MENTECAPTO!


Fica o Vídeo:

SER DO CLUBE DA SUA CIDADE NÃO É PARA TODOS... É PARA QUEM TEM CARÁCTER!

82 comentários:

PSF disse...

Este gajo é mesmo estúpido...só podia trabalhar onde trabalha.
Quando sou "obrigado" a ver um jogo de futebol nesse canal tiro sempre o som.

citrex disse...

Que grande atrasado mental essa besta que arranjou o diploma de fim de curso num qualquer pacote de papa cerelac!!!!

Ser da Briosa é ser diferente!!!!

Aconteça o que acontecer, BRIOSA ATE MORRER

VDinis disse...

Lembrar que José Mourinho,pai do treinador Mourinho foi guarda-redes do Vit.Setubal.E esse anormal de locutor achava que o pai era menos importante que algum dos tres estarolas?

Anonymous disse...

O problema não é dos clubes (coitados). As cidades que os acolhem (ou que esses clubes supostamente) representam) é que são muito tristes. Coimbra mete dó. Nem a concorrência de Aveiro aguenta. Aliás, não fosse a Universidade desaparecia do mapa. Quem é que quer saber de Coimbra?

Anonymous disse...

Quem é que produz os recursos para manter Coimbra acima da linha d'água? Porto e sobretudo Lisboa. Como todos os parasitas destes país, os habitantes de Coimbra são pobres e mal-agradecidos. Vivem muito acima das suas possibilidades, gozando à grande e à francesa da riqueza gerada alhures.

Acresce que Coimbra, a par da Guarda, é a cidade mais feia do País. Horrenda.

VDinis disse...

Este convidado que voces têm me saiu cá uma grande M---a.Deve ser de alguma cidade tipo Intendente ou Ribeira e nasceu de uma nota mal gasta.Por certo deve ser de alguma cidade conquistada aos mouros.Mas que fazer? Parasita foi o avô dele que devia ter tocado uma pibia e resolveu montar e se lixou.

jma disse...

Este convidado deve ser de aveiro ou leiria, de certeza..."<span> Coimbra mete dó. Nem a concorrência de Aveiro aguenta"...tens razão, aveiro é que é bonito...palhaço...
</span>

Anonymous disse...

A verdade é uma chatice, não é? Imagine-se que se cortava a árvore das patacas - sim, é isso que o OGE é - a Coimbra, que os que aí vivem e se gabam disso tinham de suportar o nível que vida de que desfrutam, e, mais, que tinham de ser contribuintes líquidos para o bem-estar de zonas mais pobre do País. Passavam os dias a espumar de raiva, a cavalgar impropérios. Pobres e mal-agradecidos.

Coimbra é uma cidade há muito em declínio. Sem a Universidade - cuja existência são outros que realmente pagam - finava-se em dois tempos. Não tem indústria, dispõe de serviços paupérrimos e sem capacidade de inovação, uma cultura estagnada e cristalizada numa tradição bimba, folclórica, retrógrada, é uma nulidade em termos de actividade artística relevante, um turismo incipiente (pudera!), nem sequer tem sentido do ridículo - auto-intitular-se "cidade do conhecimento" só capta um esboço de sorriso a alguém minimamente informado.

Nada mas mesmo nada suscita uma deslocação que não seja forçada a Coimbra. O desdém destinado a Coimbra é inteiramente merecido. É tudo tão mesquinho e insignificante que até parece excessivo adaptar Camões: uma cidade medíocre faz medíocre a sua gente, gente na sua larguíssima maioria emproada e ignara, provinciana, sem mundo.

Lema para Coimbra? O dos "velhos" anarquistas. O último a sair que apague a luz da cidade.

João António disse...

Ó guest/convidado, podes cá vir ver os U2 em Outubro, só te pedimos que tomes banho antes.
De resto não te preocupes que nós cá em Coimbra vamos continuar a sustentar a CARRIS de Lisboa e a STCP do Porto, além dos SMTUC de Coimbra na totalidade. Depois pagamos também uma 2ª ou 3ª ponte sobre o Tejo e uma rede gigante de metro no Porto, mas andaremos a pé em Coimbra.
De resto, a imprensa sediada em Lisboa e Porto continuará a focar-se e elevar as suas cidades, mas nós por cá saberemos que estaremos sempre por cima.

Anonymous disse...

Os U2?! É o melhor que consegues fazer para dar prova de cosmopolitismo, João António? Pobre diabo.

E mentes, ou auto-iludes-te - pode ser má-fé, pode ser ignorância, provavelmente será um misto de ambas. Não é uma questão de boa ou má imprensa (de resto alibi maçudo de tão gasto). Consulta os dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), vais ver "preto no branco" quem paga mais do que recebe e quem recebe mais do que paga. Coimbra está no segundo grupo. Sem Lisboa e Porto, Coimbra (como boa parte do País) eclipsava-se. Coimbra beneficia da redistribuição da riqueza nacional. É pois falso que os de Coimbra paguem pontes sobre o Tejo ou redes de metro na área metropolitana do Porto. Não pagam nada. Nem pagam o que têm. A riqueza que produzem nem para mandar cantar um ceguinho chega. A "vossa" autonomia germina em areais movediças. Ou nem tanto. É o chamado "expediente" Alberto João (Jardim). Fazer-se de (falsa) vítima para extorquir mais. Pobres e mal-agradecidos, sim.

A este propósito, para tira-teimas, tenho mesmo uma proposta para fazer: instaurem-se as regiões e deixe-se cada região administrar os recursos que gera. É claro que o país lamechas em que Coimbra se inclui, com a mesma veemência com que agora protesta que é "indecentemente explorado pela Capital e pela subsidiária do Norte", diria que não. Está quieto. Lá se ia a mama que tem dado para as "briosas" fantasias.

Já agora, fica a saber que a Universidade de Coimbra tem culpas altíssimas no cartório do subdesenvolvimento nacional. Durante decénios, quando funcionava como espécie de Ministério da Educação, impediu a constituição de cursos das áreas tecnológicas, nomeadamente a engenharia, que já se ministravam por toda a Europa. Foi preciso retirar o monopólio da política educativa à UC para que essas áreas finalmente se implantassem em Portugal.

Lisboa e Porto são cidades memoráveis. São os estrangeiros que nos visitam que o testemunham. Coimbra é uma cidade a que, exceptuando os parolos sem mundo, se não volta. Nem na hora da despedida tem encanto.

Est(ar)ão sempre por cima? Soa a cassete "fatela" do PCP: de derrota em derrota até à vitória final.

Para os teus insultos enfadonhos, bem como os dos teus "amigos" que por aqui pululam, por um minuto forro-me com a caridade cristã. Peço a Nosso Senhor que tê dê (e aos teus conterrâneos) saúde e dinheirinho suficientes para vir a este lupanar de vez em quando fazer de senhora da vida sabida.

Henry Abbah Estudiantes disse...

Guest a dar baile... Que nível!

Anonymous disse...

Em primeiro lugar, para quem se diz arauto da verdade deve ler com cuidado os dados do INE. Aliás, se o fizer verificará que se retirarmos a Lisboa as sedes de empresas nacionais, verá quem afinal paga quem. O apesar da EDP e outros que tais pagarem IRC na capital, tal não significa que aí produzam a sua riqueza. Óbvio...também podemos dizer que Lisboa sem governo, instituções associadas e empresas públicas definhava ou tem dúvidas disso. Os seus argumentos são de um provinciano bacoco que se deslumbra com pouco. Vá lá fora e veja ebem qual a verdadeira dimensão (em termos europeus) da sua capital do império. E olhe que sei do que falo pois já vivi em Coimbra, Braga, Leiria e Londres...e agora em Lisboa.
Os seus comentários só demonstram dor de cotovelo e pequena inveja idiota de quem certamente não tem espelhos. Para a realidade portuguesa, Coimbra é uma cidade com excelente qualidade de vida (como provam varíadíssimos ratings). Em termos de saúde e educação está no topo do país. EM termos de empresas tecnológicas aconselho-o a visitar o Inst Pedro Nunes e a ver os prémios ganhos a nível nacional e internacional por essa excelente incubadora de empresas. Há certamente muita coisa a melhorar mas não é com mentecaptos como "convidado" que isto lá vai. Mais, embora os autores do blog sejam mais do que facciosos, isso não lhes tira parte da razão. Quanto mais se fala de um grande, mais ele é beneficiado. Prova disso, é o excelente campeonato que o Braga fez e tem feito e a fraca cobertura mediática que recebeu.
Mais, num país que vive à custa de subsídios, que vive de chico-espertices, Coimbra é sem dúvida diferente. Se correu mal a sua visita, volte lá na Queima e deixe de ser chato. Ao fim de 2 cervajas aposto que começa a ver as coisas de outra forma.
E Coimbra, por muito que lhe custe, é mesmo especial.

Henry Abbah Estudiantes disse...

Coimbra diferente? Ah pois é! Enquanto os que lutam pelos primeiros lugares fazem arranjinhos com os respectivos municipios, Coimbra vai logo de envolpe e tá andar!!!
NAVAL sempre

Anonymous disse...

Outra coisa...memorável é ter uma Universidade com mais de 700 anos. Que lidera o Grupo de Coimbra (Universidades de topo de toda a Europa). Procura e verás que afinal há muitos europeus que falam bem de Coimbra. Lá que tem defeitos tem. Mas Lisboa tb tem e o Porto também. E quanto a turistas dos milhões anuais, quais são os que não preferem o Algarve e o solinho? A sério, vê os dados do ICEP e depois fala...ou melhor, cala-te. E vai ver mundo. Devias ir viver para Freixo de Espada a Cinta ou para Ribeira de Pena e aí é que estavas bem a falar de Lisboa!!!
E uma coisa é verdade, Lisboa é maior que Coimbra...em termos de arrumador de carros e sujidade! Sem dúvida. Compara o comparável. Compara Coimbra com Aveiro, Braga, Viseu, Guimarães, Leiria, Évora, Castelo Branco, Covilhã, Viana ou Faro. E aí vês que apenas Braga estará ao nível (ou até acima) de Coimbra. Nem em número de habitantes, nem em riqueza, nem em número de empresas, nem em número de estudantes, nem em número de turistas (excepto Faro). E atenta só no número de companhias teatrais e de teatros. No número de bares e concertos. E verás que até 2001 a diferença para o Porto não era assim tão grande. Verás que Guimarães que vai ser capital da cultura, não tem mais instalações culturais que Coimbra! Etc, etc, etc, etc. Informa-te e depois volta. E se tens um problema com Coimbra, já te disse volta lá...que isso passa. Se não pareces um gajo que anda a comentar as notícias da AAC n'a Bola...de tão incoerentes e mal fundamentados os comentários desse personagem, já só dão pena. Abraço

Anonymous disse...

A incultura e a falta de informação não se curam sozinhas. Informa-te. Tem o complexo de inferioridade que até mete dó. Freud ajuda a explicar muita coisa. Triste representante da Figueira...mas deixa estar que este fds estarei com o teu amigo na zona do Alvor...perto da píscicultura ;)

Henry Abbah Estudiantes disse...

A Carris ou a STCP não sei se Coimbra paga (tenho muitas dúvidas) mas posso confirmar que o nosso Casino é (e bem) pago pelos betinhos da vila snob de Coimbra. Comprem as vossas casas de verão e deixem cá o vosso dinheiro sujo que nós continuaremos a representar as pessoas trabalhadoras que existem no Centro durante o resto ano! A malta de Coimbra mais se parece com os chulos do Funchal do que com pessoas que produzem em prol da nação.

Anonymous disse...

claro, na Figueira esse antro de produção de celulose é que há desenvolvimento sustentado. Nota-se um rumo na cidade, um urbanismo saudável, uma cidade independente que não precisa do consumo dos vizinhos para sobreviver...ou então não.
Acho que devias propor a independência da Figueira. Tem saída para o Mar, podem sempre apostar na construcção Naval...eh pá, aí tb não porque até os estaleiros de Viana são maiores. Ah pois é!
E quanto fores ver os dados do INE, não vejas distrito vê concelho e depois compara freguesias...compara ST dos Olivais com qq freguesia que queiras e dp falamos. Ok.

Henry Abbah Estudiantes disse...

O que mais vejo neste blog é complexo de inferioridade. Falsos moralismos é mais uma grande escola que podes juntar às que listaste nas tuas glórias de Coimbra. Por acaso o complexo de inferioridade não é obra de Freud. Andaste lá perto...Mas como no tratamento dos teus problemas sexuais deves ter ficado com esse nome em mente, agora vomitas a primeira coisa que te vem à cabeça...Enfim vai lá tratar dos peixes; um passatempo pode fazer-te mesmo muito bem.

Anonymous disse...

E sim, todo o país paga, atrvés dos impostos, os STCP e a Carris e a Transtejo! E a compensação à lusoponte tb. E as outras Câmaras todas é que pagam os seus respectivos transportes urbanos, sem ajuda do OE.

Anonymous disse...

Não sou eu que trato dos peixes pá...é o teu chefe Aprígio na quinta do Alvor. E informa-te sobre as autorizações que ele tem primeiro. Pensei que davas mais luta mas és fraquinho. Um debate intelectual era suposto dar mais luta, mas tu não tens culpa de só ter um neurónio. Paciência. Até sábado

Henry Abbah Estudiantes disse...

Ok já devia ter percebido que eras um funcionário do INE. com tanto comentário...
Quanto aos disparates da independência: não comento. São estúpidos. Ninguém disse que a Figueira é o exemplo de cidade maravilha mas se tu gostas de falar nisso, fala sozinho. Apenas mencionei a classe trabalhadora. Podes juntar a Figueira à tua lista de cidades pedantes, se quiseres ver o que é trabalho. Mas como achas que é mau demais para o teu curriculo não venhas. Fica no teu computador do INE. Nem venhas em Agosto, pois verás multidoes de primatas que enchem as praias e cagam dinheiro pensando que é tudo deles. Vai para Londres.

Henry Abbah Estudiantes disse...

Não vou discutir processos que não têm nada a ver com a Naval. Fraquinho és tu que falas coisas sem sentido... Não tarda nada estás a discutir o túnel do marquês ou os casamentos homosexuais. Faz isso com os teus coleguinhas do INE na pausa café das 11...

Xana Jardim disse...

nunca esquecer que este blogue foi o responsável pela publicação do "dossier Benfica", um assunto bem do interesse da briosa.

Xana Jardim disse...

digamos que caiu a máscara a um dos editores...

Anonymous disse...

Olha, estás enganado. Não trabalho do INE. Sei ler, é diferente. E principalmente, leio antes de falar. Quanto a Londres foram 4 anos excelentes. E como te disse sábado na Alvor...do lado da Meia Praia, se souberes onde é. Mas tu que tanto criticas Coimbra, sabes lá o quanto se trabalha. Deves ser daqueles que acham que na Universidade, na Fucoli, no IPO, nos HUC, na critical software, etc, etc, etc não se trabalha. Respeito inteiramente a Figueira aliás, ajudo a que Buarcos ainda exista e não é por ir para a esplanda, é por assegurar que a areia esteja lá para vocês receberem os turistas...mas seria complicado explicar-te a dicotomia erosão Buarcos, deposição sedimentar na Claridade.

Henry Abbah Estudiantes disse...

Enfim, basta consultar o OE2009 para ver especificado o financiamento da primeira etapa Sistema de Mobilidade do Mondego... E a ponte europa (e os seus milhoes) tb foste tu e a tua familia a pagar, nao foi? Mas se quiseres continuar a utilizar o teu infinito número de neurónios para criares o teu mundozinho, por favor não o vomites no blog. Fica-te mal. Pareces mais um beto de coimbra que apesar de ter ido ver o que se passa lá fora, toca a mesma cassete...

Henry Abbah Estudiantes disse...

olha mais um com o pózinho a Lisboa... ainda por cima mora lá.. São os mais cómicos.

Figueira SEMPRE

Henry Abbah Estudiantes disse...

olha mais um com o pózinho a Lisboa... ainda por cima mora lá.. São os mais cómicos.

Naval SEMPRE

Henry Abbah Estudiantes disse...

e o dossier envelope

Anonymous disse...

Pois a ponte da Gala, as obras no Porto da FF foi paga por quem?? Percebes como os teus argumentos são fraquinhos... A questão do OE foi levantada pelo "convidado" e convém ilucidar melhor como são as coisas. Olha, estou a 200 km de Coimbra. e betinho...acho q não, no meu tempo era mais Moçambique e States mas tu nem sabes onde eram. Fica bem

Anonymous disse...

Lisboa é óptima pá. Até dá para ver um tipo da FF que mais não faz do que mandar bitaites num site da AAC. Arranja um clube a sério para apoiares ou então perde menos tempo a criticar os outros e faz algo construtivo pelo teu. É melhor correres para a bilheteira que os lugares anuais este ano esgotam...

Anonymous disse...

E o dossier Alvor? E o dossier Parque Industrial? E o leilão de automóveis?

João António disse...

Deve ser em chelas e na amadora que trabalham para o PIB, mas é muito à base de importações da América do Sul... Em lisboa a única coisa que exportam é lixo, grande parte hospitalar (seringas). Também exportam toneladas de CO2, não de indústrias porque cimpor e central de cervejas também existem em Coimbra, mas do trânsito automóvel originado pela total ineficácia da CARRIS que todos nós temos que suportar.
Mas basicamente não se se percebe porque vens para um blogue da Académica unicamente para desdenhar Coimbra. Sempre ouvi dizer que quem desdenha quer comprar... se calhar gostarias de viver numa cidade de ar puro, onde os preços são altos apenas para fazer uma selecção natural dos habitantes (mas não tão altos para seleccionar apenas os chulos), onde a escumalha não tem lugar, onde existem espaços verdes, onde te sobra 99% do dia para fazer o que quiseres em vez de dedicar 20% do dia no trajecto casa-trabalho, onde para ir à praia se demoram 20 minutos em vez de 2 horas, onde conheces estudantes erasmus de todo o mundo em vez de drogados de toda a parte... (etc, tenho mais que fazer que te explicar mais...)
só numa coisa podes ter razão, aqui não temos 2 ou 3 jardins zoológicos para veres macacos, aqui só cá vêm 1 ou 2 vezes por ano....

João António disse...

<span>Deve ser em chelas e na amadora que trabalham para o PIB, mas é muito à base de importações da América do Sul... Em lisboa a única coisa que exportam é lixo, grande parte hospitalar (seringas). Também exportam toneladas de CO2, não de indústrias porque cimpor e central de cervejas também existem em Coimbra, mas do trânsito automóvel originado pela total ineficácia da CARRIS que todos nós temos que suportar.  
Mas basicamente não se se percebe porque veio o Guest para um blogue da Académica unicamente para desdenhar Coimbra. Sempre ouvi dizer que quem desdenha quer comprar... se calhar gostaria de viver numa cidade de ar puro, onde os preços são altos apenas para fazer uma selecção natural dos habitantes (mas não tão altos para seleccionar apenas os chulos), onde a escumalha não tem lugar, onde existem espaços verdes, onde te sobra 99% do dia para fazer o que quiseres em vez de dedicar 20% do dia no trajecto casa-trabalho, onde para ir à praia se demoram 20 minutos em vez de 2 horas, onde conheces estudantes erasmus de todo o mundo em vez de drogados de toda a parte... (etc, tenho mais que fazer que te explicar mais...)  
só numa coisa esse Guest pode ter razão, aqui não temos 2 ou 3 jardins zoológicos para ver macacos, aqui só cá vêm 1 ou 2 vezes por ano....</span>

Henry Abbah Estudiantes disse...

Estou me nas tintas para o que fazes, egocentrico.

Henry Abbah Estudiantes disse...

é normal que certas obras sejam elas em Lisboa, Coimbra, Porto ou Figueira tenham financiamento do estado. Mas se aqui só serve para algumas, isso é outra questão que não estou interessado em discutir. Fica bem, betinho.

João António disse...

Querida Xana, como a imprensa sediada em Lisboa só eleva a cidade de Lisboa, temos que ser os íntegros de não-Lisboa a publicar a respectiva podridão da cidade que tantos queriam que se mantivesse oculta.
Para o caso da podridão do Porto já não foi preciso porque essa imprensa  de Lisboa soube fazer o seu trabalho, nesse caso independentemente da sua parcialidade.

Anonymous disse...

