ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

VITÓRIA JUSTA CONTRA A ARROGÂNCIA

A Briosa segue em frente na Taça de Portugal depois de ter derrotado o Rio Ave no estádio dos Arcos. Uma vitória que se revelou de, certa forma, fácil se tivermos em linha de conta que o Rio Ave apenas tomou conta do jogo a meio da segunda parte quando os atletas da Académica doseavam o esforço a pensar nos compromissos que se adivinham, uma vez que a vitória estava garantida. Esta vitória da Académica vem na melhor altura para moralizar os atletas para o que falta da Superliga, em que todos os jogos terão de ser disputados como se fossem, por si só, decisivos para a manutenção; e é uma vitória que dá uma "estalada de luva branca" nos adeptos do Rio Ave que já cantavam vitória antes da partida e no seu treinador que demonstrou arrogância ao apresentar-se frente à Académica com uma equipa formada por habituais suplentes. Saiu-lhe o tiro pela culatra. Agora podem descançar ainda mais pois já não se cansarão com os jogos da Taça.



Nelo Vingada decidiu apresentar praticamente o mesmo onze que apresentara no domingo anterior em Moreira de Cónegos. A única alteração teve a ver com o castigo imposto a Ricardo Fernandes (cinco cartões amarelos) que foi substituido por Paulo Adriano. Assim, a Briosa alinhou de início com: Pedro Roma; Nuno Luís, Danilo, Zé António, Zé Castro e Vasco Faísca; Tixier, Kenedy e Paulo Adriano; Luciano e Dário.
A partida disputou-se com umas condições climatéricas muito adversas. Vento muito forte e alguma chuva condicionaram os atletas que não podiam dar um espectáculo de grande qualidade aos poucos espectadores que se deslocaram ao estádio do Rio Ave. A primeira parte foi muito bem controlada pela Briosa sendo que os da casa não criaram situações de aflição para a baliza de Pedro Roma. Bem estruturada, a nossa equipa controlou as operações a meio campo, podendo assim ter mais posse de bola, coisa que tem faltado em muitos dos jogos a contar para a Superliga. De realçar é o facto que, apesar da ausência de Ricardo Fernandes, o meio campo "carburou" muito bem, o que poderá dar indicações importantes para o professor Nelo Vingada. A fechar a primeira parte do desafio Luciano faz uma boa jogada pelo lado direito do ataque e centra para a área. O guardião do Rio Ave, Candeias, não consegue ficar de posse de bola e Dário com muita calma, tira dois adversários do caminho e coloca a bola no fundo das redes. A segunda parte iniciou-se como a primeira tinha terminado, isto é, a Académica a controlar os acontecimentos e a marcar. Kenedy tira um bom cruzamento para a área e Luciano, livre de marcação, cabeceia para o fundo da baliza do Rio Ave. Daqui para a frente, como é natural, os jogadores da Briosa tiram o "pé do acelerador" e dão o controlo da partida aos da casa que assim conseguem algum ascendente e dispõem de duas boas oportunidades. A primeira por Evandro que quando se preparava para marcar foi exemplarmente desarmado por Danilo (muito boa exibição que poderá servir para calar as pessoas que o têm criticado, muitas vezes sem razão). A segunda por Saulo que apareceu isolado frente a Pedro Roma mas não o conseguiu ultrapassar. Apesar deste ascendente do Rio Ave a Académica podia ter marcado mais um golo por Dário, mas o moçambicano não conseguiu finalizar da melhor forma. Em conclusão, a Briosa fez um jogo muito personalizado, controlando a maior parte do encontro, o que poderá servir de tónico para os jogadores.
No final da partida os treinadores estiveram na sala de imprensa para falar aos jornalistas. Nelo Vingada começou por afirmar que a passagem aos oitavos de final da Taça "será moralizador para os próximos grandes desafios que temos pela frente. Ganhar hoje é um factor de motivação que dará uma melhor predisposição mental para os grandes desafios, e mais importantes, que vêm a seguir". Vingada continuou dizendo que "o frio, a chuva e o vento prejudicaram o desempenho dos jogadores. Se calhar, hoje tivemos uma ponta de sorte que não tivemos noutras alturas. Jogámos de acordo com as nossas limitações frente a um adversário moralizado e com bons jogadores. Conseguimos contrariar colectivamente a boa onda do Rio Ave, mas eles também poderiam ter marcado". O treinador da Briosa finalizou afirmando que "ainda tenho muito para descobrir nesta equipa e era importante dar alguma confiança a estes jogadores depois do jogo de Moreira de Cónegos".
Carlos Brito começou a conferência de imprensa dizendo que "felicito a Académica e Nelo Vingada pela vitória. A aposta numa equipa composta por jogadores menos utilizados foi um risco assumido".

Sem comentários: