ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

E AGORA?

Mais uma vez a Briosa está sem treinador. Depois da rocambolesca história protagonizada por Jorge Costa (que ainda nos poderá sair muito caro), a aposta em José Guilherme revelou-se totalmente errada.

Para além da inépcia demonstrada pelo treinador, parece-me óbvio que há dois alvos seleccionados por alguém para descer de divisão: A Académica e o Portimonense. Salta à vista a forma como estes dois clubes são tratados pela arbitragem! Na última jornada, mais uma vez, foram claramente prejudicados. No que aos algarvios diz respeito, penso que as intenções dos padrinhos mafiosos que controlam na penumbra se vão concretizar. Quanto à Briosa, veremos...

Ainda mais grave do que estar sem treinador numa fase absolutamente decisiva da liga, é estar sem direcção. O presidente sabe hoje se vai ou não ser condenado nos processos judiciais em que é arguido. Notou-se ao longo de toda a época que a direcção sempre pareceu ausente. Nunca veio a público defender a equipa face aos variados escândalos de arbitragem de que foi vítima. Apesar de todos os problemas no centro da defesa, com as lesões de Amoreirinha e de Orlando, não se reforçou essa posição específica na reabertura do mercado de transferências, pelo que o treinador teve de colocar a jogar o fraquíssimo Pape Sow (porque parece que o L. Nunes não tem sido opção porque tem um problema nas costas, já antigo).

Agora, o que eu espero desta direcção zombie, é que aja com rapidez e lucidez na escolha do novo treinador (não esqueçamos que a próxima jornada da liga é já na sexta-feira). Desta vez não podemos apostar em pessoas que não tenham provas dadas. Não podemos dar tiros no escuro porque já não há mais margem de erro. Eu sei que para ser treinador da Briosa exige-se, para além da competência técnica, um determinado perfil que se coadune com a centenária Instituição. Mas estamos numa emergência, pelo que teremos de ser mais pragmáticos e menos idealistas! Nesta perspectiva, há pessoas que estão livres de qualquer vínculo contratual (sim, porque a Académica não terá capacidade financeira para assumir os custos com uma rescisão contratual, acrescidos aos custos com os salários) que poderiam ser boas opções para pegar na equipa nesta situação aflitiva: Augusto Inácio, Nelo Vingada, José Peseiro... Qualquer um destes três técnicos tem a experiência necessária nesta fase. Qualquer um deles já apresentou resultados e, parece-me que não oferece dúvidas a sua competência a nível profissional. Mas há um pormenor que nunca pode ser descurado: o lado financeiro. Destes três, só Augusto Inácio me parece estar ao alcance dos vazios cofres da Briosa... Pode não ser a escolha ideal, mas como o óptimo é inimigo do bom, eu ficaria satisfeito se ele fosse anunciado, já hoje, como novo treinador da Velhinha...

9 comentários:

Tiago disse...

E agora muito há aínda a fazer . Primeiro encontrar um treinador competente que nos ajude a colocar no jamor , e depois encontrar um presidente que dê um novo dinamismo á Briosa pois ter 2800 adeptos no estádio para um clube como a Académica e uma cidade como Coimbra é vergonhoso , quase que parecemos a naval qualquer dia.
No tema da assistência no estádio , outro dia em conversa com um amigo meu chegámos á conclusão que por exemplo se a direcção fizesse por cada jogo em casa ( exceptuando os 3 grandes ) o " dia da localidade " poderia captar muitos espectadores para o estádio , isto é por exemplo no próximo jogo em casa seriam oferecidos bilhetes á freguesia de souselas e os residentes e oriundos dessa freguesia poderiam ver o jogo sem pagar nada e isto sucessivamente. Também é assim que se cativam as pessoas para o estádio penso eu , chama-se marketing dar para colher futuramente .

Anónimo disse...

Boas

Não quiseram apostar no Pedro Miguel da Oliveirense e foram buscar esse desconhecido foi no que deu....

Madalena disse...

Quanto à ideia de cativar público por parte de Tiago, aprovo.
Quanto ao treinador que seja uma pessoa que saiba pôr esta equipa a jogar, seja um bom pioneiro de homens, nesta fase tão difícil, e já a decorrer a 2ª volta.
Não dou nomes. Não fui ao jogo por razões de saúde, mas imagino a inoperância que já era evidente logo no 2º jogo com este treinador. Nesta hora difícil só espero que os poucos sócios que vão ao ECC não abandonem a equipa.

Anónimo disse...

Temos poucos adeptos no estádio, sim.
Mas somos o 5º. em número de assistências.
O fenómeno não é exclusivo da Académica.
è da falta de dinheiro das pessoas, da falta de qualidade e credibilidade deste futebol Português onde só contam tres clubes....

João António disse...

Há quem fale em Manuel José, que disse recentemente que queria acabar a carreira no Egipto:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/quero-acabar-a-minha-carreira-no-al-ahly

E Manuel Cajuda, que parece estar feliz nos Emiratos Árabes Unidos:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/Portugueses/interior.aspx?content_id=682535

Carlos disse...

No tema da assistência no estádio, o meu exemplo. E a direcção fizesse por cada jogo em casa (exceptuando os 3 grandes) o " dia da localidade escolar" isto é no próximo jogo em casa seriam oferecidos á uma freguesia x # de bilhetes gratis para os estudantes de escola primarias mas por cada 10 estudantes um adulto que paga. A freguesia ofericia transporte. E assim cativam as pessoas não so no presente como no futuro.

João António disse...

O vitória de gaymarães está com uma captação de sócios algo semelhante:
http://www.vitoriasc.pt/noticias_detalhe.php?id_noticia=2641

Anónimo disse...

Acreditem, vocês não querem o Augusto Inácio.
Se chegasse ia cobrar prémios por objectivos altíssimos (manutencão e final da Taca), mas o que vos iria sair mais caro seria a construcão do plantel para a próxima época; ia construir uma suficientemente capaz, mas caríssima, envelhecida e sem possibilidades de retorno do dinheiro investido nos altos salários. Isto tudo porque é sabido que o Inácio, para onde vai, leva 2 mãos cheias de jogadores cujos empresários desviam parte do salário para a conta dele.
Para além de tudo é um individuo com muito mau carácter, até na sua vida pessoal. O que ele fez à ex-mulher e à filha que tem é no mínimo nojento.
Vai bem melhor servidos com o Ulisses Morais.

Anónimo disse...

Deixem estAR que o Ulisses Morais é MELHOR! É UMA BOA MERDA MAU CARACTÉR, CONFLITUOSO,UM ESCROK DO FUTEBOL...Voçês vão ver no que isto vai dar! aiiii ENFIM!SÓ MERDA PARA O NOSSO CLUBE.