É pena, o debate estava a correr-te tão bem. Volta para o ninho. E olha que até acho piada à Naval mas não entendo porque não crias um blog para te dar azo ao apoio à tua equipa. Afirma a Anval pela positiva e não só por dizeres mal da Briosa. Com isso só te desvalorizas a ti e ao teu clube centenário. Se te entreténs a falar mal e ainda por cima não sabes do que falas, dás uma péssima imagem de ti e de quem apoias. Se quisesse perguntava-te pelo Fábio Júnior, se quiseres discutir futebol e ser minimamente sociável, conta com debate. Caso contrário entretém-te tu no teu mundo amargurado e ensombrado pela velha Cabra. E sou tão egocêntrico que nem sabes o meu nome. Mas o teu chefe sabe. A sério, vai ao facebook, ao blogspot e faz qq coisa de útil por ti e pelo teu clube (de que até simpatizo). Fica bem

Anonymous disse...

Há convidados e convidados...

João António disse...

Sim, mas carregando em cima do nick "Convidade/guest" e seleccionando "view details" dá para ver quem está a falar de quê!...
Eu referia-me claro ao Guest que teve a memorável saída de dizer "<span>Lisboa e Porto são cidades memoráveis". O Guest/Cómico portanto...
</span>

Anonymous disse...

Parabéns pelo blog! Mesmo à distância vou sofrendo mt com a Briosa e com algumas injustiças! Força. Abraço. Até breve

Henry Abbah Estudiantes disse...

Sim mãma!

Henry Abbah Estudiantes disse...

este ano ainda vais sofrer mais.
Naval eternamente à frente

Henry Abbah Estudiantes disse...

pois, são como os da AAC! uma raridade! É só moral!!!

Pedro Santos disse...

Olha o travesti xana reapareceu. Quando é que assumes a tua identidade ó palhaço?

Pedro Santos disse...

Quanto ao outro palhaço que gosta muito de Lisboa, o que ele deve fazer é compará-la com outras capitais e aí sim é que é para rir... Quanto à riqueza gerada, eu gostava que ele me dissesse o que se produz em Lisboa. É lá que está a nossa maior exportadora? Não me parece... O que se produz em Lisboa?!?!?! Como alguém atrás disse, é fácil pegar nuns números lançados para o ar e tentar enganar os interlocutores... Quando numa cidade estão sedeadas as maiores empresas do país, é óbvio que é nessa região que se "contabilizam" os seus números, mas é aí que se gera a riqueza?!?!?!? Parece-me que o problema deste "cromo bem falante" terá sido o facto de não ter conseguido frequentar a melhor Universidade do país (não sou eu que o digo, mas sim instâncias internacionais) e nunca ter perdoado esse facto à Lusa-Atenas!

Anonymous disse...

Não consigo deixar o comentário que pretendia. O "sistema" informa-me que deve ter menos de 5 mil caracteres. Acontece que apurei o número total que o meu comentário continha e está abaixo do valor estipulado. Não vou tentar resolver o enigma. Repartirei o meu comentário original em várias parcelas e publicá-lo-ei assim. Espero que ainda assim seja legível.

Anonymous disse...

(4ª parte)







<span>Um último ponto. Não tenho relação de filiação acrítica/acéfala com nenhuma cidade, Porto, Lisboa, qualquer outra. Também eu vivi em Londres, passei consideráveis temporadas em Paris ou Nova Iorque (além de Porto e Lisboa). A essa escala, Lisboa é uma cidade pequena, com uma atmosfera criativa muito limitada; Porto ainda menor. Ambas são em muitos aspectos "sufocantes", "castradoras". Não faço disso pomo de discórdia, matéria de polémica. Não é interessante. O que é interessante é equacionar por que carga de água Coimbra, tendo condições especialmente propícias no panorama nacional para se constituir como um pólo/contexto urbano intelectualmente estimulante, excepto no que toca a certos domínios científicos muito específicos nunca foi capaz de desempenhar essa função.</span>
<span>
Podem-me falar desta e daqueloutra instituição, desde e daquele grupo, do evento x, do espectáculo y, dificilmente me impressionarão. Porquê? Porque tenho algum mundo (bem menos do que gostaria de ter) e tal como sei que quase tudo o que se faz em Lisboa e Porto nada acrescenta, "é mais do mesmo", sei que em Coimbra nada acontece que verdadeiramente desafie/interpele a imaginação/curiosidade humana.

Coimbra é uma cidade de espectros. Gente morta antes do tempo. E que nem se dá conta disso. O índex clássico a que os seus "representantes" aqui teimam em recorrer é a pedra de toque de uma deriva particularmente deprimente (para quem vê de fora).

Lamento, a decadência de Coimbra não me comove.</span>

Anonymous disse...

(3ª parte)







<span>("en passage", os índices que menciona nos capítulos da educação e da saúde "têm" mesmo de ser dos mais elevados. Uma cidade pequena de província que dispõe dos serviços hospitalares de que Coimbra beneficia e, cumulativamente, de uma fileira universitária - discente mas também docente - demograficamente muito significativa no conjunto global da população não pode deixar de apresentar dos índices mais elevados nos itens que ressalta. "Pour cause".)

Visto por este prisma, Coimbra torna-se um caso desolador. A não ser no que é estritamente público - a Universidade, os Hospitais Civis - está há décadas a perder em toda a linha para Leiria e Aveiro, cidades que estão longe de corresponder à minha iconografia urbana mas que apresentam uma vitalidade económica que Coimbra se mostra incapaz de acompanhar.

Dito isto, noto-lhe que é preciso topete para invocar putativos subsídio-dependentes e chicos-espertos no âmbito da formulação da "diferentia specifica" de Coimbra. Coimbra é caso flagrante de uma cidade que quase em exclusivo vive à custa do erário público.</span>

Anonymous disse...

(2ª parte)







<span>Começo pelo empolamento artificial do PIB regional de Lisboa. As grandes empresas nacionais (EDP, PT, etc.) estão sedeadas na capital, logo, em termos contabilísticos, a riqueza que produzem é afecta/atribuída a Lisboa. Tem razão e não tem. Esse efeito existe, é verdade, mas não é de tal monta que per se justifique o diferencial positivo de riqueza produzida na capital. Confira.

Em segundo lugar, a ponderação da administração central. Mais uma vez tem razão e não tem. É indiscutível que a concentração dos serviços da administração central na capital é um factor do reforço do PIB lisboeta por comparação com outras regiões do País. Mas, meu caro homónimo (isto é, convidado) esse é o efeito da capital, que repercute no caso português, como no caso francês (Paris), inglês (Londres), alemão (Berlim), russo (Moscovo) e tantos outros.

Aliás, se examinar bem o argumento ele vira-se contra Coimbra, não na comparação com Lisboa e Porto mas no cotejo com as cidades que com ela competem a sul - Leiria - e a norte - Aveiro, cidades essas que, ao contrário de Coimbra, não beneficiaram historicamente da enorme vantagem relativa de serem objecto de considerável e duradouro investimento público (no sentido mais lato do conceito). </span>

Anonymous disse...

(1ª parte)







<span>João António, as tuas diatribes labregas entram por um ouvido e saem por outro. É para o lado que durmo melhor. Aliás, o teu argumentário de chinelo em riste mete dó. Só isso. E a inconsequência: lembras-me o adágio modificado pelo Almada Negreiros "é a falar que a gente se entende com quem não deve."

Darás evidentemente um magnífico presidente da junta.

O convidado das 20:00:24, esse já fia mais fino. É verdade que cede a umas digressões ofensivas mas no geral argumenta em termos civilizados e respeitáveis (não indigentes, propriedade a que o JA e falange não conseguem furtar-se). Caso raro. Merece uma réplica, parcial.

</span>

João António disse...

Não te preocupes, já editei o teu comentário de forma a ser legível.
Isto apenas por pena de alguém que se dedicou a escrever um testamento com tanto cuidado através do word para evitar erros ortográficos (procurando sinónimos de palavras para parecer eloquente), tudo isto basicamente para dizer zero.
Vá lá que não temos que comer dessa teu idioma com arroz.


Aqui somos todos habitantes do Mundo, e sabemos quais são as capitais da França, da Rússia, do Canadá e até do Nicarágua. Podes ir dar a tua missa ao Padre.
Vai desdenhando Coimbra, mas seja eternamente ou de passagem, será sempre uma cidade única para os que fazem parte dela, e até mesmo para ti.
Há cidades melhores? Passam à frente de Coimbra? Não faz mal, um pôr-do-sol no penendo da saudade será sempre um pôr-do-sol no penedo da saudade. E posso até ir viver para Otava ou Manágua, mas terei sempre orgulho de ter a primeira e última morada em Coimbra.

João António disse...

Não te preocupes, já editei o teu comentário de forma a ser legível. 
Isto apenas por pena de alguém que se dedicou a escrever um testamento com tanto cuidado através do word para evitar erros ortográficos (procurando sinónimos de palavras para parecer eloquente), tudo isto basicamente para dizer zero. 
Vá lá que não temos que comer dessa teu idioma com arroz. 

João António disse...

Guest das 5 partes, antes de mais aqui somos todos habitantes do Mundo, e sabemos quais são as capitais da França, da Rússia, do Canadá e até do Nicarágua. Podes ir dar a tua missa a outro Padre. 
Vai desdenhando Coimbra, mas seja eternamente ou de passagem, será sempre uma cidade única para os que fazem parte dela, e até mesmo para ti. 
Há cidades melhores? Passam à frente de Coimbra? Não faz mal, um pôr-do-sol no penendo da saudade será sempre um pôr-do-sol no penedo da saudade. E posso até ir viver para Otava ou Manágua, mas terei sempre orgulho de ter a primeira e última morada em Coimbra.

João António disse...

<span>Guest das 5 partes, antes de mais aqui somos todos habitantes do Mundo, e sabemos quais são as capitais da França, da Rússia, do Canadá e até do Nicarágua. Podes ir dar a tua missa a outro Padre.   
Vai desdenhando Coimbra, mas seja eternamente ou de passagem, será sempre uma cidade única para os que fazem parte dela, e até mesmo para ti.   
Há cidades melhores? Passam à frente de Coimbra? Não faz mal, um pôr-do-sol no penendo da saudade será sempre um pôr-do-sol no penedo da saudade. E posso até viver em Otava ou Manágua, mas terei sempre orgulho de ter a primeira e última morada em Coimbra.</span>

João António disse...

<span>Não te preocupes, já editei o teu comentário de forma a ser legível.   
Isto apenas por pena de alguém que se dedicou a escrever um testamento com tanto cuidado através do word para evitar erros ortográficos (procurando sinónimos de palavras para parecer eloquente), tudo isto basicamente para dizer zero.   
Vá lá que não temos que comer dessa teu idioma com arroz.
</span>

João António disse...

<span><span>Guest das 5 partes, antes de mais aqui somos todos habitantes do Mundo, e sabemos quais são as capitais da França, da Rússia, do Canadá e até do Nicarágua. Podes ir dar a tua missa a outro Padre.     
Vai desdenhando Coimbra, mas seja eternamente ou de passagem, será sempre uma cidade única para os que fazem parte dela, e até mesmo para ti.     
Há cidades melhores? Passam à frente de Coimbra? Na verdade deves estar a falar é de Portugal em relação ao Resto do Mundo... Seja como for, não faz mal, um pôr-do-sol no penendo da saudade será sempre um pôr-do-sol no penedo da saudade. E posso até viver em Otava ou Manágua, mas terei sempre orgulho de ter a primeira e última morada em Coimbra.</span></span>

Anonymous disse...

Sempre a tentar descredibilizar o oponente. "Não diz nada", faz-se passar por quem não é". O truque velho como o mundo de atacar a reputação assenta-te que nem uma luva. Não resistes ao golpe ostensivamente baixo, não é João António? É típico do tolo acossado.

Sabes bem que escrevi directamente no editor do blogue. Como não conseguia publicar o comentário transferi-o para um ficheiro word para realizar a operação que já antes descrevi. Pelo meio ainda tive um contratempo. O "sistema" recusou-me a publicação com uma partição em duas partes.

Em qualquer caso, agradeço a edição do comentário. 

João António disse...

<span><span><span>Guest das 5 partes, antes de mais aqui somos todos habitantes do Mundo, e sabemos quais são as capitais da França, da Rússia, do Canadá e até do Nicarágua. Podes ir dar a tua missa a outro Padre.       
Vai desdenhando Coimbra, mas seja eternamente ou de passagem, será sempre uma cidade única para os que fazem parte dela, e até mesmo para ti.       
Há cidades melhores? Passam à frente de Coimbra? Na verdade deves estar a falar é de Portugal em relação ao Resto do Mundo... (Isto nem falando na verdadeira essência do teu problema, que é basicamente um problema existêncial de ti próprio)</span></span></span>
<span><span><span>Seja como for, seja o que for, não faz mal, um pôr-do-sol no penendo da saudade será sempre um pôr-do-sol no penedo da saudade. E posso até viver em Otava ou Manágua, mas terei sempre orgulho de ter a primeira e última morada em Coimbra.</span></span></span>

Anonymous disse...

Então, João António, dás com uma mão e tiras com a outra?

Agradeço a edição mas noto que apagaste a minha reacção à tua reacção.

Lamentava - nessa reacção - que não abdicasses do velho truque de atacar a reputação do "adversário", sabendo, bem sabendo que só fui ao word exactamente por em primeira instância não conseguir publicar o comentário que directamente redigira na caixa que, para o efeito, o blogue põe ao dispor dos leitores.

Pelo sim pelo não vou gravar esta segunda reacção. Para o caso de também te tentar apagá-la.

Anonymous disse...

Esta objecção (será que lhe posso chamar assim?) também mereceria colóquio. É tarde e vai tarde para a inclinação literalmente excêntrica que toma conta de mim. Peço desculpa por tê-la descurado. Na realidade, passou-me em claro.

"Está-se bem, meu." Pode ficar (definitivamente) assim?

Anonymous disse...

Que bonito. Remate-se: cada um sabe de si e Nosso Senhor sabe de todos.

Anonymous disse...

Para culminar retomo o Almada (Negreiros)

"Os palermas que não percebem nada da vida são piores que os malandros."

Até um dia.

Anonymous disse...

Caro amigo convidado, dou-lhe os parabéns pelo nível da resposta. Assim realmente é possível conversar. Quanto à questão do PIB artificial de Lisboa, falemos do concelho e não do distrito e bastará ver a lista das 1000 maiores empresas do país (em volume de negócios) para verificar o que digo. E não verá no top 30 qq empresa que não seja Lisboa, Porto, Coimbra oi Setúbal. Portanto, quanto a Aveiro e Leiria, mais uma vez se compararmos a questão distrito a distrito, dou-lhe toda a razão. Aliás tal vê-se pelo número de deputados (logo população) mas já não será assim quando analisamos as variações concelhias. Aliás, fenómenos de de criacção de núcleos sub-urbanos dormitórios (Lousã, Condeixa, etc) diminuem o aumento populacional que a cidade de Coimbra tem. E não se esquece do número significativo (ex. estudantes) que não contam para as estatísticas. Tal fenómeno só não ocorre em escala semelhante (em termos percentuais) noutra qq cidade do país. Mais, quanto à subsídio dependência podíamos argumentar sobre RSI, sobre subsídio de desemprego, etc. Ou podíamos continuar sobre apoio a novos projectos, etc. Verá que Coimbra apresenta um valor acima da média nacional baseado nas profissões associadas ao sector de serviços, como bem sabe é o sector dominante em todos os países civilizados. Esse domínio do sector dos serviços verifica-se tb em Leiria ou Aveiro. Se pensar em Braga, lembra-se-á da Grundig, por exemplo. E dos salários baixos a isso associados. E sabendo o peso do estado, que infelizmente existe, não me parece justo essa crítica à dependência do estado. OU acha que essas empresas de Aveiro (por exemplo a Renault de Cacia) não beneficiam ou beneficiaram do forte apoio do estado. Principalmente quando várias Dirc regionais já sairam de Coimbra, e tal não se verificou em todas as CCDR. Para culminar, Coimbra não é Oxford, nem Cambridge, nem Clermont mas sofre dos males de ser uma cidade universitária e claro das imensas vantagens desse facto. E temos o direito de a defender...Aliás, tendo viajado, verificará que no contexto nacional a cidade (e não o distrito) apresenta niveis de desenvolvimento bastante aceitáveis no contexto nacional. Quanto à imagem que tem da decadência de Coimbra, proponho visitar o Pavilhão centro de Portugal e beber um copo nas docas depois de passar na Ponte Pedro e Inês. Abraço

Pedro Santos disse...

Depois de um bocejo de enfado, só posso dizer: como é que uma pessoa "tão viajada" como o (não) convidado consegue continuar a ser tão tacanho?!?!?!

Anonymous disse...

Caro amigo e consócio, prezo o empenho e o desconhecimento. Não só estudei na vestuta academia de Coimbra como contínuo, de certa forma, a ela ligado profissionalmente. Gosto do vosso blog e até acho que tem razão na maioria dos pontos. Acho apenas que nem sempre o insulto são o melhor argumento, porque mesmo que tenhamos razão se baixamos o nível mais facilmente a perdemos. E reafirmo, há convidados e convidados...e este já acompanha a Briosa há uns valentes anos. Briosa e Coimbra até morrer...e dp tb!!! ;)

Capitão Gancho disse...

Briooooooooooooooosa

Capitão Gancho disse...

Briooooooooosa não é para gente estúpida

Henry Abbah Estudiantes disse...

como quiseres. Mas não te esqueças de puxar o autoclismo.

Henry Abbah Estudiantes disse...

Eu que vinha a este blog (futebolístico, pensava eu) para ficar bem disposto... Isto já parece um bolg enfadonho de política de betos monárquicos que julgam ter a solução para o País! Enfim, venha a nova época por favor!

Henry Abbah Estudiantes disse...

claro que não! Ora essa!

Anonymous disse...

Já te perguntei pelo Fábio Júnior mas continuas a não responder e a só falar mal. Fala de futebol ou só do que saibas!

Henry Abbah Estudiantes disse...

Está no Brasil.

VDinis disse...

O Henry Abbado por Estudiantes já clama por nova época?Estudantes de férias é o que dá.Vai-te pondo a jeito que está quase a entrar.

oscar quintal disse...

estás-te a esticar ó gordo de merda

vITORIANO disse...

Esse atrasado mental da TVI deve pensar que em Setúbal não á bairrismo ? os Setubalenses são o povo Portugues ou dos  povos portugueses onde á mais adeptos que são do clube da própria cidade, os muitos que cá moram não são filhos de setubalenses, mas nasceram cá, ai aparecer alguns que sejam do Vitória e de um dos 3 estarolas.

TODA AGENTE SABE QUE O GRANDE JOSÉ MOURINHO É COMO A MAIOR PARTE DOS SETUBALENSES 100 % VITÓRIA

Anonymous disse...

Agora já és Oscar? És mesmo um travesti e ainda por cima benfiquista! Palhacito... Vai lá receber a camisola que ganhaste e dá dois beijinhos a quem ta entregar! Deves gostar, uma vez que parece que "dás para os dois lados"!

rip_heart disse...

quer-me parecer que este gajo foi caloiro da agrária e ficou traumatizado na praxe lol

rip_heart disse...

que traumatizado que este parece... cá para mim a namorada do liceu veio estudar para Coimbra e já se sabe o que aconteceu na altura da latada :D

João António disse...

Site oficial do Vitória de Setúbal coloca link para este nosso vídeo no youtube:

http://www.vfc.pt/noticias/clube/22_07_10_entrevista_mourinho


É com orgulho que participamos na luta contra os 3 Estarolas, juntamente com os clubes genuínos que, tal como a Briosa, representam a verdadeira essência do Futebol Português.

Madalena disse...

Gostava de ter visto a entrevista mas não pude, fartam-se de repetir coisas sem interesse. Como não vi não posso criticar, mas não me admira que o Sousa martins o fizesse, pq ele julga que sabe muito de futebol, mas é uma anolidade; aliás mandei um e mail p/ a TVI, pq serão eles este ano a transmitirem os jogos da liga e seguramente farão um programa sobre a jornada, e foi neste ponto que eu sugeri que não transmitissem o programa para muito tarde e que não fosse esse anormal a apresentar; tb me referi ao fato de passarem 95% dos programas a falarem dos jogos dos 3, princiaplamente dos de Lisboa, e sugeri que fosse um programa bem estruturado no seu alinhamento, ao contrário do estúpido programa de alguns anos a trás que para além de ser transmitido a horas tardias tipo 1h da manhã tinha o anormal do Sousa Martins e estava dividido em 3 partes e só no final é que davam muito resumidamente os outros jogos. Tenho saudades é de na transmissão dos jogos como comentador não esteja lá por exemplo, Luís Freitas Lobo.

manuel correia disse...

De facto é preciso ser muito tacanho e uma capacidade de conhecimento das pessoas infíma, por não acreditar que em Portugal todos somos ESTAROLAS! Não somos não!
Português Sim! Estarola Não!
Português Sim! Estarola Não!
Português Sim! Estarola Não!